sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Anuncio (144) Puma 914 CD e CB

O caminhão médio Puma 914 substituiu o Puma 4.T em 1990, já fabricado na Alfa Metais em Curitiba-PR. Sua aparência era basicamente a mesma do 4.T. Em 1992 diminuíram a grade frontal, trocaram os faróis por outros retangulares, acrescentaram a escada lateral da subida da porta e pequenos detalhes foram sendo melhorados. Continuava com o desenho de porta igual dos dois lados, a porta direita servia na esquerda e vice e versa, apenas mudava a posição das dobradiças e maçanetas. As portas traseiras eram as mesmas da dianteira.
O Puma 914 foi fabricado até 1997, quando entrou o Puma 7900 que já vimos aqui. Este era mais elaborado e não tinha as porta iguais, piorando o custo de fabricação, mas melhorando a praticidade e conforto. A produção de caminhões e a fabrica Puma foi encerrada em 1999, na falência do Grupo Alfa Metais.
O 914, foi recebendo melhorias e este para-choque dianteiro envolvente com duplo faróis de neblina surgiu em 1994.
O caminhão vinha com Manual do proprietário bem completo, sempre ostentando o emblema da cara da fera.

 O 914 vinha com algumas plaquetas. Esta abaixo identificava a marca do caminhão....
 ...Que era instalada na traseira, fixada na viga do chassis.
 A plaqueta de identificação constava todos os dados, modelo, ano, pesos, n° de motor e chassi, além dos dados do fabricante.
 Esta plaqueta fica na coluna da porta do motorista.
E do outro lado, na coluna também, a gravação do número do chassi na cabine, já que carroceria em caminhão é a parte de carga.
Como o caminhão Puma tinha um excelente projeto de chassi, utilizava motor de última geração MWM e cabine de fibra de vidro, bem durável, existem muitos sobreviventes e quem sabe, já comecem a ser colecionados. E, estou aqui para ajudar nessa empreitada.

Um comentário:

Daniel Pardo disse...

Até há não muito tempo atrás, a Sabesp usava esses caminhões Puma cabine dupla para levar os operários para fazer a manutenção da rede de esgoto das ruas daqui de São Paulo