quarta-feira, 13 de abril de 2011

Tanque de Combustível - A transformação

Como a Puma comprava a mecânica pronta da VW, qualquer alteração envolvia custos para desenvolvimento. No caso do tanque de combustível, não havia necessidade de qualquer alteração, tinha boa capacidade (40 litros + 5 litros de reserva), o formato se encaixava perfeitamente no Puma, então ficou o mesmo tanque do Fusca, com apenas uma alteração: o bocal. No Fusca o bocal tinha um gargalo comprido, que no Puma não fecharia o capô. A Puma cortou o gargalo e soldou o bocal mais embaixo, se encaixando e funcionando perfeitamente.
Abaixo um esquema fotográfico para execução da transformação do tanque do Fusca para tanque de Puma.
Depois desse processo, vinha o retoque da pintura apenas no local soldado e pronto. Nesse sistema de solda não danifica muito a pintura do tanque, claro que o soldador tem que conhecer o ofício e se certificar de esfriar as áreas em volta da solda, para não pegar fogo na pintura toda do tanque. Esse processo de resfriamento é feito com panos bem molhados.
Não sei se o sistema de transformação dentro da Puma durou muito tempo, acredito que depois de um certo tempo os fabricantes de tanques já deveriam fazê-lo na medida.
O tanque do Gurgel tinha o mesmo tamanho de bocal do Puma.
ATENÇÃO: Os Fuscas a partir de 1978 utilizavam tanque com bocal para a lateral do carro, esse tipo de tanque não serve para a transformação (a adaptação é bem mais complexa), procure tanques dos Fuscas de 1964 a 1977.

8 comentários:

Anônimo disse...

Grande Felipe, me tirou a dúvida, já guardei o código da cor pra pintar o tanque da minha fera.

Deni Marinho

Glauber Facão Acquati disse...

O meu tanque é preto... E em volta dele, por todo o capo, há uma proteção de borracha. Alguma chance de isso ser original?

Felipe Nicoliello disse...

Glauber,
Toda. A cor não, mas a borracha existe sim, que poucos se preocupam em colocar, quando troca o tanque.

Glauber disse...

Pô, que milagre, alguma coisa boa! Rsrs...
Felipe, nas reportagens sobre cinta do estepe, e mesmo nas fotos de "Puma de Amigo", eu não vi nenhuma borracha como aquela, por isso minha dúvida. É um revestimento em tudo, inclusive passa debaixo da plaqueta de identificação, passa por baixo do estepe, pega tudo. Não dá pra ver nada da fibra por dentro do capô, a proteção fica até na parte de cima do capô.
É isso mesmo? Vc. tem fotos de um original assim?

Felipe Nicoliello disse...

Glauber,
A borracha que falei é apenas no assentamento do tanque, uma borracha de 2cm dando a volta no tanque, para acomodar melhor e não criar atrito entre o tanque e a carroceeria. Fora isso, o resto é adaptação.

Glauber disse...

Sabia que tava bom demais pra ser verdade...

O curioso é que a borracha que cobre todo o meu porta-malas fica inclusive por baixo da plaqueta de identificação da Puma.

Depois te mando a foto pra vc ver. É bem velhinha, se for adaptação, foi feita muitos anos atrás!

EGO's disse...

na restauração do meu primeiro Puma em 1985 fiz esta adaptação no tanque. Um detalhe curioso é aquela barra para sustentar a tampa do porta malas que apareçe nas fotos. Em todos Puma que tive só o P018 que herdei do meu irmão tinha esta barra...

Gabriel disse...

Bom dia, Felipe.

Ouvi dizer de várias fontes que a bóia do tanque de combustível dos pumas é a mesma da Kombi, uma bóia tubolar de 188mm de comprimento. Procede?