quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Puma de corrida - GT DKW N° 019

O meu amigo Rubyo Tauscheck Becker fotografou uma foto que está exposta na Fabrica da Peterlongo em Garibaldi-RS. O piloto gaúcho Christiano Nygaard no raro Puma GT DKW 1967 de corrida - pouquíssimos foram os GT DKW de corrida, porque era mais pesado que o GT Malzoni e só fabricado em 1967 - correu o I° Rallye da integração Nacional, aquele que o Jan Balder e Alfred Malovisk venceram com o Puma GT # 039. Abaixo a foto do Puma já com o #132 em Lisboa para participação do Rallye da Tap.
O Puma GT DKW foi o único na competição e deu show. O outro Puma GTE ganhou a corrida. Veja mais em http://www.pumaclassic.com.br/2009/05/rally-intergracao-nacional-1971.html.

3 comentários:

Josamar disse...

Caro Felipuma

Puma #132
Placa:BZ-4240,Ano:1971,Verde,1º carro nacional que participou de um Rally na Europa no 5º Rallye Internacional TAP-Portugual,de 6 a 10 de outubro de 1971 apesar de ter abandonado a prova antes do final por falta de apoio e problemas mecânicos(de cada 15 só 1 terminava).
Este Puma foi especialmente construido para essa participação:laminado em fibra especial mais leve(aviação)nos moldes dos espartanos com estrutura de proteção(sto.antonio) já incorporada a estrutura da carroceria,tampa trazeira com tomada de ar,saia trazeira aliviada,farois auxiliares embutidos na fibra,tomada de ar lateral mais ampla e alta e mais uma série de detalhes...
Mecânica:motor 1.800,caixa 2,freio e suspenssão dimencionados,barra estabilizadora trazeira e dianteira reforçada,carter seco...e umas cozitas mas...
Infelizmente este Puma foi totalmente destruido em um acidente ocorrido no retorno de uma corrida que participou em PAlegre depois de retornar de Portugal,tendo falecido um funcionário da Puma neste acidente.

Puma #039
Placa:AG-0703,Ano:69/70(?),Cinza,carro vencedor do 1º Ralli da Integração Nacional(Fortaleza-Chui)em 4 a 14 de julho de 1971.Talvez a maior vitória da Puma em uma prova de longa duração e resitência,provando a qualidade desse carro,e a grande experência do Jan Balder e do Alfred Maslowski nesse tipo de competição,como a assistência mecânica e apoio técnico do Miguel Crispin nessa ocasião.
Pumas diferentes porém conduzidos pelos mesmos piloto e navegador,em diferentes ocasiões.
Abrs
Felipuma e a todos pumeiros
José Martins "Josamar"

Anônimo disse...

O sobrenome do Christiano é:
- 'Nygaard', já comprei carro dele.
Mto conhecido por aqui.

(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Josamar,
Obrigado pelos esclarecimentos. Em outra oportunidade falaremos desses dois carros, pois tenho algo muito importante para comentar relativo a originalidade Puma.

Ronaldo,
Quem copia errado, continua no erro. Obrigado pela correção, copiei de uma antiga revista e escreveram errado. Vou corrigir.