sexta-feira, 13 de abril de 2012

Borracha de vedação do compartimento do motor

Aproveitando solicitação do amigo Luís Wynns, sobre a borracha do motor, com a imagem rudimentar feita para seu simples entendimento, aproveitei para passar a todos. 
A borracha que existe em volta do motor VW a ar, e existe em todos os carros com esse tipo de motorização, é necessária para a perfeita refrigeração do motor. O principio dessa refrigeração já falei em Tomada de ar GTE Spider - GTS - GTE. A borracha existe para não deixar o ar quente, que é jogado para baixo do motor, após ter passado pelos cilindros, voltar para ao compartimento do motor. Se voltar, a ventoinha irá captar esse ar quente circulante para usar na refrigeração, não refrigerando nada e causando super aquecimento.
Essa borracha vai pressa em um perfil metálico em forma de "U", que por sua vez é fixado na carroceria. Quando colocada dentro do perfil, este é esmagado para fixação da borracha. Por isso é essencial que o chão do compartimento da carroceria esteja no mesmo nível das latas do motor, para que a borracha execute a função de vedação. Motores acima ou abaixo desse nível, se não for conserto de carroceria mal feito, certamente é o chifre que segura o cambio, que está torto, devendo se levado à uma oficina especializada em alinhamento de chassis, para as devidas correções.

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite;

Meu Puma está sem essa vedação. Onde encontro essas peças Sr. Felipe ?
Obrigado !

Alexandre Vigas disse...

No meu caso, encontrei a tal borracha, mas tenho que procurar um perfil de aluminio que caiba bas bordas...

Mamute disse...

Bom dia, como chama essa lata inferior do "chao do motor"? meu puma esta sem, e nem o mecanico sabe o nome para pesquisar na internet. Obrigado.

Felipe Nicoliello disse...

Anonimo,
procure na www.atlasacessorios.com.br ou na Super Clar (11) 5549 2697.

Alexandre,
Antigamente a Super Clar tinha esse perfil original Puma, pois alguns adaptam o do Fusca, mas é mais curto no comprimento, tem que usar mais que um jogo.

Mamute,
Qual lata? Se for aquela que entra as mangueiras do ar quente, é conhecida em motores a ar, como Chapa de proteção da polia do virabrequim.

Anônimo disse...

Bom dia,
Também estou atrás desse perfil de alumínio e não consigo encontrar.
Alguém teria o endereço dessa Super Clar ou outro local onde eu pudesse encontrar/encomendar ?
Gato,
Edson Redivo

Unknown disse...

Bom dia, eu tenho um fusca 69 e esta sem essa bocharra do motor, como eu coloco ela, é preciso retirar o motor ou da pra colocar com o motor no lugar?
desde de ja obrigado.