sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Passo a Passo - Som para Puma Conversível

O Puma não saía de fabrica com aparelho de som, muito menos a instalação elétrica e local de encaixe dos alto-falantes. Não era próprio apenas da Puma, nenhuma fabrica se preocupava com o assunto, quando muito, alguns veículos mais luxuosos vinham com rádio Ondas Médias e Curtas instalado e um alto-falante pequeno no painel. Ter um bom som era coisa artesanal, geralmente feita em casa ou por alguns especialistas mais requintados. Logo o mercado foi suprido por lojas de instalação de som, especializadas no assunto. Mas os recursos eram poucos e as adaptações eram grandes e grosseiras. Hoje com as tecnologias existentes podemos instalar alto-falantes em Puma Conversível, mesmo sem ter uma área própria.
Então é o que vamos fazer agora no Passo a Passo para instalação de alto-falantes no Puma Conversível, uma forma moderna, mas que não compromete a originalidade do carro. Quem dá as dicas é meu amigo Edilson Moretto, o Alemão da Ilhabela-SP, com minha explicação técnica.
Para a parte da frente o primeiro passo foi laminar a parte interna do para-lamas para servir de fundo da caixa dianteira. Não se esqueça de encerrar a fibra antes da laminação e aplicar o desmoldante para não ficar grudada. A intenção é a modelação do local.
Fazer a caixa do diâmetro do alto-falante a ser usado e já deixar separado alguns sarrafinhos de madeira de uns 20 cm e uma pistola de cola a quente.
No caso do meu carro, nós fomos posicionando o auto falante para que o som que saisse do lado do passageiro fosse em direção ao motorista e o do motorista em direção
ao passageiro dando um aproveitamento melhor do som.
Fomos direcionando o auto-falante para ficar na posição desejada, depois fizemos o travamento dele no lugar com os sarrafinhos colados com cola a quente. Depois enche o local com papel embebido em cola branca ou aplica-se poliuretano para dar forma a caixa. Lixa-se para melhorar a forma e lamina tudo na peça do para-lama utilizada como base.
Depois de seca, o material colocado para dar a forma deve ser retirado. Alguns mais puristas podem colocar lã de vidro dentro ou material equivalente menos nocivo a saúde. Nesse estágio é bom instalar os altos-falantes para ver se tudo se encaixa perfeitamente.
Depois é só revestir de courvin ou carpete e instalar os altos-falantes. Também foi feita uma caixa selada em madeira e revestida de fibra com um sub-woofer de 8 polegadas e instalada debaixo do painel do lado do passageiro, cabe certinho e não aparece nada, fica muito discreto.
Para a parte traseira, uma boa opção para aqueles Puma até 1976 1a. série seria a instalação do berço da capota. Um opcional Puma que não é fácil de encontrar, mas para quem habilidades em fibra de vidro, não é muito difícil de fazer. No caso do berço da capota ele acaba fazendo duas funções, abrigar corretamente a capota quando rebaixada e os alto-falantes traseiros.
Modelar esse berço com poliuretano é muito simples, mas tem que ter habilidade de escultor.
O berço deve ser perfeitamente encaixado na parte traseira do Puma.
Depois é só instalar dois alto-falantes e twiter e curtir um belo som.

5 comentários:

Sergio Tempo disse...

O Alemão não e fraco pra mandar fazer as coisas, hehehehe

Anônimo disse...

voces de clubes de carros deveriam conhecer dois irmaos de bh ,eles fazem um trabalho incrivel nos puminhas o blog deles r muito simples ( qgdatca) valeu turma do Puma classic.

bruno disse...

Realmente eu entrei e conheci o trabalho dos irmãos de BH, entrei em contato e fui conhecer os serviços deles de perto. eles são incríveis, não só no trabalhos mas também na ideia, obrigado pela dica.

Unknown disse...

Felipe, depois de muito tempo sem participar das conversas dos amigos do puma clube, fuçando na internet achei esta espetacular dica.Fico muito feliz de poder ter colaborado com as fotos da " Maça do Amor " em seu Blog.
Parabens meu amigo, ficou showwww
Te espero para uma visita aqui na Ilha
Alemónnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Daniel Pardo disse...

Essas caixas nas laterais do Puma, embaixo do painel, têm o nome popular de "pezinhos".