terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Escapamento Puma VW (3)

O escapamento esportivo e exclusivo do Puma nasceu em 1968 junto com o modelo Puma GT 1500 (VW), assim como a dupla carburação. Esse escapamento nada tem a ver com os atuais Kadron, suas curvaturas e localização do abafador eram diferentes, como mostra a foto abaixo.
Esse modelo de escapamento vigorou por muitos anos na linha de montagem. Os modelos que estão nessa linha são os GTS e alguns GTE (tubarão) em começo de 1974.
E podemos perceber claramente a forma do escapamento instalados nos Puma naquela época.
O projeto desse escapamento foi revisado em 1974, como mostra a planta, com detalhes das curvaturas e por dentro do abafador. Esse projeto deve estar em posse do Puma Club do Brasil.
Somente a partir de 1976 começou o novo escapamento que todos conhecem como Kadron.
Com a notícia da volta da fabricação do escapamento Kadron, muita gente ficou feliz e agora eu azedo o leite das crianças... Minha função aqui é informar e infelizmente a informação correta é essa. Mas não sou adepto de extremismos e certos preciosismos. Vamos raciocinar: mandar fazer um escapamento igual a esse é plenamente possível. Quanto vai custar? Os olhos da cara. Ele instalado não mudará em nada o visual do Puma e seu ronco será igual ao Kadron, afinal os dois tem a mesma concepção, havendo a mudança apenas na localização do abafador e ajustes das curvas para tal. Lembro bem em 1974, quando meus vizinhos chegavam em casa, dois jovens cada um com seu Puma Tubarão novinhos. Não precisa vê-los chegando, apenas ouvia o ronco do motor, pois a sonoridade é inconfundível.
Conclusão, para ficar escondido e com o mesmo ronco característico do Puma, o atual Kadron satisfaz muito bem. Importante é ter o Kadron de volta, isso sim.

11 comentários:

Dr. JMM disse...

Concordo plenamente com a mamãe noel. o que importa é o barulho.

walter ramos disse...

Tambem concordo com o JM.
O ronco do PUMA é um dos caracteres do seu DNA .
A mudança na modelagem do escapamento que foi introduzida em 1976 não causou grandes impactos no
carro.
Para nós, o importante é ter o componente de substituição disponivel, mantendo aquela sonoridade tão marcante e inconfundivel.

Walter

Luby disse...

Mas pelo que me consta o escapamento tipo kadron nunca parou de ser fabricado ( vanzine etc..)pois inclusive são muito usados pelo pessoal que tem fusca e este tipo de escapamento virou um icone para motores vw a ar normalmente é a primeira coisa que quem compra um fusca e quer melhorar um pouco o desempenho faz é colocar um escape de puma ou seja um kadron de puma, não importa de que marca seja fabricado e temos uns bons e outros ruins..

alvimcardoso@hotmail.com disse...

Com muita dificuldade eu consegui um "vanzine", para o meu felino 1969, ano passado e concordo com Luby na questão de "nunca deixaram de fabricar", mas a minha intervençao e na questão de peças,
ESTA SEMANA CONSEGUI AS MAÇANETAS INTERNAS DAS PORTAS E EM CONVERSA COM POR TELEFONE COM FELIPE E GLOSMAM DO SITE " dkwpecas.com.br " ME INFORMARAM QUE ANO QUE VEM ELES JA TERÃO AS MAÇANETAS EXTERNAS ORIGINAL DA PORTA DO FISSORE, ai Felipe as joias estão voltando!

gabriel disse...

Noticias Felizes


Hoje tive a grata surpresa ao ver num canal de televisão local aqui em joão pessoa um comercial de uma rede de oticas que se não me engano é a maior do pais de acordo com uma materia da revista veja onde apareçe uma puma gts com um jovem a dirigindo e fazendo o comercial de oculos de sol. o modelo usado pareçe ser uma 79/80 vermelha não deu para ver direito, mais é a nossa pequena atrevida botando as suas garras de fora mais uma vez.

F250GTO disse...

Vou apenas dar um simples palpite.
A substituição dos escapes em 1976 muito provavelmente se deu por questões de superaquecimento, visto que na posição em que o "charuto" se encontrava (vide foto 1)com certeza aquecia (e muito) o painel traseiro de fibra dos felinos.
Ao afastar a peça da carroceria usando o espaço longitudinal do lado direito do motor, com certeza esse problema desapareceu.
Como alguem já disse aí em cima, esse escapamento foi (e continua sendo) usado em varios carros que utilizam o nosso amado boxer 1.6 à vento.
A noticia do retorno da fabricação desse escape, vai ser festejada por muitos, principalmente pelos donos de MP Lafer, pois tambem é o escapamento original das "baratinhas".
Romeu.

Ricardo Augusto disse...

Hoje ao acessar o pumaclassic tive uma surpresa, site mobile. Parabéns. Eu que só acesso de smartfones fiquei muito feliz.

Luby disse...

otima noticia esta da fabricação das maçanetas do fissore, tomara que a coisa ande mesmo..

Luis Wiener disse...

Que ótimo, mas se disseram não consegui ler...quanto custa??

Unknown disse...

Oi pessoas! Muito legal o projeto original da surdina puma!! Eu consigo produzir esse cano sem problema algum... Teriam muitos interessados? Eu consigo fazer ele em inox ou aço carbono... Sou aficcionado por motores a ar.. Tenho um fusca 1800 onde eu mesmo fiz a receita... Resultado impressionou até mecânicos...

Unknown disse...

Oi pessoas! Muito legal o projeto original da surdina puma!! Eu consigo produzir esse cano sem problema algum... Teriam muitos interessados? Eu consigo fazer ele em inox ou aço carbono... Sou aficcionado por motores a ar.. Tenho um fusca 1800 onde eu mesmo fiz a receita... Resultado impressionou até mecânicos...