quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Puma GTE 1976 a 1978 - Detalhes

Em março de 1976 o Puma mudou. Nova carroceria e novo chassis, agora o mesmo do VW Brasília, encurtado em 25 centímetros no entre eixos. 
A aparência frontal era quase a mesma, com os frisos do para-brisa polidos, limpadores na cor alumínio, faróis e lanternas os mesmos. 
 A lateral a grande diferença, no lugar das tomadas de ar, um vidro lateral traseiro. O vidro traseiro ficou menos inclinado, recebendo colunas nas extremidades, criando um capô traseiro maior, como no Puma Espartano de corrida de 1971. As maçanetas com novo desenho, as "patinhas" por lembrar as patas de uma fera. Novo painel traseiro com lanternas de Kombi na posição horizontal na cor toda vermelha. As rodas não eram inéditas, afinal já estava em uso desde outubro de 1975. Mais largo e confortável, logo foi sucesso de vendas.
 No motor 1600 cc as únicas diferenças ficam por conta da caixa de ventilação (ventoinha), mais baixa e mais larga, a mesma da Brasília do mesmo ano; o alternador em substituição ao dínamo e novo suporte para fixação da bateria. Os filtros dos carburadores ainda eram os pequenos; o acionamento dos carburadores exclusivos Puma, com o suporte soldado na ventoinha; distribuidor centrífugo, utilizado em todos os Puma com motorização a ar; etc., para citar as mais visíveis,  pois internamente e os agregados eram os mesmos que vinham sendo utilizados desde 1973.
Com exceção do formato da carroceria, as mudanças são válidas para o GTS de março de 1976 a 1978.

3 comentários:

Fernando Bessa disse...

Felipe, esse prata azulado é o prata continental? por que o prata da minha puma 77 é meio azulado parecido com a foto, e sempre desconfiei que a minha puma é um prata azulado da gm de 82, só que essa foto me deixa na dúvida.
Grato Fernando Bessa

Luis Wynns disse...

Felipe, qual foi o criterio da Puma pra aposentar as entradas de ar lateral, elas eram muito mais funcional que os vidros laterais, apesar de que com os vidros a visão nas manobras aumenta consideravelmente, e acho que tambem funcionam esteticamete, sera que a Puma nunca pensou em manter as entradas de ar laterais no modelo novo, talvez como uma modelo exclusivo, como sera que ficaria???

Felipe Nicoliello disse...

Fernando Bessa,
É o Prata Continental sim. Acontece que o Puma foi fotografado perto de um lindo mar bem azul e o reflexos acabaram alterando a cor, principalmente o prata que muda muito com qualquer alteração de luz.
O Prata Azulado Metálico GM 1982 tem uma leve tendencia para o azul.
Nessa foto, o Puma parece pintado de Prata Lunar GM 1974 com grande exposição de luz, pq esse prata com pouca luz fica quase um verde azulado.

Luís, lembro bem que uma das reclamações dos jornalistas quando em teste com o Puma tubarão era a visão traseira, principalmente a lateral traseira. E assim, os consumidores comuns também reclamavam. Os consumidores esportistas, nem se importavam com isso, pq a aparência esportiva era o principal.
A Puma teve que adequar a carroceria ao novo chassis dez centímetros mais largo e com isso surgiu uma nova lateral. Eles aproveitaram e resolveram esse problema criando o vidro lateral e deixaram mais reto o vidro traseiro, melhorando as duas áreas de visão.
As tomadas de ar "tubarão" já eram coisas antigas, promovendo assim, uma reformulação no estilo, criando uma novidade e dando mais conforto ao motorista. Afinal a Puma já tinha se distanciado das pistas e esse associação não era mais necessária.