quinta-feira, 21 de julho de 2011

Borracha do Capô GT, GTE, GTE Spider, GTS, GTI, GTC

A borracha de vedação do capô dianteiro Puma é colocada na carroceria, somente encaixada no friso de fibra de vidro desde o primeiro Puma GT com motorização VW.
Nos modelos GTE, GTE Spider e GTS até 1976 1a. série, a fórmula continua a mesma, porém a borracha é mais espessa, sendo utilizada a mesma da linha VW (Brasília). Essas borrachas são vendidas na Atlas Acessórios.
Notem que no capô desse modelo NÃO vai nenhum tipo de borracha...
... Sendo encaixada no vinco ou friso de alumínio existente no compartimento do porta-malas, pois a borracha da linha VW tem uma parte metálica injetada que dá pressão para ficar fixa.
Muito cuidado na escolha da borracha, porque se for somente uma borracha em "u", ela não fará a vedação necessária, não fará as curvas direito, além de não ficarem fixas, mesmo que coladas, como mostra a imagem abaixo.
Nos modelos a partir de 1976 2a. série (GTE, GTS, GTI, GTC), a borracha passa a ser outra, macia de perfil quadrado, sem metal e colada no capô dianteiro. Na carroceria em torno do compartimento do porta-malas NÃO vai nada de vedação, como mostra a foto abaixo.
Detalhe importante a ser seguido quando da restauração de um Puma, isolar a faixa onde será colada a borracha antes de qualquer tipo de aplicação de acabamento, para uma perfeita fixação.
A borracha é a mesma utilizada nas portas laterais da Kombi antiga (portas de abrir), detalhes vistos na imagem abaixo com as respectivas medidas. A parte que deve ser colada na fibra do capô é o lado maior.
Para o capô traseiro já falamos aqui sobre o acabamento que segura a borracha dos modelos até 1976 1a. série, e nessa publicação vemos a fina borracha em "u" que contorna o capô traseiro de todos os modelos "tubarão" ou conversível até o ano citado. Nos modelos posteriores a 1976 2a. série não utiliza nenhum tipo de borracha no capô ou compartimento do motor, como pode ser visto na matéria Soleiras do motor.

14 comentários:

Luis Wiener disse...

Mais uma vez um verdadeiro "VADE-MECUM".
Parabéns e obrigado!

Anônimo disse...

Felipe,

Esta borracha? como compro? é de algum outro carro?

Deni Marinho

Anônimo disse...

Felipe,

Minha GTE é 77 modelo 78... a maçaneta correta é a "patinha", certo?

Está instalada uma quadrada de
ALFA Romeo. Em qual ano a Puma começou a usar esta de ALFA?

Deni Marinho

smarca disse...

Felipe, na segunda foto, por acaso um Puma Bege Alabrasto (seria o seu?) o que é aquela peça que na foto aparece entre o bocal do tanque de gasolina e o reservatório de água do esguichador que parece um tipo de regulador de gaz?

Felipe Nicoliello disse...

Luís, obrigado.

Deni, escreva ou ligue para a Atlas (11) 3331 7771 ou 3331 7071 e peça a borracha para o capô citando o ano e realçando ser a borracha colada.
A maçaneta de seu Puma é a patinha, que vc pode encontrar na www.skillemblemas.com.br, já as maçanetas de Alfa só vieram no GTI e GTC em 1980, como modelo 1981.

Faço o jabá dessa turma de graça, mas tb Serginho e Marçola me ajudam quando preciso de peças, pego sem pagar qualquer peça... dentro da loja. Para sair com elas tenho que deixar meus trocados!

Sandro,
É sim meu Puma, quando o Fernando De Gennaro fotografou para o site dele.
Quase que vc acertou, vou colocar no quebra-cabeça, o que acha? Claro que um Puma excepcional em originalidade, para ficar perfeito tem que ter o kit gás, ainda mais pela quilometragem diária que eu faço, não tem bolso que aguente só na gasolina...

Sergio Tempo disse...

Pô Sandro, vc ficou loiro?? aquele ¨regulador de gas" é chamado entre os "leigos" de buzina Fiam Italiana para 2 cornetas, capiche??
hehehehe
ABS

smarca disse...

Hahaha, desculpe a falha ... uma Fiamm 2 cornetas!

Felipe Nicoliello disse...

Serginho desmanche prazer, tinha que contar!
Eu ia aproveitar e gozar o Sandro até em Joá... Ou quem sabe até em Tupy!!!!

Hélcio disse...

Felipe,

a borracha do capô traseiro da tubarão é colada?!?! Não rola um passo a passo da fixação dela não? Sempre achei que fosse de encaixe, como no capô dianteiro.

abs,
Hélcio.

Helcio disse...

Opa...viajei na maionese! Desconsidere o post anterior.

abraços,
Hélcio.

Felipe Nicoliello disse...

Está lá Hélcio, clique no "aqui" que verá a matéria a respeito do assunto.

Felipe Nicoliello disse...

Não tinha citado na matéria que a borracha do capô do Puma de 1976 2a. série em diante era a mesma da porta lateral das Kombi até 97, antes da porta de correr.
Já coloquei foto e expliquei a pedido do meu amigo Flavio do RS.

Anônimo disse...

estou na duvida de qual borracha eu compro pra minha GTC 81, no site da Atlas eu achei "Borrachas de Portas do Meio da Kombi até 97"
pode confirmar se é essa?

Anônimo disse...

estou na duvida sobre a borracha pro capo da minha gtc 81.
no site da atlas eu achei "Borrachas de Portas do Meio da Kombi até 97."
pode confirmar se é essa?