segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sistema de Registros de Veículos - Tabela Denatran (2)

Já falei sobre o assunto aqui focando mais no caso do GTB sair nos documentos como VW/Puma, pelo motivo da tabela de todos os modelos no Denatran de Brasília estar em ordem alfabética e se o funcionário não sabia que o GTB estava cadastrado com GM/Puma, não achava seu código na lista perto dos VW/Puma. Então colocava o primeiro código e mandava para frente.
Outros casos com Puma VW também aconteceram, principalmente em cidades que não tinham com frequência o registro de Puma. O funcionário pegava a lista e colocava o código de VW/Puma GT e não se preocupava de ver a descrição na nota fiscal do modelo. O proprietário, por sua vez, quando recebia o documento, nem conferia e se conferisse, não reclamava do erro, achando que era assim mesmo. Isso não é impedimento para a conquista da placa preta, mas será se estiver com com a nomenclatura errada, um GTS estar como GTE e vice-versa, ou aquele caso do GTB estar como VW/Puma.
Número de chassis remarcado também não é impedimento para a placa preta, pois são acontecimentos do cotidiano de um automóvel, que para voltar a ficar regular, por algum motivo teve que ser remarcado. Nos Puma isso é comum por causa do apodrecimento do assoalho, muitos trocavam logo o chassis inteiro e em outros casos, o local da numeração ficava corroído apagando parcialmente o número, tendo que ser remarcado.
A sigla Puma GTL a Puma registrou para lançar um veículo, isso é comum os fabricantes fazerem, para segurar o registro e ter certeza do possível lançamento com o nome. Nesse caso era o Puma a ser fabricado para Portugal, com mecânica do VW 1302 com suspensão Mac Pherson, o que não aconteceu.

2 comentários:

Anderson Lira disse...

Pois é Felipe. Meu Puma é um GTE 79 e saiu no documento com GTC. No documento o ano é 79. Portanto acredito que seja um erro de digitação. Muito difícil de consertar hoje e acho que impede a minha placa preta.

Felipe Nicoliello disse...

Anderson,
Dá trabalho mas vc consegue.
Primeiro passo é pedir o certificado de registro para o Rossato, lá vai aparecer o nome certo e data de fabricação. Com ele, anexe cópia da tabela de preços da revista Quatro Rodas, uma de 1979 e outra de 1981, mostrando que em 79 não existia GTC ee na cópia de 81 mostrando que não existia mais GTS.
Depois é só brigar no departamento de Transito da sua cidade.
Aquele meu amigo do GTB S2 que tinha no doc. VW/Puma conseguiu mudar e aqui em SP, aí deve ser muito mais fácil. Qq coisa peça para o Comandante Heriberto vir de Natal e te acompanhar no Detran, não que ele possa fazer algo, mas militar sempre impõe. Já tô arrumando sarna para o Heriberto ...rsrss
"Rossato Masterfibras" ,