sexta-feira, 15 de julho de 2011

Projeto Puma P-09 (2)

Já falamos do Projeto Puma P-09 aqui. Agora com novas imagens cedidas pelo meu amigo Paulo Sérgio, o PS, que foi projetista da Puma, nos conta um pouco da história Puma.
"Esse projeto foi esquecido em meados de 1974, em razão do Mini-Puma que tinha data para ir ao Salão do Automóvel de 1974.
Os desenhos do P-09 eram do Pedro Caraciollo e após a saída dele, sabendo que o Ronaldo (engenheiro-chefe) não aprovava muito a operação de corte e encurtamento de chassis, propus a ele fazer uns desenhos do P-09, com distância entre eixos original e configuração 2 + 2.
É isso que propõe este desenho que está aqui.
Um abraço. Paulo Sérgio"

10 comentários:

Anônimo disse...

Mestre PS,

- "Iria ficar melhor q/aquela pioneira... Ferrari 2+2!"

Abçs,
Ronaldo

Anônimo disse...

Isso tb comprova a pronta chegada do PS à PUMA (eu cheguei em fins de 73) e:

- "...a brevidade do Pedrão na PUMA!"

(Ronaldo)

Helena disse...

legal esse projeto, aqui em americana tem uma oficina especializada em restauração de Pumas, dei uma passada la mês passado, é bem legal o trabalho deles.

abraço Felipe;
Helena.

smarca disse...

Helena, um convite para você e seus pais em Campinas, bem perto de Americana...

Todos os sábados à tardezinha, num ambiente familiar, pois nossas mulheres e, eventualmente, filhos e filhas (tenho duas filhas com 14 e 17) nos encontramos no Parque Taquaral em frente à entrada da Concha Acústica onde tem também o Glutão Lanches.

Agora no inverno o número é menor pois assim que o Sol se pôe esfria rapidamente, mas em outras épocas do ano não é tão incomum um grande grupo ficar jogando conversa fora, homens e mulheres, até mais tarde.

Venham qualquer sábado e avisem que eu e minha mulher fazemos questão de recebe-los por lá e apresentar-lhes nossos amigos.

Para isso escreva para o e-mail do Felipe disponível neste blog e ele lhe passa o meu e-mail e de outros aqui de Campinas.

Assim como o Felipe, se precisar de ajuda para comprar seu Puma, e vai precisar haja visto detalhes importantes e mais caros de se restaurar e vendedores nem sempre tão honestos, estou à disposição também.

A propósito, estamos saindo daqui a pouco para Jaguariúna onde haverá um encontro de carros antigos no Centro Cultural. Haverá amanhã também. Acho que levarei a máquina fotográfica e depois envio alguma coisa para você Felipe. Ou talvez a filmadora, juntando partes para um outro clipe pouco a pouco ao longo do tempo, mas que também fotografa, não tão bem, mas faz.

Helena disse...

assim que der eu vou sim, mais aviso antes ook? sou nova no assunto, e vou precisar de ajuda sim. obrigada *-*

smarca disse...

Ai! Me esqueci de tirar fotos em Jaguariúna e acabo de retornar.

Fica pra próxima Felipe, sorry!

Walmir/ACAA/Alfenas disse...

Felipe,

Pelo que parece, este não é o desenho do GT Malzoni fabricado na década de 80? Aqui temos um GT Malzoni conversível guardado por "quase" colecionador cuja carroceria o próprio idealizador desconhece pois estava em projeto pelo comprador da empresa na época. A frente é bem parecida.

Um abraço,

Walmir

Fernando disse...

Muito parecido com o Adamo GTM de 1976, será que ele viu este projeto?

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo,
Concordo plenamente, apenas na motorização que ficaria a desejar. Mas no Brasil em 1974 as opções ainda eram poucas de motor moderno.

Helena, abraço tb.

Sandro, obrigado por me ajudar.

Walmir,
Para resolver de uma vez por todos essa questão levantada por você, que ouço bastante, publiquei a matéria sobre o Malzoni GTM, posterior ao P-09 e que talvez tenha influenciado o Kiko, talvez, acredito mais na hipótese do Maserati.

Fernando,
O Adamo GTM foi lançado no Salão de 1978, veja aqui http://www.pumaclassic.com.br/2011/06/reportagens-quatro-rodas-salao-1978.html
Até então a Adamo fabricava aquele modelo com duplo faróis pequenos na dianteira e traseira lembrando a Ferrari Dino.

No final dos anos 60, alguns estúdios vinham esboçando protótipos com frente em cunha e faróis embutidos. Esse estilo de desenho da dianteira apresentado pelo Ferrari 356 GTC/4 em 1970 e seguido pelo Maserati Khamsin mostrado por Bertone em 1972 no Salão de Turim, se tornou quase um padrão para os esportivos a seguir.

Anônimo disse...

Felipe,
Ainda hoje deve ser um suplício andar com uma dura Ferrari por aqui.

Nos anos 70, pior ainda.

Imagina viajar pela BR 101 em obras?

(Ronaldo)