sexta-feira, 25 de junho de 2010

GTE 1970 - The First

Um dos primeiros Puma GTE, feito para o mercado externo, exposto no Salão de New York em abril de 1970. Aproveitando sua estada nos Estados Unidos, esse Puma foi submetido ao departamento de trânsito, para aprovação de sua entrada no país. O Puma já foi com as lanternas laterais de sinalização, uma exigência do órgão americano, mas as lanternas dianteiras não foram aprovadas por serem pequenas demais, sendo substituídas pelas retangulares, que vieram a equipar todos os Puma 71 e 72. As lanternas traseiras desse carro eram retangulares, mas um pouco menor que as lanternas Rossi que se tornaram padrão.

4 comentários:

Dario Faria disse...

Olá Felipe.
Veja que este modelo possui uma faixa GT transversal na cor vermelho grená que cruza o teto, espelho lateral estilo monza esportivo embora esteja montado um tanto a frente o que deve dificultar a visão do motorista,e a côr do carro azul metálica poderia ser a mesma dos Chrysler Esplanada e é muito bonita, quanto a pequena lanterna redonda de seta na lateral do para-lama dianteiro seria de origem de algum Alfa? E as rodas são tijolinho em um tom cinza graffite ou talvez preto e os pneus tem o nome do fabricante pintado e esta mania deve ter partido da Formula 1 e até hoje é adotada por alguns fabricantes americanos.
Dario Faria

Leo Gaúcho disse...

Dario, boa pergunta:de qual carro eram estas setas pequenas do 1970?Dos 71 em diante vc at´já teve um post aqui Felipe, mas dos da linha 70 não.Este modelo, da foto, azul com faixa grená é o mesmo que aparece em um prospecto da fabrica?

gabriel disse...

Felipe esta setinhas não eram do alfa romeo. carro que na epoca que eu tinha meus 15 anos falava para meu irmão, um dia eu gostaria de ter um carro desses. e ele dizia que nada, carro bom é o landau. e eu dizia o alfa é mais carro mais bonito mais avançado e aquele acabamento em couro caramelo eu achava lindo.

Felipe Nicoliello disse...

Dario,
Certamente essa cor é o azul do Esplanada.
A lanterna não era dos Alfa Romeo GTV, Giulia ou Berlina, nesses eram redondas totalmente e maiores. Já a que está no Puma ela é redonda nas extremidades laterais e retas nas partes superior e inferior. Nos FNM 2000 e Alfa 2300 eram retangulares e nos JK uma espécie de trapézio. Não sei aonde foram arrumá-las, como também a retangular traseira, um pouco menor que as Rossi originais.
As rodas eram pintadas de grafite.
Já os pneus recém lançados Pirelli Cinturato radiais vinham com a marca em amarelo para diferenciar dos pneus diagonais. Era o máximo em pneus.
Léo,
Essa lanterna pouco importa, porque só teve nesse carro, sendo reprovada e substituída pela retangular Rossi.
Sim, é o mesmo Puma que aparece no prospecto da fabrica para o mercado europeu.
Gabriel,
Concordo com você, Alfa era muito mais que qualquer outro carro na época, porque além do que citou, andava prá caramba, curvas era com ele mesmo, bem ao contrário dos modelos americanos, que só andavam muito nas retas.