quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quebra-cabeça (23) Resposta

O nosso amigo Stael é muito divertido, deve ter lutado bastante para saber o nome da cor deste Puma GTS 1978. Os outros amigos chutaram longe, os verdes citados aqui são muito diferentes dessa cor. Se vocês não sabem, a foto foi extraída da Revista Status Motor de 1978 (ainda não publiquei) e estava junto com outro Puma GTE. Nota-se que o Puma é 1978 pelos detalhes de maçanetas e rodas, curiosamente o catálogo PUMACOR das tintas Gasurit já estava em uso e não existe nesse catálogo a cor desse Puma. Outra curiosidade é o daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia), que é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas as cores. Claro que a grande maioria não sofre desse mal, mas ela ataca todas as pessoas em certas cores e esta é uma delas. Quem já não brigou dizendo que a cor é verde e outro diz que é azul? Quem Sérgio Tempo? Pois bem, somente os técnicos podem definir exatamente a tonalidade da cor, porque são eles que fazem as misturas das cores primárias e eles chamaram-na de "AZUL DANÚBIO METÁLICO", cor GM de 1978. É, todos olhando para a foto acharam que era verde, inclusive eu! E se olharem no catalogo de cores continuaram achando se tratar de um verde. A outra curiosidade é a Puma utilizar uma cor fora do seu catálogo, talvez para testar a cor, já que iria aparecer na revista e ser vista por muitos consumidores. Dependendo da respostas de seus clientes, eles colocariam no catálogo.
Infelizmente ninguém acertou e o chaveiro vai para o meu bolso!

18 comentários:

Anônimo disse...

Daltônico é .....sacanagem heim meu...ihihih...

Benício disse...

Olá, quando comprei meu Puma GTS 79 estava recém pintado, e no documento consta como Azul. Antes de repintar noutra oportunidade tentei descobrir que Azul seria o original, mas não consegui. Acabei pintando com Azul Ilhéus (um azul bem clarinho, quase cinza), ficou bem bonito.
Mas dava para ver a camada de tinta antiga que parecia ser essa aí. Será que no ano de 79 utilizaram esta cor também? Pergunto porque pretendo repintar novamente, e de repente esta pode ser uma boa escolha. Abraços.

Stael Alves disse...

Essa luta com as cores é o máximo! E esse Sergio Tempo, é o do Puma azul? rsrsrs.

Sacanagem Felipe vc é muito apressado!!rsrsr
O azul danúbio tava na minha próxima e mais extensa lista de tentativas!
Mas também iria errar pois ia citar Azul Danúbio, uma cor VW de 1975, código L-1364.

Já to esperando o proximo QC para reiniciar minhas pesquisas. Aprendo muito com essas pesquisas!

Passei a me "entender por gente" quando os carros em produção já era os Escorts, Gol, Uno e outros. Então tenho que estudar muito por causa da minha paixão pelo antigomobilismo e o Pumaclassic ajuda e muito. Mas que um chaveiro, tenho ganhado muito conhecimento.

Felipe, nesses quebra-cabeças vale uma máxima de um treinador de futebol:
"... Vocês vão ter que me engolir!"

Forte Abraço
Stael Alves

smarca disse...

Tô achando mais fácil comprar um dos chaveiros do Stael do que ficar tentando, tentando ...

Devia ser como nos encontros de Pumas, ou seja, se o carro for premiado, terá que esperar pelo menos 3 anos no mesmo encontro do mesmo clube para poder se-lo novamente.

Faz isso com o Stael senão ele vai ganhar todos os chaveiros. Proíbe ele de participar pelos próximos 3 anos neste blog, hahaha.

Brincadeirinha Stael!

Stael Alves disse...

Pô Sandro já não estou ganhando e vc fica tentando "boicotar" minhas tentativas.

Forte Abraço amigão!

Anônimo disse...

Acho que discutir e tentar adivinhar cor de Puma, já é o cúmulo..
Mas vamos ver se o Nicoliello sabe esta: qual era a impresa que fabricava os chicotes eletricos para a Puma? Dica: começa com "M".

Felipe Nicoliello disse...

Benício, pode contar que deveria ser essa cor no seu Puma.

Stael, dei mais de um mês e você ainda achou pouco?

Sandro, você sabe que faço da brincadeira um aprendizado e o chaveiro é a motivação.

Anônimo, vale um chaveiro? Se valer eu topo!
P.S. Veja nos comentários da publicação Desrespeito - Puma GTE 1977, o meu comentário sobre a cor de veículo, aí você poderá entender a importância de discutir a cor de um Puma. Se não entender, é porque você deve ser jovem demais e precisará de tempo de vida para entender.

Renato disse...

Felipe
Falando de daltônicos: também sou (de Curitiba, pumeiro e daltônico).
Recomendo aos pumeiros que tem esta caracteristica que acessem o site http://www.daltonicosnotransito.com.br/. Refere-se a um projeto do deputado Gabeira para melhorar as coisas para a classe.
Renato Schühli

Benício disse...

Felipe, grato pela informação.

Dei uma googleada e achei esta
fotografia de um Opala 1978. Quem postou descreveu a cor como Azul Danúbio.
A tentação de voltar o carro à cor original é grande, mas o intrigante é que não sei se acho esta cor bonita ...

Benício disse...

Ops, parece que não aceitou o link para a url, nova tentativa sem link:

http://img148.imageshack.us/img148/8644/azuldanubiojv6.jpg

Sergio Tempo disse...

Cada um chama o tom de verde que quiser, esse é o tipico verde azul danubio metalico e não vem com essa historia de daltonico, esse puma é VERDE
abs esverdeados

Anônimo disse...

Nicoliello, acho importante sim a questão da cor em um carro antigo, mas ser rígido demais com questão a isso, eu já acho bobagem. O caso do Puma GTE 1977 verde, eu já avaliaria da seguinte maneira: se houvesse a existencia de um verde metálico com tonalidade muito próxima ao do verde metalico do fiat palio 1996 na época, acho que eu concediria o certificado de originalidade sim a este Puma, agora se não houvesse nenhum verde metalico com tonalidade parecida na época, acho que eu reprovaria.
OBS.: pinturas com metal flakes e tri colt também seriam reprovadas, pois fogem completamente da realidade da época e são muito modernas. Enfim, o que eu quero dizer é que eu acho que é preciso saber avaliar o tom da cor do carro para saber se ela era compatível com as cores existentes na época, pois pelo que sei, a Puma utilizava cores da VW, GM e acho que até da Ford.

Ah, e a empresa que fabricava os chicotes para a Puma, era a Metafil, que existe até hoje, mas com outro nome. Talvez um dia se você procurar nos chicotes elétricos do seu Puma, é bem capaz de encontrar alguma etiqueta escrita "Metafil - PUMA S/A" e o código puma do chicote. Essa fica de graça para você!

Ah.. e mais uma coisinha. Eu fui o anônimo que briguei com o senhor por causa das hastes de limpador do Puma, mas tudo bem, já esqueci isto e não estou mais com raiva do senhor e nem remorso.. Mas deichemos isto para lá, pois acho que o importante é apreender-mos a saber perdoar e se ajudar uns aos outros.

Um abraço!
E mais uma dica: acho que quando a gente não tem certeza de alguma coisa ou informação, a gente não fala como se tivesse razão..

Stael Alves disse...

Felipe,
Não achei pouco não, sinceramente já tava pensando que vc tinha se esquecido do quebra-cabeça, em função dos eventos que teve participando e organizando. Já estava ansioso pela resposta. Também depois de tantas tentativas, pensei que poderia ter acertado.

Só achei pouco porque não acertei e não tinha ainda citado todas as cores do levantamento que fiz.

Felipe Nicoliello disse...

Sr. Anônimo,
Não deiXemos (é com "x" viu!) isto para lá, porque quem dá uma dica dessa, guarda muito rancor de uma coisa completamente sem sentido. Já falei mil vezes, quem tem preferência de compra é quem paga e não quem quer pechinchar, ainda mais quando se responde que não se quer vender pelo preço ditado pelo comprador!
Continue com seu pensamento e procure fazer um trabalho melhor que o meu por seus próprios meios, não pelos meus canais, isso é coisa de morcego. Eu ficarei imensamente feliz em saber que existem outras pessoas com o mesmo foco meu.
Se não acha tão importante a cor, eu acho menos ainda o nome do fabricante de chicotes Puma, porque qualquer bom eletricista faz um chicote original e quem sabe melhor.
É como eu criar um ênfase sobre o nome do fabricante do tão desejado botões de tecla do Puma, por qual motivo? A empresa mudou completamente o foco de produção e nem que queira conseguirá fabricá-los novamente. Será uma informação apenas como curiosidade. Agora identificar uma cor é muito importante no conhecimento sobre o carro. Mas já percebemos que nós dois não falamos a mesma língua, por isso dispenso seus comentários, que sempre estão aqui para me agredir e não para construir.

smarca disse...

Pô, eu sei, tava só zuando o Stael!

Hehehe ...

Ano=Dal

Stael Alves disse...

Felipe,
Seu trabalho com este blog é de suma importância ao antigomobilismo brasileiro. Não de ouvidos aqueles que só querem destruir. Provavelmente são pessoas autosuficientes que não estão abertas a aprender (não apreender) pois acham que sabem tudo, e não ajudam a construir uma melhoria coletiva.São verdadeiros "Romários" só ficam "na banheira" esperando o cruzamento para marcar o gol. Não vão atrás e nem tocam a bola.
Já vc Felipe é um "Bebeto" que corre atrás, cria a jogada, marca o gol e ainda faz um toque de bola pros "Romários" marcarem o gol.

Forte Abraço!
Stael Alves

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Stael pela força. São pessoas como vc que me faz continuar com vontade esse trabalho.

gabriel disse...

bem que eu disse que essa puma ia demorar para amadurecer pois esse azul que não era verde pegou todo mundo com a boca na botija digo no chaveiro, mais ai vem o felipe como sempre com essa trinca de dois e deixou todo mundo na saudade. eu vou olhar no meu catalogo da lazurril em casa pra não ser pego de novo.