segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Quebra-cabeça (30) Resposta

Na pergunta do Quebra-Cabeca (30), eu achava que ninguém acertaria, mas tem profissionais na área e quem acertou foi meu amigo Morello, com a primeira resposta correta e completa:
Puma GTE Spyder 71-72 trava da trava da capota, servia para travar as travas da capota para as mesmas não soltarem com o movimento e balanço do carro. Morello.
Correta a resposta, o chaveiro Puma Automodelli é dele, mas no próximo Quebra-cabeça, o Morello, que vende diversas peças para Puma, vai doar o brinde!!! rsrsrs
Essa rara trava prendia a própria trava da capota.
 Sua eficiência era muito boa, não destrava a outra trava.
 Mas sua movimentação deixava a desejar, porque essa peça não tinha estágio aberto e fechado, tendo que segurar aberta  para destravar ou travar a trava do cajado da capota.
 Depois, a Puma concluiu que não havia necessidade com essa preocupação, era muito preciosismo, e deixou de incluir no Puma.

3 comentários:

branquinho disse...

Hehehe legal, no meu Puma essa trava faz uma falta danada, tive que colocar tire-up para o capota não sair voando :( vamos ver se com a reforma, volta a funcionar! Abraços, Branquinho

Benicio disse...

Já tive problemas com essa a abertura dessa trava também, mas descobri que essa "trava da trava" (que eu desconhecia) é desnecessária.

Pois elas só abrem se estiverem fechando com pouca pressão.

Há duas maneiras de fechá-la com a pressão correta. Uma é pela tensão da capota: Se a lona da capota estiver bem esticada, oferecendo resistência para fechar, ela vai exercer a pressão suficiente para a trava não abrir.

Entretanto isso só ocorre com capotas recém instaladas. Com o tempo, a tendência é da lona ceder e se acomodar diminuindo a resistência ao fechar e consequentemente a pressão que mantém a trava no lugar.

Nesse caso, a solução é conseguir a pressão adequada através da vedação de borracha que se estende pela frente do cajado. A borracha deve ser de tal espessura que ofereça resistência ao fechar. Na minha Puma consegui a pressão adequada com uma borracha de cerca de 5 mm de espessura. Como a borracha é muito mais difícil de ceder que a lona da capota, tão cedo não se deve esperar problemas de travas soltando. E mesmo que ela venha a ceder, a troca da borracha de vedação é muito simples (bem mais simples que aumentar a tensão da capota).

Desde que as travas estejam fechadas com a pressão adequada, as mesmas não abrem nem com o carro pulando e passando em buracos.

Benicio disse...

Apenas um complemento:

A tira borracha de cerca de 5 mm de espessura que recomendei, não é uma borracha "dura" é uma borracha "esponjosa" que cede bastante.
Com uma borracha "dura" dessa espessura, provavelmente nem se consegue fechar a trava.

Cuidado é necessário para não exercer pressão que exija força excessiva para fechar as travas, correndo o risco de danificá-las.