quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Anuncio (85) Perkins

O anuncio Motores Perkins veiculado em maio de 1982 mostra que a Puma em seus caminhões também utilizava os tradicionais motores, mas também, a Puma oferecia a opção de motor MWM, para os menos tradicionalistas, que buscavam mais modernidade.
O anuncio enfatiza o domínio do ciclo Diesel, que se firmava como a melhor opção para motores de caminhões, em detrimento aos motores de ciclo Otto, amplamente utilizados até o começo da década de 70, antes da crise do petróleo.

8 comentários:

Anônimo disse...

A 'Perkins' até se submeteu ao seguinte:

- "Como a MWM já tinha um motor com o 'conjunto montado' mais estreito, 'obrigamos' a Perkins a adelgaçar seu produto!"

Obs.: como o motor estava entre os bancos do Puma 4T, qualquer sobre medida exigiria mais largura externa ou bancos mais estreitos, com menos conforto.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Portanto, tínhamos um 'motor Perkins só para nós'.

O empenho deles era tal q dava vontade de pedir mais ainda:

- "...e garanto q eles tentariam, pois a concorrência c/a MWM era mto forte, digamos que de vida ou morte! E as duas firmas tinham competente engenharia."

O 'primeiro 4T' saiu de motor MWM, q mais cedo se adequou ao projeto.

Testes de refrigeração foram feitos primeiro com a MWM.

Nada contra a Perkins, mas...

(Ronaldo)

Anônimo disse...

Como o eixo dianteiro -emprestado p/ Chrysler!- estava no limite, coloquei o motor 'o mais atras possível' p/ñ sobrecarregá-lo:

- "...daí q isso vem a favor da segurança, 'motor central-dianteiro'!"

Já no 6T -com eixo dianteiro mais reforçado!- tudo ficou mais normal.

(Ronaldo)

Anônimo disse...

No 4T o fato do radiador ficar mais atras, junto ao motor:

- "...portanto distante da grade dianteira, foi positivo!"

Obs.: de início preocupou -até surpreendendo os engenheiros da MWM- mas a refrigeração ficou bem beneficiada como mostraram os testes... o 4T rebocava, na faixa de torque máximo, a baixa velocidade, um outro caminhão travando. Era feita a comunicação por meio de 'fones interligados' com fiação junto ao cabo/cambão de tração: "...alô, anos 70!"

Felipe Nicoliello disse...

É, o Ronaldo enriquecendo o Puma Classic.
Muito obrigado em nome de todos.
Você falou fatos que não sabíamos. Está certo que a maioria nem vai ligar para isso, mas eu como um aficcionado por caminhões adorei!
Por isso que precisava ter seu livro também, os detalhes só o autor conhece.

Felipe Nicoliello disse...

E esqueci de falar, que honra para a nossa Puma ter um motor exclusiva em linha de caminhões, nenhuma outra teve isso. E tudo graças ao projeto do Ronaldo, parabéns amigo.

Stael Alves disse...

Felipe, é só falar de caminhões por aqui que o Ronaldo vem com uma aula.
Ia dizer que ele é professor no assunto, mas digo melhor...É MESTRE!!!
Forte abraço a vcs!!

Felipe Nicoliello disse...

Stael,
Além de ser um gênio, foi o Ronaldo que projetou os caminhões Puma, o primeiro veículo a motor por combustão 100% brasileiro. Eu considero o primeiro veículo, porque não lembro de nenhum outro que tenha sido fabricado em série, com projeto de brasileiro, montadora brasileira, projetado e montado no Brasil sem pagamento de "royalties" para ninguém. Existem casos de projetista brasileiro indo projetar produto para o Brasil no exterior, para a matriz receber os royalties.