quarta-feira, 19 de junho de 2013

Teto solar Opcional Puma

Até hoje a dúvida sempre permaneceu sobre os tetos solares instalados em Puma. A única confirmação que tínhamos até o momento eram as fotos do Puma GTI / GTC Export - que falaremos posteriormente - com teto solar Slideaway com trilhos para correr o vidro. Por falta de catálogos ou fotografias de fabrica, outros tetos nunca foram associados a originalidade Puma. Com ajuda do meu amigo Varlei e seu irmão, que trabalharam na Puma, na linha de montagem, confirmaram a suspeita e garantiram a afirmação da originalidade, citando a foto do Catalogo GTI / GTC. 
Ao nossos olhos não vemos nenhum teto solar neste Puma do catalogo, apenas a bolha protetora de teto, idêntica aos modelos utilizado pela BMW na época. Essa peça fazia parte dos teto Slideaway, mas em outros modelos de tetos, alguns colocavam outros não. Como na foto não parecem os trilhos do teto Slideaway, a dúvida permanecia. Com o depoimento do irmão do Varlei, que viu este GTI, agora não há dúvida, o teto solar Puma era o modelo Webasto alemão, aqui representado pela Karmann Ghia.  Esse modelo de teto foi lançado no Brasil no segundo semestre de 1979, quando fervia o modismo da instalação de teto solar nos automóveis, iniciado dois anos antes, pela Dacon com os tetos solares de lona importados e depois fabricados aqui pela Santili. Depois veio o Slideaway para consolidar o mercado de tetos solares. A Karmann achou o nicho e ganhou uma boa fatia desse mercado.
A bolha protetora era uma peça fabricada por empresas independentes.
Assim, Puma GTE a partir do segundo semestre de 1979 pode ter o opcional. 
 Os Puma GTE de 1980 sem dúvida podem ser originais, como também poderiam ser instalados no concessionário ou loja de independentes, já que a Webasto vendia para comerciantes.

 Modelos de Puma mais antigos, se tiverem este opcional não é original, como também qualquer Puma com outros modelos e marcas de teto solar, com exceção do Puma Export (penteado, arranhado e outros apelidos).
Na mesma época existiram outras marcas menos conhecidas, como a Soluar.


Um comentário:

Italo giapponese disse...

Io conosco il Puma Giallo (Conheço o Puma Amarelo), hai anche un Puma che hai pintatto il vidro del teto. (tem também um Puma com o vidro do teto pintado).