quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lanternas Traseiras GTE 1973 a 1976 1a. série - Posição

Surgiu uma dúvida nos comentários da matéria Eventos-Estação da Luz (publicação anterior), quando a posição das lanternas do Puma GTE 1973. Pelas fotos ali publicadas não podemos ter absoluta certeza, o Maurício e Luby desconfiaram e com razão. Então recorri as fotografias enviadas pelo meu amigo Marcos Gagliardi, que por sinal tinha uma exatamente de traseira, como podemos comparar as imagens do GGT com a posição das lanternas originais e o GTE 1973 que estava no evento.
Podemos notar que elas estão mais ao centro do Puma e um pouquinho mais abaixo, isso acaba diminuindo visualmente a traseira. Portanto é sempre bom verificar esse pequeno detalhe para não comprometer o carro.

8 comentários:

Fernando Portilho disse...

Olá Felipe,
Sempre achei que faltava referência para a colocação das lanternas apenas nos 68/69.
Ainda bem que temos um MESTRE para nos orientar.

JPMarchina disse...

Grande Felipe,
Eu só fico pensando por que a lanterna está tão fora, refizeram a trazeira ou pode ser pelo fato de ser artesanal e por isso ocorriam diferenças?
abç

Mazinho Rocha disse...

Felipe, além das lanternas a posição da placa também tem que ser revista. Como as placas amarelas eram maiores a furação original era mais alta.

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Fernando.

Marchina,
Artesanal em comparação as montadoras automatizadas, mas na verdade o Puma obedecia um critério de produção, com moldes e ferramental que garantiam a qualidade e dimensões do produto.
As vezes existem diferenças milimétricas entre os Puma, devido a fibra de vidro, que sofre um processo de cura que depende da temperatura ambiente, além da dilatação do material ser diferente de outros materiais utilizados pela indústria automobilística, como o aço e o alumínio.
As grandes montadoras não se debandaram para fibra de vidro por esses problemas e por ser limitado o n° de produção mensal, por causa do tempo de cura da fibra. Se não fosse isso, o custo eles dariam um jeito de resolver, porque a fibra traz muitos benefícios, criação do desenho em peça única, leveza, durabilidade e fácil manutenção.

Mauricio disse...

Bom dia, Felipe.
Obrigado pelos esclarecimentos. Gostaria de verificar se seria possível disponibilizar um gabarito, em formato pdf (para evitar modificações no arquivo e permitir impressões sem distorções), para que os restauradores possam localizar corretamente as lanternas do Puma. Assim, não seria necessário recorrer a um veículo de referência para retirada das medidas.
O interessado faria um "download"; imprimiria o gabarito e faria as marcações na carroceria.
Acredito que ajudaria bastante quem deseja restaurar seu carro e garantiria a uniformidade dos veículos.
Se possível, também seriam muito úteis gabaritos (também em pdf) para execução da curvatura do friso dianteiro do capô dos Puma de 68 a 72 e para localização das maçanetas.
Atenciosamente,
Mauricio

JPMarchina disse...

Oi, Felipe,
obrigado pelas explicações, tem gente que não entende que fica dizendo, qdo constatamos grandes defeitos, que é pos causa do ''artesanal'', uma forma de tentar esconder acidentes e/ou serviços mal feitos. abçs

Felipe Nicoliello disse...

Marchina,
A culpa é sempre dos outros.

Maurício,
Isso seria ótimo, agora quem vai fazer? Posso tirar o molde em papelão e o resto? Passar para a forma digital e que saia exatamente igual?

Felipe Nicoliello disse...

Mazinho, ô Mazinho,
Duas vezes respondi e não falei com vc. Hoje em dia com as placas padrão (enormes) é um problema, mas com as placas anteriores, não tinha crise, meu Puma não mudei a furação.