
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Puma+Arts
Um presente que recebi do meu amigo Fernando Wascheck de Goiania, me deixou emocionado. A arte maravilhosa do meu outro amigo Maurício Morais.

Fora de área - Driffing do Thunderbird Glaspac
O Evento Chamonix Pirelli 2005 Classic Challenge para o lançamento do Chamonix 356 B Super 90, foi realizado no Campo de Provas da Pirelli, em 15 de outubro de 2005, com provas de Super Slalon e Exposição de Veículos. Contaram com a participação de diversos carros e muitos Puma raros na Exposição. O video abaixo foi gravado pela Carolina Lellis Nicoliello. Estávamos bem na curva, quando aparece a réplica Glaspac do Thunderbird do Paulo Loko, com ele ao volante, berrando nas curvas e dando derrapadas ao melhor estilo driffing. No final a Carolina temerosa pulou de lado e a gravação foi para o gramado.
Reportagens (03)
A reportagem de um suplemento de um Jornal de São Paulo (nem sei se existe ainda), de Dezembro de 1990, fala sobre a volta do Puma. A colaboração é do meu amigo Dario Faria.

Comparativo Puma AMV
Em Agosto de 1988 a Revista Quatro Rodas publica "O PUMA VOLTA ÀS RUAS", com o teste do modelo AMV. As belas fotos de Milton Shirata em um cenário maravilhoso, o Museu do Ipiranga em São Paulo, onde a Puma sempre fotografou seus carros, por ser perto da fábrica e por ser um local muito bonito.
Nesta publicação faço um comparativo do primeiro Puma AMV fotografado em Teste e o mesmo carro 18 anos depois, fotografado em 2006.
Não lembro ao certo, em que local do Brasil está o number one e quem é seu proprietário, conto com a ajuda de vocês.
Reparem que a frente foi pintada toda da cor do carro, ante o preto da grade e do spoiler. A faixa lateral inferior em preto, não existe mais. A coluna central do carro está em preto, quando era da cor do carro, assim como o aerofólio era em preto e está na cor do carro. O pára-choque traseiro também deixou de ser preto para ser da cor do carro.
Um leigo que não conhece esses pequenos detalhes (que mudam radicalmente a cara do carro), não se dá conta das grandes alterações visuais, sem contudo ter modificado a carroceria, para vocês verem como os detalhes são importantes na restauração de um carro. Esse AMV, apesar de original, passa a imagem de um modelo mais novo.
Nesta publicação faço um comparativo do primeiro Puma AMV fotografado em Teste e o mesmo carro 18 anos depois, fotografado em 2006.
Puma pelo Mundo...
Na Revista portuguesa Motor Clássico n°15 traz a reportagem sobre dois eventos com a participação de Puma, o Salão Motorclássico 2008 e XVII Encontro Nacional do VW Ar Clube de Portugal, realizados em Lisboa. Por ser muito raro em Portugal, o Puma é citado na reportagens.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Feras e Gatas

sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Anuncio (11) Kadron Dupla Carburação
Puma GT 1968 (5)
Eu não canso de falar desse raro modelo Puma.
Com ajuda do meu amigo Mario Estivalet, agora a foto do painel está em melhor resolução, dá para perceber nitidamente, o velocímetro com grafismo de Fusca até 210 km/h e o Contagiros com o mesmo grafismo.
O motor VW boxer a ar, com 1500cc, estreava a dupla carburação. O primeiro veículo em linha no Brasil, com esse tipo de motor, com dupla carburação. Sem que ninguém saiba, os carburadores eram do Corcel, ex-Gordini, com sistema de aceleração e filtros desenvolvidos pela Kadron a pedido da Puma, ou vice e versa, até hoje não descobri.
Com ajuda do meu amigo Mario Estivalet, agora a foto do painel está em melhor resolução, dá para perceber nitidamente, o velocímetro com grafismo de Fusca até 210 km/h e o Contagiros com o mesmo grafismo.
Segredo de Fábrica
A reportagem da Revista Auto Esporte de Agosto de 1968, traz um segredo que até os dias atuais continua segredo, quem seria o protótipo? Aí é com vocês.
Reportagens (02)
E Jorge Lettry foi junto, o mago da engenharia sempre buscando novos conhecimentos e tecnologia
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Anuncio (10) Esso Extra Motor Oil
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Puma de amigo (19)
O GTS 1973 do meu amigo Péricles Cruz, prima pela originalidade. Nesse GTS tudo é original, com excessão do espelho do lado direito, que falo e custam a acreditar que dirigia-se sem o equipamento. Mas eram outras épocas, outras vias e estradas.
A cor amarelo Puma cai muito bem nesse modelo, alegre, viva, a cor do sol, muito apropriada ao local onde passeia esse belo GTS, as praias do Rio de Janeiro.
As rodas Cruz de Malta eram item opcionais no Puma de 1973 a 1975, pagava-se mais caro para tê-las. Ainda feita de magnésio, para elas brilharem, gastávamos muito os dedos no polimento semanal. E nada de ver humidade que as rodas já escureciam, quem diria na chuva.
A cor amarelo Puma cai muito bem nesse modelo, alegre, viva, a cor do sol, muito apropriada ao local onde passeia esse belo GTS, as praias do Rio de Janeiro.
Puma de amigo (18) Maça do Amor
O Puma GTS 1975 do meu amigo Edilson Moretto, o famoso Alemão da Ilhabela, dono da melhor pousada da Ilha, a Pousada do Alemão. Apaixonado por Hots, Alemão não deixou seu Puma totalmente original, deu um leve toque de modernidade, mas mantendo muitos detalhes originais. O Puma que desfila em Ilhabela nas tardes ensolaradas de sábado, recebeu do delicado apelido de Maçã do Amor, nem precisa dizer porque.
Exige um belo sistema de caixas acústicas dianteiras, idealizadas pelo Alemão, que são muito eficientes e não atrapalham o motorista. Imagine se poderia atrapalhar, o Alemão mede 1,90 m de altura por 0,80 m de largura, um verdadeiro armário, digo, alemão.
Guarda Capota GTE Spyder / GTS (2)
Mais fotos dos detalhes do Guarda Capota, também conhecido com berço da capota, agora instalado no Puma. Nas próximas postagens, mostrarei no Puma de amigos, carros prontos com o berço e a capota no carro.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Foto de época

sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Soleira da porta GTE / GTE Spyder / GTS (1)
A soleira de alumínio, estampada parecendo fundo do chinelo havaiana, era folha de alumínio que vendiam para diversos fins, como congelador das geladeiras antigas e outros.
A Puma fazia a soleira de seus carros com esse material, para dar melhor acabamento e não acumular água nesse local, porque o motorista quase sempre mete a bunda nessa parte dos Puma, principalmente o modelo tubarão. Nos conversíveis é mais raro esse acontecimento. Sem a soleira, a pintura fica desprotegida em um local de muito atrito, podendo riscar com muita facilidade por sapatos e outros acessórios das calças dos motoristas e acompanhantes.
Como melhora de produto, a Puma lançou essa soleira nos GTE em 1970 (os GT não tinham esse modelo), nos GTE Spyder (71/72) e posteriormente GTS. E assim, todos os modelos (GTE/GTS) até 1976 1a. série (que utilizam chassis de KG) tinha essa peça. Depois com a chegada do novo modelo em abril de 1976, essa soleira passou a ser de borracha.
A soleira de alumínio era cortada, moldada na forma da caixa da porta e rebitada no local.
O problema atual nas restaurações desses modelos Puma, é que as pessoas quando reformavam os carros, acabavam tirando a peça, por estar feia ou por não gostarem, e acabavam deixando sem as peças. Por isso muitos Puma atualmente não tem essa soleira, que se tornou rara, pois essa estampa de alumínio não fabrica mais há muito tempo.
A Puma fazia a soleira de seus carros com esse material, para dar melhor acabamento e não acumular água nesse local, porque o motorista quase sempre mete a bunda nessa parte dos Puma, principalmente o modelo tubarão. Nos conversíveis é mais raro esse acontecimento. Sem a soleira, a pintura fica desprotegida em um local de muito atrito, podendo riscar com muita facilidade por sapatos e outros acessórios das calças dos motoristas e acompanhantes.
Como melhora de produto, a Puma lançou essa soleira nos GTE em 1970 (os GT não tinham esse modelo), nos GTE Spyder (71/72) e posteriormente GTS. E assim, todos os modelos (GTE/GTS) até 1976 1a. série (que utilizam chassis de KG) tinha essa peça. Depois com a chegada do novo modelo em abril de 1976, essa soleira passou a ser de borracha.
A soleira de alumínio era cortada, moldada na forma da caixa da porta e rebitada no local.
O problema atual nas restaurações desses modelos Puma, é que as pessoas quando reformavam os carros, acabavam tirando a peça, por estar feia ou por não gostarem, e acabavam deixando sem as peças. Por isso muitos Puma atualmente não tem essa soleira, que se tornou rara, pois essa estampa de alumínio não fabrica mais há muito tempo.


quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Ar interno Puma GTE ( tubarão )
Em assunto publicado anteriormente comentei sobre as entradas do ar no interior do veículo. Agora comento sobre a saída do ar interno viciado, nos modelos GTE de 1973 a 1976 1a. série.
Na parte interna traseira, logo abaixo do vigia, vemos uma abertura no carpete com acabamento em moldura preta, feita de fiberglass. Essa é a saída do ar interno passando por um duto, que leva...
...a outra abertura na parte externa. Essa abertura tinha uma moldura também em fiberglass, que apesar de parecer uma peça sobressalente a carroceria, ela era integrada, formando uma peça única. Por esse motivo, muitos acham que essa moldura era da cor do carro, mas não era. A Puma tinha o magistral trabalho de recobrir as áreas do entorno e pintar essa moldura de preto fosco automotivo.
Na parte interna traseira, logo abaixo do vigia, vemos uma abertura no carpete com acabamento em moldura preta, feita de fiberglass. Essa é a saída do ar interno passando por um duto, que leva...

Guarda Capota GTE Spyder / GTS
O equipamento produzido pela Puma para os modelos GTE Spyder (1971/72) e GTS (1973 até 1976 1a. série), servia para acomodar a capota quando recolhida, ficando um ótimo acabamento. Servia também para transportar pequenos objetos, quando a capota estava erguida, porque forma uma grande caixa. Instalado atrás dos bancos dianteiros, limitava o reclinamento total possível dos bancos, mas em compensação, permitia a instalação de auto-falantes traseiros no modelo conversível. O equipamento era opcional no veículo 0K, mas podia ser instalado a qualquer tempo, pois não necessitava nenhuma alteração ou adaptação.
Puxador do Capuz dianteiro (1)
Um detalhe simples, mas se não estiver na posição correta, pode comprometer seu funcionamento.
A partir de agora, publicarei a série Puxador do Capuz Dianteiro de cada modelo, com fotos e detalhes de cada um. Iniciamos com os puxadores dos modelos:
Localizado à esquerda do motorista, embaixo do painel, o puxador em botão preto e seu cabo é fixado por uma chapa fixada no parafuso que segura a trava da direção.
A partir de agora, publicarei a série Puxador do Capuz Dianteiro de cada modelo, com fotos e detalhes de cada um. Iniciamos com os puxadores dos modelos:
GTE / GTS 1973 a 1976 1a. série (chassis Karmann Ghia).

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