terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que pensam disto?

Esse Puma GTS 1975 estava no ML à venda, já foi vendido por 20 mil reais, dica dada pelo Eduardo Nogueira. Uma restauração muito boa, deve ter sido com muito capricho, mas houve mudanças da originalidade. Nada muito que se torne um desrepeito, aí eu pergunto: será que vale a pena gastar dinheiro, e não deve ter sido pouco, para perder a originalidade? Com bem menos dinheiro, esse Puma teria ficado SHOW, se tivesse nos padrões originais e tenho certeza, venderia por muito mais daquilo que foi conseguido.

Vejam o que dizia o anuncio, olhem as imagens e calculem o montante gasto:
-Puma GTS completamente restaurado seguindo critérios profissionais da fibra de vidro.
-Mecânica totalmente reformada
-Motor 100% retificado, agora com 4500km
-Cofre motor e porta-malas com acabamento liso e pintado
-Elétrica totalmente nova
-Parte elétrica preparada para vidros elétricos
-Espelhos elétricos Honda Fit
-Bancos originais estofados com couro legítimo
-Interior acarpetado
-Rodas modelo original em alumínio polido
-Som 600w rms
-Alarme positron
-Pintura poliéster envernizada amarelo girassol . Acabamento muito elogiado e de referência á outras restaurações na cidade.
-Capota tripla conversão construída em FV que permite a retirada parcial (Targa) ou total.
-Capa de papo removível que proteje a parte mais agredida e mais difícil de restaurar nos Pumas.
Guardado na minha garagem sempre com capa de proteção. Só sai em dias de sol.

18 comentários:

Renato Sá disse...

Caro Felipe,
respondo com minha opinião à sua pergunta: "será que vale a pena gastar dinheiro, e não deve ter sido pouco, para perder a originalidade?"
Financeiramente falando, salvo raríssimas exceções, carro antigo não é bom investimento e seria mais corretamente classificado como "despesas com diversão".
Isso vale para o carro restaurado à risca e para o modificado, só variando o tamanho do prejuizo financeiro.

Logo, em se tratando de "despesas com diversão", cada um diverte-se de um jeito. Ter uma Puma SHOW nos padrões de originalidade não diverte a todos e deve ter sido esse o caso do colega aunciante, até porquê ele provavelmente experimentou as duas coisas e optou por modificar.
No meu caso, HOJE (não garanto o futuro) nem sonho em deixar meu Puma original, muito menos faço contas a respeito da venda.

Abraço,
Renato

Marcos Gagliardi disse...

Apesar de ter sido bem feito, não gostei da capota, nem da frente preta. Nesse caso optaria pelo original.

Mazinho Rocha disse...

Restaurar carro antigo não é a melhor maneira ganhar dinheiro. É um mercado restrito em que alguns poucos lucram. Mas o que interessa no final das contas é o prazer de fazer o que se gosta. Se quem transformou esse Puma está satisfeito com o resultado, é o que vale. Eu jamais gastaria meu tempo e dinheiro neste carro se não fosse para traze-lo de volta à originalidade. Mas não posso recriminar o dono dele se isso lhe trouxe prazer e satisfação. Pena eu não estar aqui elogiando a restauração primorosa de mais um Puma, mas este é o meu ponto de vista.
Graaaaaaande abraço!

Comte. disse...

Caro mestre Felipe,
Saudações antigomobilísticas. Já que pedem opinião, deixo aqui minhas condolências, por esse felino mutilado. Gosto não se discute, mas antigomobilismo é lazer, diversão, cultura e preservação do passado. Nem nos meus tempos de " BOY" jamais alterei um item original nos Pumas que já possuí.
Grande abraço.
Heriberto.

Mauricio disse...

Concordo com os Srs. Renato Sá e Mazinho Rocha no tocante à satisfação pessoal do proprietário do veículo.

Também não gastaria tempo, dinheiro e paciência para restaurar um carro se não fosse para deixá-lo em condições de absoluta originalidade. Porém, gosto é gosto e não se discute.

O que particularmente acho condenável são as "pseudo restaurações", nas quais o carro é o resultado de uma "juntada" de peças, sem originalidade e o proprietário anuncia como "pronto para placa preta"

Ricardo Rigon disse...

Não gostei nem um pouco. O carro está com um visual poluído. O gts é um modelo lindo, não precisa tirar nem acrescentar nada! Apenas deixe como saiu de fábrica que está ótimo.

Cada um faz o que quer no seu carro... mas e na hora de vender? Tá aí..

Marcio Cardoso disse...

Para mim o que vale é o desejo.

Meu puma 1969 o produto nº 221 estou reformando, desde dezembro ate o fim de outubro estara rodando, queria eu poder coloca-lo todo original, mas diante da dificuldade financeira e de arranjar peças vai ficar "reformado", um sonho de criança sempre vi puam e pensava um dia vou comprar um, hoje tenho e nao vendo, vendi um gol 2009/2010 para terminar de reforma-lo, minha esposa acha que estou maluco, ai falei para ela: GOL EU COMPRO OUTRA NA HORA QUE QUIZER E PUMA?
quer ver minha PAIXAO pagina do orkut - MARCIO A C.
vcs podem falar o que quizer mas tenho um puma quase original.

GOSTO NAO SE DISCUTE, E SONHOS QUEM PUDER REALIZA-LOS, ai sim encontra a felicidade
Marcio - Lajinha - MG

Luby disse...

Gosto,politica e religião aprendi ao longo da vida que são coisas que não se descutem, no maximo pode-se trocar ideias mas que estes e outros tipo de adptações,modificações tuning etc. em carros antigos é jogar dinheiro fora pra mim é ...

smarca disse...

Bem, de maneira geral não tenho muito a acrescentar.

Mas, sim, carro antigo é, como bem definiram, diversão e despesa.

Particularmente eu tenho um GTS 78 em condições de quase total originalidade. Mas confesso que se esse não fosse meu objetivo eu melhoraria meu carrinho em alguns itens apenas para me sentir mais confortável dentro dele e, acima de tudo, para que ele tivesse um comportamento dinâmico mais atualizado, afinal estamos falando de uma plataforma de, acho, uns 70 anos.

Modificaria a suspensão dianteira (principalmente) por uma McPherson, a traseira por um sistema que mantivesse a cambagem neutra em oscilações da carroceria (Variant II), modificaria o sistema de direção do atual pinhão e cremalheira, muito ultrapassado por um mais moderno e até mesmo um motor boxer Subaru acoplado em uma caixa de câmbio de 5 marchas, tudo isso aliado a um visual externo totalmente original, se fosse possível do ponto de vista financeiro.

Mas acima de tudo eu gostaria de repetir o que sempre digo: apesar de possuir um Puma normalmente elogiado pelas pessoas, apesar de mante-lo sempre limpo e bem cuidado, eu não dou a mínima para o carrinho. O que eu curto mesmo são os amigos que fiz e sigo fazendo através dele. Isso sim não tem preço!

Carro é carro e somente um carro, seja novo, velho ou antigo. Seja um Puma ou um Ferrari GTO 250. É só um monte de peças, metal, fibra, borracha, plástico e mais algumas porcarias. Jamais será alguém, um amigo.

Por isso comentei lá embaixo que não achava legal críticas não construtivas e pejorativas a um Puma pois a pessoa que está dentro dele, não importa o que tenha feito com o carrinho, sempre será maior que o próprio carrinho.

Já disse uma vez no passado e repito agora que considero colecionadores de automóveis antigos, antigomobilistas ou seja lá outro nome, como uma sub-espécie da raça humana (tal como outras, políticos por exemplo) que são capazes de perder um amigo em troca de uma merdinha de peça antiga e rara.

Sobre esse Puma, não faria um assim para mim, mas se o dono dele cruzar em meu caminho, gostaria muito de conhece-lo e tomar umas com ele, se for boa gente.

Apenas abomino também os malandros de plantão em sites como o ML anunciando mentiras a incautos.

Essa é minha opinião, já que foi pedida.

luis wynns disse...

capa protetora do papo, essa eu nunca ouvi falar, eu mesmo estou restaurando um gte 77 na garagem de minha casa, mesmo não gastando com mão de obra, a brincadeira sai bem cara, ai vai do gosto de cada um, mesmo não gostando de modificações, admiro um bom trabalho, e parece que esse é um desses casos

luis wynns disse...

vendo o video agora, percebi que esse carro tem vincos, bem definidos, e a capota ate que e legal, não que tenha ficado bonita, os detales amarelos do interior, talves tenha sido a parte pior, mais reintero, tudo muito bem feito

walter ramos disse...

Deixo no ar duas afirmações: (concordem ou não !)

1. Quem tem um bem antigo , carro ou qualquer outro objeto , deve ser por duas razões basicas , ou seja , pq gosta ou adquiriu e não se desfez mais .
2. No caso de um carro , qual a finalidade de reforma-lo?
Penso que seja para conserva-lo .
Qual o "T" de modernizar o antigo ?
Compre logo , o moderno . Pronto.
Assim vc estará up to date e não necessitará de nenhum upgrade .

Dito isto, não sei qual foi a intenção do dono do carro. Muito menos a de quem comprou, se ele foi de fato vendido .

Mas , nesse espaço , olhamos e valorizamos o belo , vestido com sua naturalidade e sua autenticidade da melhor maneira que possa ser . Por isso nossas reações !

Walter

Fernando Portilho disse...

A filmagem e as fotos mostram um carro muito bem trabalhado, fibra lisa e acabamentos bem feitos.
O restante é uma questão de gosto.
Eu particularmente não faria desta forma.
O Sandro foi muito feliz quando abordou o assunto sobre as modificações feitas para realizar ou satisfazer um sonho. Originais ou não, o trabalho é duro, e os gastos são altos.
-"Sempre que houver algo à venda, haverá alguém que queira compra-lo"

Felipe Nicoliello disse...

Parabéns a todos que comentaram, vocês mostraram maturidade e conhecimento.
É bom vermos o ponto de vista de cada um, assim formamos uma opinião.
Claro que as aberrações, modificações sem critérios temos que abominar, mas outras como essa é bom sabermos como cada um pensa.
Mas independente da intenção do dono desse Puma, o que eu quis mostrar é que quem entra nessa para ganhar dinheiro ou acha que antigo é investimento, na maioria das vezes vai se dar mal.

Em especial ao Sandro:
Modificação em suspensão é a parte mais complexa de um automóvel, não é simples como muitos pensam. A Lobini gastou uma fabula e tempo para acertar a suspensão do seu modelo, com técnicos e engenheiro do estrangeiro. Meu amigo Carlos, juntos nas loucuras de carros desde meninos, teve a brilhante ideia de construir uma suspensão bem mais moderna e de fácil manutenção, para ser colocada em Fuscas, mas principalmente em Buggys, visando um mercado carente, porque não existem mais suspensão de Fuscas novas e as recondicionadas não aturam tempo suficiente no fora de estrada. Ele está em fase final do desenvolvimento para começar a fabricação, mas eu sei bem o quanto ele sofreu até aqui e ainda não tem certeza absoluta se conseguirá viabilizar a fabricação.

Em tempo 1, o chassis de Fusca tem 76 anos.
Em tempo 2, Sou de fazer muitos amigos, sempre privilegiei isso desde a infância, mas eu dou a mínima e mais um pouco pelas minhas paixões automobilisticas, certos tipos de carros mexem com meu sentimento e muito.

smarca disse...

Legal Felipe!

Tem onde eu ver alguma coisa dessa suspensão do seu amigo Carlos, algum site, alguma foto, algo assim?

Pois fiquei realmente curioso.

E que tal esse buggy?

http://bestcars.uol.com.br/un13/361-volkswagen-buggy-up-frankfurt.htm

Fernando Portilho disse...

"Em tempo 2, Sou de fazer muitos amigos, sempre privilegiei isso desde a infância,"
Felipe, isto é uma verdade incontestável, desde o nosso primeiro contato você deixou isto muito claro, mesmo sem nos conhecermos pessoalmente, a sensação é de que somos amigos desde a infância.
Tenha a certeza que seus amigos torcem por você, a exemplo disso, a marca de um milhão de acessos ao Blog trouxe a vibração de todos.
Abraço, Fernando Portilho

Anônimo disse...

Não entendo como alguém modifica o que é belo e ainda acha que fez melhor que o criador; lamentável, acho que era fã da novela "O Cafona".

Rogerio disse...

Caros amigos,
Fiquei muito surpreso ao achar neste blog essa postagem sobre o Puma que foi meu por uns anos e totalmente restaurado por mim.
Parabéns a todos os comentários respeitosos e opiniões consistentes.
Sou empresário profissional na área de fiberglass e fiz todo o trabalho nas minhas horas de folga (muitas).Muito foi comentado sobre esse carro e suas modificações nos tempos da comunidade do Orkut. Algumas dessas modificações até eu mesmo repensaria hoje. Mas o que nunca foi questionado, foi a qualidade e o esmero com que o trabalho foi feito, garantindo elogios constantes até hoje com seu novo proprietário. Quanto a questão do "gasto enorme", fico feliz em dizer que partindo do valor inicial de R$980 (uma tv 29" em troca) que paguei por ele, ter vendido por R$20mil, valor razoável na época, deixou-me com uma boa grana sobrando. È claro que isso se deve ao fato de eu ter feito toda a parte de construção e reforma em FV, caso contrário o preju teria sido dolorido. Para mim restauração só tem graça e méritos se eu mesmo fizer o trabalho ou maior parte dele. Abraço a todos!