sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

GTB S2 - Produção total

 Esse GTB S2 certa vez foi fotografado no Encontro da Estação da Luz. O seu proprietário, Rafael Moreira acompanha o Puma Classic e me escreveu citando um curiosidade sobre o Certificado do Registro de Fabricação, emitido pelo meu amigo Rubens Rossato.
A reclamação do Rafael é que gostaria de saber a cor original do seu carro e o certificado não veio com todos os dados, que segundo o Rossato, em 1984, a fabrica já não marcava mais todos os dados no livro de registro devido a mudança de endereço.
Realmente, em fase terminal, a Puma só cumpria suas obrigações com a legislação, que obriga o registro de chassis, motor e modelo ao fabricante. Aqueles complementos como número de caixa de câmbio, de eixos, cor e para quem foi vendido, não existiam mais funcionários para esse levantamento e anotação. Tudo era anotado na caligrafia, ou seja, a mão!
O que mais me chamou atenção foi o número do produto, 940, provando assim que até o momento sabemos que foram produzidos 940 unidades. Nas muitas tabelas circulantes na Internet, esse número mal passa dos 900, em todas, a afirmação é de 888 GTB S2 produzidos e nenhum em 1984.
Somente o Rossato teria condição de fazer esse levantamento corretamente baseado nos registros, mas esse trabalho é árduo. Os registros não estão agrupados por modelo. Mas um número mais fiel seria ver o último n° de chassis fabricado, não seria 100%, porque podem existir lacunas entre essas numerações, já que a Puma vendia chassis separadamente para reposição, assim como carrocerias, nas quais nasciam o número do produto.  
Isso mostra que esse número pode até passar dos 940, porque eu conheço pelo menos quatro GTB S2 do ano de 1984.
Quando falo que a Puma produziu mais de 23.000 veículos ao longo dos 34 anos de existência - incluindo a fase paranaense - não estou tão errado assim. Outro dia descobrimos a respeito da produção do GTB, que já está em 710 e não 701 como informam as tabelas. 

3 comentários:

walter ramos disse...

Informações e esclarecimentos técnicos a parte , ficou evidente a beleza do carro.
Simplesmente magnifico este GTB.
Parabéns ao proprietário !
Quem não olha para um carro destes quando o vê passar?

Walter

Rafael Moreira disse...

Felipe,
Boa noite

É uma grande satisfação abrir o seu blog e dar de cara com meu carro!!!!!

Agora temos quase certeza de que foram produzidas pelo menos 940 unidades!!!!

Muito obrigado pela força !

Rafael

PS: Obrigado Walter Ramos pelo elogio! É um prazer manter um felino desses sempre em boa forma!!!! Espero vocês na Estação da Luz todo primeiro domingo do mês!

Aleksandro disse...

Boa tarde, fuçando na internet achei este site e gostaria de registrar que sou proprietario de uma Puma GTB S2 1984. A mesma esta em processo de restauração e é vermelha. Gostaria de saber quais eram as cores originais para o ano de 1984 para o meu carro. Desde já agradeço.