quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Celebridades - Carta de um fã

Miguel,
Quando na minha vida poderia imaginar um dia estar ao seu lado. Quando garoto a caminho do ginásio, eu passava pela Camionauto - claro que você conheceu - e ficava admirando o Fúria vermelho do Jaime Silva. Até entrava e ficava "pescoçando" os mecânicos e achava um grande trabalho ter que buscar novas técnicas e soluções para os bólidos. Quando eu lia sobre corridas ou mesmo indo vê-las em Interlagos, admirava o trabalho de certos magos do circuito. No meio desses magos tinha um rapaz magrinho que estava sempre em prontidão e demonstrava um grande espírito de luta. Aparentava ser briguento, mas na verdade era lutador, brigava sim para almejar seus objetivos. Disposição é o que não faltava, pelo menos era a imagem que eu tinha, somados a simplicidade e companheirismo. Como não vivi com esse rapaz, não sabia ao certo se a imagem que eu fazia dele era correta. Hoje vejo que estava corretíssimo, rasgo seda sim para você porque merece e muito.
Fico muito contente em poder hoje conviver com você, Anisio Campos, Zé Martins, Jan Balder e agora o Angi, todos meus ídolos de adolescência. Para mim, não somente os Fittipaldi, Landi, Moco - os mais conhecidos - eram os importantes, tinha gente de muito valor que ficava a margem do grande público. Para o automobilismo estas pessoas eram o combustível para movimentar, com um valor inestimável, pois não haveria automobilismo brasileiro no cenário mundial ou sucesso para alguns, sem aquelas pessoas que formavam e lutavam pelo automobilismo no Brasil. Infelizmente alguns tem que fazer o trabalho de base, para outros despontarem. O maior exemplo disso é Jan Balder, grande piloto que exerceu sua função de melhorar o automobilismo brasileiro em pró dos futuros pilotos. Assim como seu trabalho na preparação de carros de corrida em pró dos engenheiros brasileiros que estão hoje na Formula 1. E o que seria hoje se no passado não tivéssemos toda essa turma da década de 60/70? Estaríamos na maior categoria do automobilismo? Claro que não. Então jamais poderemos esquecer de nomes como o seu, Anísio, Rino, Marinho, Jan, Angi, Zé Martins, José Maria Ferreira "Giu", Bird Clemente, Sidney Cardoso, Pedro Victor De Lamare, Jayme Silva, Camilo Christófaro, Norman Casari e a lista é muito grande, falta muita gente ainda. Só não posso deixar de mencionar o nome de meu amigo Fabio Souto Mayor que considero o maior piloto de todos os tempos, claro que de uma época posterior a de vocês, mas que serviu de suporte para outros grandes nomes, como Senna.
A história se forma assim, devagar e com muita luta e você Miguel Crispim, também fez a história e lhe devemos muito, vamos reconhecer desde já.
Felipe Nicoliello

5 comentários:

Luiz Dranger disse...

É Felipe,
Ótimo post, o Crispim fez os motores DKW gritarem alto. Conheço a figura, mas acho lamentável não ter sido mencionado o Jorge Lettry, um grande professor e amigo, que se foi e o Crispim com certeza terá tantas saudades quanto eu. Também conheço mais da metade das pessoas citadas, mas devo ser bem mais velho que voce. Mas uso hoje um Puma, como meu carro do dia a dia. Abração!
Luiz

Rui Amaral Jr disse...

Esse é "o cara" Felipe!
Um abração caro Crispim e que Deus continue a te iluminar hoje e sempre.

Rui

Felipe Nicoliello disse...

Luiz,
A não menção de Lettry foi propositalmente, porque o considero em outra esfera, o mestre de todos, o gênio que tem seu lugar garantido na camada mais alta da sabedoria em engenharia automobilística. Professor do Miguel e quase um irmão, Lettry deve receber um capítulo a parte.

Anônimo disse...

Como eu disse no sambódromo, me fascina muito mais o backstage do mundo das corridas. O Crispim é um gênio. Tenho muita sorte de ter podido falar com ele nesta encarnação.

Irineu

Sidney Cardoso disse...

Falar mais o que para o Crispim?
Felipe desculpe, mas tomarei emprestadas suas palavras para falar para o Crispim que sinto o mesmo. Você foi muito feliz em seu pensamento, traduziu tudo.
Abraço e muita saúde Crispim. Você merece viver muito.
O Felipe já disse tudo.