terça-feira, 29 de julho de 2008

O esquecido Espelho Puma

No final dos anos 70, a onda dos espelhos do lado do passageiro tomou conta do mundo. Até então, de uso somente para veículos de carga, onde o espelho interno não tinha muita função, o espelho do lado direito veio para ficar definitivamente nos automóveis. Em função das vias expressas das grandes cidades, com multiplas pistas, esse espelho veio para ajudar em muito, a mudança de faixa sem desviar a atenção na condução rápida.
O novo modelo de GTE/GTS lançado pela Puma em 1979, trazia algumas novidades, como novos espelhos, volante, painel e detalhes dos frisos e cromados em preto fosco, seguindo uma tendência mundial. As rodas também mudaram o desenho, mas isso é outro capítulo.
Os espelhos adotados pela Puma, eram fabricados pela Metagal, de plásticos, mais conhecidos como "raquetes". O desenho baseava-se nos espelhos adotados pela Porsche nos 911, tinham ampla visão, mas sofriam com um grave problema de alterar a posição em velocidades altas.
Muito se usou não apenas em Puma, mas também em quase todo o tipo de veículo fora-de-série e em adaptações nos carros de série. Nos modelos Puma GTE, GTS e GTB S2, esses espelhos perduraram até final de 1982.
Hoje em dia são raros os modelos que ainda ostentam o espelho original como esse GTE 1979 verde das fotos.
O GTB S2 lançado em 1979, vinha com esses espelhos, porém com o suporte lateral. Eram os que mais reclamavam do fechamento dos espelhos em altas velocidades.

Nenhum comentário: