sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Maçanetas externas Puma 1967 a 1972 (2)

Já falei anteriormente sobre o assunto aqui. Volto a comentar devido a extinção, se assim podemos chamar, das maçanetas equipavam os modelos Puma GT DKW 1967; GT VW 1968 a 1970; GTE 1970 a 1972 e GTE Spyder 1971 a 1972. Eram as mesmas utilizadas no DKW Fissore, que teve a produção entre 1964 a 1966. Como o último automóvel fabricado com essas maçanetas são de 1972, acabaram se tornando raras no século 21. Por isso muitos colocavam as maçanetas do VW SP2, fabricado entre 1972 a 1976, que coincidentemente eram muito parecidas com as do Puma, aí entra o dito popular: "Quem não tem cão caça como gato". Só que até essas estão sumidas, apesar de ter sido equipada em mais de dez mil VW SP2.
Vamos a análise. A maçaneta do Fissore são as de cima e do SP2 as de baixo de cada foto. Na maçaneta do lado do motorista a chave ficava à esquerda no Fissore e à direita no SP2. Além de uma ser mais comprida que a outra...
... Assim como mais espessa no SP2.
No lado do passageiro, a do Fissore não tinha abertura pela chave, já no SP2 tinha em lado invertido com a do motorista, ficando mais parecida com a do Fissore/motorista.
Aqui podemos notar a diferença da espessura, que no Fissore o "degrau" e levemente quebrado pelos frisado maior.
Até que se consiga replicar essas maçanetas, nossos amigos irão perder mais alguns cabelos. Alguns tentaram a fabricação, mas o problema está no material utilizado, que deve ser Zamaq puro para não quebrar e como as empresas que vendem esse material, só comercializam grandes quantidades, continuaremos sem maçanetas.

10 comentários:

De Gennaro Motors disse...

Amigo

Fiquei um tempo sumido mas agora estou de volta. Por causa do trabalho as coisas estão muito corridas, mas as vezes reservo um tempinho para o blog.

Vejam as novidades nele:

www.degennaromotors.blogspot.com

Um abraço, Fernando Gennaro

Luby disse...

Excelente material Felipe, peça dificil de se enconta, mosca branca de olhos azuis como dizem por ai....

Luby disse...

Andaram tentando fazer uma replica aqui no Rio mas segundo informações que tive estava dando muito problema tanto que pelo que me consta pararam de fazer ....

Fernando Portilho disse...

O Marco da Skill Emblemas, está desenvolvendo este projeto há algum tempo, segundo ele a peça está em fase final de testes.
O Marco pode até ser demorado, mas, quando o produto é colocado a venda, não deixa dúvidas.
Por outro lado, não temos outra opção é aguardar ou aguardar.
Abraço, Fernando.

Luby disse...

Vamos torcer para ele ter sucesso na empreitada..

Fernando disse...

Tb estou no aguardo desta leva da Skill...

Felipe Nicoliello disse...

Luby,
O problema das maçanetas do João dos Pumas era esse, fabricar com Zamaq recuperado, ela quebra mesmo.
Fernando,
Quando vendi minhas maçanetas em 2005 foi acreditando na promessa do Marco, e até hoje nada. O problema dele é conseguir uma pequena quantidade de Zamaq puro para essa fabricação. E você não quis aquelas que estavam a venda, porque ainda tinha que recuperar... Hoje tem o Paiva no Rio, com dois Puma prontos (68 e 71) sem maçanetas.

Fernando Portilho disse...

Felipe, o problema de se recuperar uma peça destas, é com quem!!?
As que estavam no mercado livre estavam bastante danificadas.
Qual era a fonte para os Fissores?
Será que fora do país não se encontra esta maçaneta?
Não pretendo colocar as do SP II.
Você tem acompanhado o cuidado com que estamos fazendo O GT 69. Não será na maçaneta que vamos descuidar.
Abraço, Fernando.

Felipe Nicoliello disse...

Fernando,
Aqui em SP tem as pessoas certas para cada etapa que deixariam essas maçanetas novas, claro que eu o ajudaria.
O Fissore foi fabricado apenas no Brasil, o projeto é do Estúdio Fissore e fabricado pela Vemag. O Lettry me falava: " - A culpa de terem fabricado o Fissore foi minha." Ele não gostava do carro. Qq hora conta a história toda.
Claro que seu Puma não merece as maçanetas do SP2, mas quando vc despediçou aquela chance fiquei preocupado, porque sei bem como anda o mercado de peças antigas, principalmente dos nossos carros.

Luby disse...

Pior que nem o João tem mais, mas não podemos desistir não, qualquer hora aparece alguma à venda, a mesma coisa são as tais das soleiras de aluminio das portas e da tampa do motor e as lanternas rossi tb são itens complicados de serem encontrados.