segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Foto de época - Engenharia Puma 1976

As fotos são de Paulo Blasques Dias, mais conhecido por Gino, que trabalhou na Puma. Quem enviou foi meu amigo Eli Navaro que foi projetista de 1974 a 1979, trabalhando junto com o meu amigo Paulo Sérgio Fonseca Alves, o PS, estilista da Puma e o engenheiro chefe e meu amigo Ronaldo de Almeida Brochado. Na foto abaixo, da esquerda para direita, vemos o Paulo Blasques, o Eli Navarro e o Rui Hellmaeister, filho do diretor de vendas, José Maria Hellmaeister. Quem nos deu uma luz para saber quem era o loirinho da foto foi o meu amigo Newton Masteguin.  
 Aqui, o Rui e o Gino ao redor das enormes pranchetas de desenho.
 E nessa o Gino trabalhando com o tecnígrafo. O tecnígrafo é um equipamento que substitui o conjunto de régua "T" e esquadros, com grande vantagem, porque tudo está em um único instrumento, facilitando a vida de quem desenha. Até o transferidor é uma de suas utilidades. Só quem desenhou com régua T e esquadros sabe da facilidade desse caro equipamento, era top de linha na época. O tecnígrafo era fixado na parte superior da prancheta e podia se movimentar por toda a área do desenho, sempre deixando as linhas paralelas, como fazia a régua T ou traçar em ângulo, como faziam os esquadros. Veja na prancheta ao lado daquela que o Gino está trabalhando, a ponta do tecnígrafo com duas réguas formando um ângulo de 90° ou    aquele que desejasse.  Só os grandes escritórios de engenharia tinham esse equipamento.
Outro detalhe, na parede da sala de engenharia da Puma patriota é o cartaz "O Brasil é feito por nós". Eram três os símbolos do patriotismo na década de 70, no governo militar, para as pessoas acreditarem que ia dar certo. Se foi bom para o país, só saberemos no futuro, depois de completados o mesmo tempo de 26 anos, que passamos sem eleições diretas. Já foram 22 anos, o mundo mudou e o Brasil quase nada. 

9 comentários:

EGO's disse...

Felipe, este post é muito legal! Trabalho com projetos e desenhos desde 1977 (eu tinha 16 anos) e durante minha carreira usei muito as pranchetas e o sonho da maioria dos moleques era trabalhar no setor de projetos da Puma. Eu ficava imaginando como deveria ser , agora já sei! Valeu!

Anônimo disse...

Lembro que sempre tinhamos slogans patrioticos, assim logo depois que se dizia que "O Brasil está a beira do abismo", veio o slogan "Brasil um passo a frente", e logo depois "Ninguém segura este país". Além das musiquinhas patrióticas, lembra? (http://www.youtube.com/watch?v=VITtfvWM-mg).
Mas pelo menos o Brasil era o"o país do futuro". Hoje nem isto se houve mais.......

Adão Emilio disse...

Bons tempos, tenho saudade, se lutava por algo, na raça, sem as informações de hoje., Como ficamos pobres de cultura e espírito, uma pena.

Comandante disse...

Mestre Felipe,
Parabéns pela matéria. Há alguns dias atrás na Argentina, vi um cartaz muito interessante durante as manifestações contra o governo daquele país : " NINGUÉM ENSINA, NINGUÉM APRENDE E TODOS VOTAM."
Com um país de incultos tudo é possível.
Saudações antigomobilísticas.

Paoluccio disse...

Felipe, gostei da materia , culta como sempre, nem sabia que o nome dessa ferramenta para os desenhistas é "Tecnigrafo¨",tambem concordo sobre o patriotismo,abraços

Luby disse...

Creio que em varias areas depois da tal constituição de 1988 e o tEstatuto do menor e do adolescente andamos sim mas foi para traz...

Anônimo disse...

Felipe, parabéns pelo post. Dá mostras que a Puma tinha esta preocupação em fornecer equipamentos avançados a quem estivesse trabalhando lá, como é o caso do tecnígrafo. Abraço, Cassiano

Anônimo disse...

Bacana Felipe. Um Abraço, Gino, Eli,Ruy Hellmeiter. PauloSérgio.

Daniel Pardo disse...

Hoje também podemos falar: "O Brasil é feito por nós... só falta desatar os nós" :D :D :D :D