terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MAIS UM - GTE for ever

Adoro jovens apaixonados pelo Puma. E a história que recebi do leitor Kevin mostra que mesmo tendo nascido dez anos depois do fechamento da Puma em São Paulo-SP e no mesmo ano que a Alfa Metais encerrou a produção de automóveis em Curitiba-PR, ele é um grande apaixonado pelo modelo.
"Olá Felipe! Como já sabe sou leitor de seu blog e agora venho lhe mostrar o meu puma ( que finalmente saiu da reforma) e contar um pouco de sua historia.Vou tentar ser rápido.
Desde o ano passado eu procurava por um Puma GTE até que depois de alguns meses, finalmente achei um com um preço quase razoável, bem acabadinho, para reformar.
Como dá para ver pelas imagens ele não estava dos melhores, mas a pior parte não dava para os olhos verem.
A base de uma suspensão estava rachada, a carroceria estava com rachaduras e com massa, a caixa de marchas estava quebrada e pior o motor na verdade era um 1300! (que foi substituto por um 1600).
Falando nele, este 1600 tem uma história curiosa, ele veio de um outro Puma que o dono fez um 'swap' e pôs um motor de Porsche 911 Turbo, pois 'queria ter um Porsche que não chamasse ladrão'. Segundo o 'mestre da reforma' (que fez o meu e esse Puma) ele empinava nas arrancadas, bem, se é verdade eu não sei, mas que é uma historia interessante é.
 
 A reforma foi feita pensando no máximo de originalidade, mas com meu gosto em primeiro lugar. Então ele esta longe de um placa preta, mas mesmo assim tem uma boa dose de originalidade e litros de beleza.
Depois de longos 4 meses o carro esta finalmente... quase pronto, quase porque ainda faltam cintos de segurança, som, e instrumentos novos, mas depois disso tudo o carro, que é nada mais que meu primeiro carro (faço 18 anos em 2012), estará perfeito!
 
 
 
 
 
 
No interior é onde aparece a maior falta de originalidade, mas, convenhamos, ficou bonito pra baralho.
 
Concluindo este carro foi a realização de um sonho, não só meu como também de meu pai, cuido e cuidarei muito bem dele e pretendo jamais vende-lo, posso ter muitos carros no futuro, mas meu primeiro carro eu terei para sempre, muito obrigado pai."
Oh Kevin! Só faltou nos dizer o ano da fera.

27 comentários:

Kevin Garcia Rosa disse...

Ola felipe! O ano do carro é 1977.

Luiz Dranger disse...

Parece 1000, mas pelo amor de deus, bota uma dupla carburação. Faz toda a diferença. Boa sorte, Luiz

smarca disse...

Legal o Puma. Gostei!
Maçanetas de patinha originais, frisos polidos no para-brisa e na vigia traseira, etc.

Felipe vou perguntar aqui porque uma dúvida minha ficou lá para trás numa outra publicação sua:

http://www.pumaclassic.com.br/2011/12/reportagens-autoesporte-1976-gte-gts.html

Veja nos comentários, por favor.

É sobre a reportagem da AutoEsporte do Puma 1976 segunda série onde consta, dentre as mudanças o alternador no lugar do dínamo.

Até então imaginava que o alternador surgiu em meados de 1978, podendo os Pumas deste ano vir com dínamo ou alternador.

Mas agora ficou a dúvida.

[ ]s a todos.

Kevin Garcia Rosa disse...

Esse carburador é do antigo 1300 que estava nele, nos compramos esse motor sem alternador, sem carburador e sem escapamento, o alternador é novo, o carburador é do antigo 1300 e o escapamento kadron é claro! (so que a ponteira do escapamento foi cortada)

Mario disse...

Otimo post,me trouxe otimas recordações. Parabens pela 'fera'

walter ramos disse...

Kevin

Ficou legal seu PUMA.
Parabéns a vc e seu pai pela tarefa bem sucedida .
O tempo de reforma não foi tão longo assim e valeu a pena.
Sabemos que para recolocar um carro assim em condições de uso não é tão rapido. Tenho meu PUMA desde 1978 , sou o segundo dono , ele tem sua originalidade praticamente inalterada .Já está em reforma há 6 meses, tudo sendo feito com calma, paciencia e procurando manter suas caracteristicas de fábrica da melhor maneira possivel.
Agora , é só curtir e sentir o que é andar e ter um PUMA.
Abraços.

Walter

PS: Dê uma colher de chá pro seu pai tb dar umas voltinhas.

sandrogte disse...

Parabéns pelo carro, logo logo fica 100%.
Aproveitando gostaria de poder ajudar um amigo aqui da minha cidade que está restaurando um gts e ontem veio me perguntar sobre a regulagem do feixe de molas traseiro se existe alguma medida no aperto para regular a altura do carro, juro que eu nunca ouvi falar nesta regulagem mestre Felipe. Ele me disse que precisa fazer isto antes de colocar a carroceria novamente no chassis.

Mazinho Rocha disse...

Parabéns Kevin! É a nova geração cuidando do passado.
Graaande abraço!

Ricardo Thome disse...

Sensacional!!! Parabéns Kevin!!! Ficou muito bacana o carro... Gostei do volante! É Rossetti ou Shutt?

Abs.

Ricardo Thome disse...

SandroGte, essa sua dúvida da suspensão posso te ajudar.

Acontece que algum tempo átras, eu fiz a suspensão do meu carro na Katracar aqui em SP, e eles são especializados em VW a ar.

Pode regular a abertura do facão a 17 graus, que vai ficar perfeito!

Abração e boa sorte.

smarca disse...

Ops!

A regulagem dos Pumas VW é diferente dos VW normais, talvez pelo peso menor e por um ajuste mais "esportivo", se é que podemos chamar essa suspensão de esportiva.

então, só para acrescentar à discussão, tenho anotado que a regulagem original do facão dos Pumas VW é da ordem de 14° 30'.

Agora é deixar ver o que os feras comentam sobre esta questão.

sandrogte disse...

Olá pessoal, a duvida do meu amigo é exatamente essa. A carroceria do puma é bem mais leve, alguem mais sabe de alguma coisa. Cade o mestre Felipe?

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Kevin.

Sandro Marcato,
Eu respondi sim, vai lá ver.
Na revista 4R de 1976, o motor do GTE aparece com alternador, mas existiam muitos com dínamo. Suponho que era opcional, mas não dá para ter certeza, por falta de documentação. Aliás documentação essa que foi perdida pela Alfa Metais e hoje está espalhada nas mãos de diversas pessoas. O Puma Club do Brasil de Curitiba está tentando recuperar tudo, aí sim poderemos nos balizar corretamente.

Sandro GTE,
A informação de regulagem do facão de fabrica da Puma eu não tenho, mas pouco serviria atualmente, porque vc deve levar em consideração diversos fatores, como off-set das rodas, peso do motor e principalmente as molas que não são mais novas. Supondo que o motor é original e que não existe nenhum agregado a mais com peso extra e que as rodas são originais tala 7", mesmo assim não podemos colocar a regulagem original, porque as molas podem estar cansadas e mais moles, sendo necessário a correção no ângulo. O melhor é regular, abaixar o carro, andar para frente e para trás e ver se ficou bom. Nos Fusca é 18°, claro que o Puma é mais leve, mas também o centro de gravidade é outro e o piloto fica mais para trás, somados a mola cansada, acredito que os 17° deve ser uma boa posição. Mas tem que testar.

Fernando Portilho disse...

Olá Kevin, primeiramente, parabéns pela escolha de seu "Antigo", sonho de consumo de algumas gerações e uma paixão permanente.
Pelo nível da restauração que as fotos mostram, seu carro merece um jogo de rodas originais, o que acredito que esteja providenciando.
Se eu puder ajudar em alguma coisa, disponha.
Este espaço nos permite estas trocas de informações e ajudas mútuas.
Abraço, Fernando Portilho

Anônimo disse...

Muito Bonito o seu puma e tenha um grande cuidado com ele pois é um carro que merece muito respeito.
Faça só uma coisa o retorno ou suspiro do tanque que esta incorreto no puma classic vc ira encontrar o jeito certo de fazer o meu tambem estava assim como o seu.

Kevin Garcia Rosa disse...

Ricardo
volante, manopla de cambio e freio de mão são shutt

Fernando
Estava a procura das rodas originais para 77 ajuda é bem vinda

Fernando Portilho disse...

Kevin, pode contar com minha ajuda para a sua busca pelas rodas.
Me ofereceram um jogo há algum tempo, sendo alguma coisa que valha a pena te aviso.
Abraço

Flávio disse...

Pessoal! Regulei os facões traseiros da minha GTS em 14°30'e ficou muito bom.
Ficaram levemente abertas e o lado do passageiro ficou levemente inclinado compensando quando o motorista está sentado.

Nas Pumas mais novas que não tem a tampinha na carroceria para retirada das molas fica mais dificil de regular,aí tem que levar nos mecânicos com mais de 30 anos de estrada e que tenham o tal do "Goniômetro" que é uma ferramenta que marca os graus e fica bom,não faça este serviço a olho para não se arrepender depois

Felipe Nicoliello disse...

Segundo meu guru para mecânica Dr. Irineu, todos os Puma são 14°.
Acho que para acabar com a discussão vou perguntar a outro guru, Alberto da Suspentécnica, ele conhece só tudo e tem Puma.

Denise disse...

Parabéns pelo carro!!! Em breve comprarei meu Puma conversivel e também farei parte deste time de jovens admiradores. Abraços a todos!

João disse...

preciso de uma ajuda: estou prestes a comprar um 79 restaurado do meu tio. o fato é q fazem anos q não entro em um puma. e o do meu tio nao se encontra em minha cidade, o q gostaria de saber é: tenho 1, 90 de altura, será q eu entro dentro dela?

Anônimo disse...

A pouco tempo vi um jogo de rodas puma não sei se são compativeis com o ano do seu puma, mas as rodas são iguais as do meu gts 1979 estavam numa brasilia de um dono de um restaurante em Franca SP se lhe interesar digo depois onde é o restaurante

Felipe Nicoliello disse...

Denise,
Quando comprar não deixe de enviar fotos e história.

Suspentécnica disse...

Bom dia Felipe,

A respeito da dúvida de seus leitores, posso enumerar os fatores que enfluem na medida e resultado dos facões (barra de torção):

- Todos os Pumas tem uma ligeira torção na carroceria, uns mais outros menos, e o profissional que fará o serviço deve compensar isto caso a caso. (normalmente a dianteira é ligeiramente caída para um lado e a traseira para outro)
- Grande parte dos Pumas tem alguma deformação no cabeçote do chassis e o facão deve compensar isto (ou remover a carroceria e começar tudo de novo)
- O uso de calços de carroceria (mais finos ou grossos) influem no resultado estético.(principalmente os traseiros)
- Muitas vezes a fibra trinca próximo ao apoio traseiro no chassis e por vezes, ela é laminada na altura e lugar errada.
- A convergência traseira (paralelismo das rodas regulado nos três parafusos que fixam a capa do semi-eixo no facão) influem nas cambagens, e consequentemente na altura. (examinar também o coxim de câmbio que pode lavar o conjunto motor e câmbio para frente ou para trás)
- Off set de rodas também mudam a alavanca da suspensão.
- A substituição das borrachas do facão ganham um pouco de altura e confundem a referência. (normalmente não gastam por igual)
- É comum a formação de ferrugem no apoio das borrachas de facão, e a correção deste problema influem no resultado da regulagem.
- Restaurações modestas podem alterar as curvas dos paralamas. (tanto dianteiro quanto traseiro) e o nivelamento do teto ajuda a identificar isso.
- O usual é trabalhar próximo de 14 graus, mais dificilmente a altura fica correta na primeira regulagem.
- Alterações significativas de peso altera a pré-carga das molas.
- Barras de torção montadas no lado oposto do indicado fazem com que a altura constantemente ceda. (verifique se o carro tem um casal esquerdo e direito)
- A parte traseira da carroceria dos Pumas mais antigos costuma trincar e abaixar.
- Uma batida antiga mau consertada pode ter deixado o chassis ou a carroceria torta.

E ao longo dos meus 40 anos de experiência já tive diversos casos, dos mais inusitados!!!
Todo carro tem suas particularidades e a referência dos novos (na época) não dava certo em todos.

Boa sorte!!!

Abraço ao amigo e cliente de mais de trinta anos,

ALBERTO TRIVELLATO
11-3845-6858 / 5261
www.suspentecnica.com.br

Caroline disse...

Olá Felipe, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site, gostei bastante.

Ah Kevin... Olha só como está o Puminha que a gente visitou numa situação... como posso dizer? Tava bem diferente de como tá agora! rsrs
Foi um bom tempo esperando ficar pronto e agora ele já tá até famoso pelo site. rsrs
Também sou uma fã da Puma, só gostaria que os jovens que realmente gostam de carro, tivessem a oportunidade de conhecer grandes marcas como a Puma, afinal é essa geração que pode manter a história da Puma viva no futuro! Obrigada pela atenção.

Caroline disse...

Em breve mais uma jovem com seu Puma...Só espero que daqui pra lá eu não seja mais exatamente uma jovem com seu puma rsrsrs
Sou apaixonada pelo GTB S2 e gostaria de ler mais postagens sobre o carro aqui no Puma Classic.
Obrigada pela atenção!

Adauton disse...

Qual a tonalidade de vermelho utilizada... ficou perfeito... estou a procura de uma tonalidade de vermelho que caia bem na puma pra pintar o meu 77...