quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Instrumentos GTI / GTC 1983 e 1984

Em 1982 a Puma já enfrentava uma crise financeira e para 1983 foi promovida algumas alterações nos instrumentos.
No lugar do medidor da temperatura do óleo, que foi eliminado, apareceu um instrumento com as luzes espias, incluindo a luz de alerta do cinto de segurança. Mas este último era apenas estético, pois não havia sensor nos cintos de segurança para o devido alerta. 
 O painel em si não mudou. As versões para exportação tinham a ventilação forçada, que era do Ford Del Rey.
 No Brasil, apenas a troca do instrumento e a mudança nos velocímetro e conta-giros.
 O velocímetro, como o antigo (até 1978), agora tinha o zerador da quilometragem parcial no instrumento, ao invés do cabo localizado no painel do 1979 até 1982. Também não exibia mais as luzes-espia indicadoras do farol alto, luz baixa e pisca-alerta...
 ... Essas passaram para o conta-giros. A somatória de todas essas alterações resultava em economia, retrocedendo tudo que ganhou em 1979.
 Abaixo os instrumentos de 1979 até 1982.
O instrumento de temperatura foi sacrificado por não ser tão importante para os motores a ar, que trabalham em alta temperatura, sendo muito mais importante a pressão do óleo, mas não deixa de ser uma informação a menos para aquele que gosta de conduzir esportivamente.
Espero ter sanado a dúvida de algumas pessoas, principalmente o meu amigo José Carlos Veneziano, que levantou a dúvida.

16 comentários:

Adauton disse...

Felipe o cabo que zera o velocímetro é somente de 78 a 82? minha 77 tem esse cabo será o velocímetro foi trocado? a grafia do velocímetro bate a grafia com o conta-giros que é original e fabricado no final de 76 pela data impressa no seu corpo...o velocímetro não tirei do lugar então não sei quando foi fabricado e se tem essa datação.. o conta-giros foi retirado para trocar a maquina se foi substituída por uma igual vinda de uma SP2 75..

Anônimo disse...

Felipe, e o velocímetro que tem a marcação em milhas, usados nos carros para exportação? Quais os anos em que eles saíram?
Abraços,
Guilherme Cantuária

Anônimo disse...

Olá Felipe, esclarecedora a matéria, mas teria como publicar uma foto com o lugar exato no painel onde ficava o zerador do odômetro, com o suporte de fixação e botão originais? Grato desde já! Abs! Paulo - Fpolis/SC

Flávio disse...

Felipe! Sugiro uma postagem específica sobre o sistema de pressão de óleo.
No meu carro o danado não tem jeito de funcionar corretamente,restaurei o relógio,o motor foi todo refeito com peças Standard,inclusive com bomba dupla de óleo que dá uma pressão muito maior, o cebolão é novo VDO com capacidade de pressão de 0,5 até 7,0 bar,mas depois do motor quente a pressão no marcador cai a zero!
Colocamos manometro no lugar do sensor do óleo e marca certinho! Será problema no cebolão ou no relógio?

Adauton disse...

Flavio vc pode ter um problema no cebolão que quando esquenta trava e deixa de marcar, e pode ter um problema na fiação que quando esquenta aumenta a resistividade.

HELDER disse...

Boa noite Felipe , pergunta relacionada a acessorios , chegou a sair algum Puma sem ser o GTB , com ar condicionado ? ouvi falar uma vez no quadro 'Indiana Gomes" do (infelismente) extinto proframa "Limite" da ESPN , mais falou-se bem por cima , e não ficou claro se existiu ou não ! um abraço HELDER.

Felipe Nicoliello disse...

Adauton,
Em se tratando de Puma, não da fabrica, tudo é possível, o intercambio ou adaptação de peças nesse carro é muito grande, por isso que muita gente "pregava" que aquilo era original, antes de eu meter a boca.
Guilherme,
Os velocímetros com marcação de milhas era só para os EUA e foi em todos destinados àquele mercado.
Paulo,
Essa matéria está na pauta faz tempo, mas ainda não tive tempo de destrinchar. Em breve publico, acho que já tenho todas as fotos necessárias.
Flávio,
Como o Adauton respondeu, isso é um problema técnico, principalmente do material fabricado hoje em dia, todos de segunda. Tb pode ser fios "cansados". Muitos não sabem, mas o fio envelhece (oxida) e perde condutividade. Quem já teve carro 6 volts sabe bem disso.
Helder,
Sim, a partir de 1979 ou 1980, não tem registros comprobatórios, os concessionários ofereciam o opcional ar condicionado para GTE e GTS, depois GTI e GTC. Mas quem comprava um esportivo queria saber de equipamento que roubava potência do carro? Quem tinha um conversível, que não ligava tanto para potência, queria saber de ar condicionado em carro que poderia abaixar a capota?
Poucos Puma saíram com esse opcional, mas conta no Manual do proprietário, pág. 7. Se vc não tiver me peça por e-mail.

Anônimo disse...

Valeu Felipe! Paulo - Fpolis/Sc

SKORPION SP disse...

Boa noite, Felipe,
Pelo que percebi, você é uma das autoridades em História do Puma.
Sua página me foi indicada através do Facebook para que eu pudesse sanar algumas dúvidas sobre meu Puma GTE 1980.
O motor é Brasilia, portanto devo admitir que todo o chassis também seja.
As dúvidas são as seguintes:
Série A
1 - Sensor de temperatura para indicador de ponteiro - Qual serve? existe alguma alternativa?
2 - Sensor de pressão do óleo para indicador de ponteiro - já me indicaram o do caminhão MB 608.
3 - Esse sendor de óleo também é o acionador da lâmpada do painel ou devo instalar uma "cebolinha" original?
4 - a rosca da "cebolinha" do motor VW Boxer é a mesma do motor AP? o adaptador/divisor do AP rosqueia no bloco do VW Boxer sem estragar a rosca?
Série B
5 - Como e onde é feita a fixação dos perfis de alumínio, encaixes das pestanas das portas?
6 - Como é feita a fixação das partes moles das forrações das portas?

Desde já agradeço sua atenção e todas essas preciosíssimas dicas sobre peças e montagem do Puma GTE.

Felipe Nicoliello disse...

Skorpion,
Sensor de temperatura e pressão vão junto com a cebola do óleo. Vc deve procurar específico para Puma, dizem não sei, que do Passat serve e do caminhão VW. Procure a www.mipmedidores.com.br
Para as laterais de porta, veja a publicação http://www.pumaclassic.com.br/2011/08/revestimentos-laterais-das-portas-gte.html

MetalGarage Racecars disse...

Amigos, desculpe a ignorância, mas alguém poderia informar a posição exata de cada instrumento do painel do Puma GTS conversível 1980... não encontro nenhuma foto clara suficiente para me guiar....

Grato...
Maicon Rodrigo
MetalGarage Racecars
(51) 8170-2477
metal.garage@hotmail.com

Felipe Nicoliello disse...

Maicon, veja aqui

http://www.pumaclassic.com.br/2011/06/botoes-do-painel-gt-gte-gte-spider-gts.html

Unknown disse...

Caro Felipe,
Estou à caça dos relógios originais para minha GTS 75. Onde posso encontra-los? Grande abraço.

Anônimo disse...

Felipe, no velocímetro de meu Puma GTE 79 não sei zerar o hodômetro parcial, como faço?

Felipe Nicoliello disse...

Clenio, gire o botão que vai mudando os números do parcial. Se isso não acontecer é porque a ligação do botão ao mecanismo está desconectada.

denisgroove disse...

Boa noite, gostaria de saber se alguém sabe onde conseguir o cabo para zerar parcial do velocímetro