terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Buzina Puma

Não precisamos chegar a este exagero, mas Puma tinha buzinha sim!Desde os primeiros modelos, o Puma vinha com duas buzinas de som "bi-bi", uma grave e outra aguda. Elas eram fixadas em um suporte preso na suspensão dianteira. No desenho do Catalogo de Peças de Reposição de 1968 a 1969 vemos as duas buzinhas, suporte e parafusos, descritos
no quadro 3, folha n° 13, item n° 16 e n° 17.
No Catalogo de Peças de Reposição de 1970 a 1975 vemos o belo desenho do PS, com sua assinatura no canto inferior direito antes da roda traseira. No desenho consta apenas uma buzina, suporte e parafusos, mas eram duas...
... Como vemos no descritivo do Quadro 3, folha 21, item n° 12.
No Catalogo de Peças de Reposição de 1976 a 1980, o desenho do PS continua o mesmo, apenas mudando a carroceria do Puma e ficando mais simples, o antigo suporte não consta mais dos desenhos, apenas uma buzina e parafusos. Talvez porque tenha mudado o suporte ele tenha sido suprido.
No Quadro 3, folha 18, item n° 36 a descrição das duas buzinas e seus respectivos números.
As fotos abaixo mostram um Puma 1977 com as buzinas originais e seus respectivos suportes.
São presas em um "Y" que por sua vez vai preso no parafuso do amortecedor de direção...
...Ficando uma voltada para a frente do veículo e outra para trás.
Como todo equipamento elétrico de 12 volts, o fio terra deve ser ligado a uma parte metálica que dê bom aterramento.
No detalhe o pouco espaço para as buzinas.

7 comentários:

EGO's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EGO's disse...

O som das buzinas dos Puma são inconfundiveis, é marca registrada dos carros a diferença entre elas era a frequência Grave/ 335 Hz e Agudo/ 420 Hz.Fabricantes Bosch e Bergson. O bom funcionamento depende muito nas boas condições do aterramento e da qualidade do relê.

Eduardo Nogueira disse...

Felipe, seu blog é sem comentários. A cada dia que passa leio mais e mais , e a cada dia mais me apaixono por esta máquina chamada Puma. Há anos vinha querendo comprar um e finalmente a duas semanas consegui. Ainda falta muito para deixá-lo do meu gosto, mas com um blog igual ao seu ajudando, tenho certeza que será uma missão tranquila e prazeirosa. Abraços e parabéns.
Eduardo Luis

Fernando Portilho disse...

Felipe, será ainda possível encontrar esta buzinas conforme as especificações do comentário do EGO's?

Anônimo disse...

felipe possuo um par de buzinas originais do puma,mas as frequençias não são 335 e 420 mas 335 e 270 respectivamente gravados nos suportes de fixação.

Felipe Nicoliello disse...

Quanto a frequencia dita pelo Edson, não sei ao certo os valores em suas épocas, pois acredito que ao longo de 25 anos não devem ter permanecido os mesmos valores. Fabricante sempre muda alguma coisinha.

Fernando, se fusar em lojas com estoques antigos deve achar ainda.

Daniel Pardo disse...

Essas buzinas seriam do tipo cidade/estrada???