quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Para-choque Puma - Fabricação da reprodução

Os para-choques Puma inicialmente eram fabricados por estamparia terceirizada. A prensa batia em uma chapa de aço e estampava e cortava a peça, saindo pronta para cromação. Como o para-choque é uma peça muito fechada, na prensagem perdia-se 50% ou as vezes até 60% da produção. Se na hora de estampar não fosse extremamente precisa a batida, a peça saía torta e inaproveitável. Por isso, os para-choques Puma já custavam o dobro antes mesmo da cromagem. O custo desse processo é bem alto devido ao tipo de prensa utilizada e molde para estampar.
Hoje, existem pessoas que executam essas peças artesanalmente, na unha, como se diz popularmente, e para isso várias ferramentas são utilizadas, inclusive peças de fibra de carroceria para ajustes dos para-choques.
 O início é cortar a chapa de aço no formato do para-choque, no caso o dianteiro do Puma VW.
 Para a fabricação, é confeccionado um molde de ferro maciço no formato do para-choque (abaixo o traseiro). O molde visto de lado.
A parte superior desse molde...

 ... E agora seu fundo.
 Para acoplar ao molde, outro molde externo, de forma negativa, junta-se ao molde para dar forma a chapa que é colocada entre eles.
 Na junção desses dois moldes, a chapa é martelada para tomar forma.
 Esse processo é ajudado com uma morça de bancada. Na colocação a chapa estava reta e depois de modelada fica na forma de meio para-choque.

 Depois dessa etapa, o mesmo processo com a parte inferior do para-choque, dando a forma inferior. Junta-se as duas partes e começa o processo de solda MIG, que não deforma a chapa e une o aço.
 Após soldar, o lixamento das peças com muito cuidado para não deixar marcas e o envio para a cromação. Pronto, os para-choques exatamente como saiu de fabrica.
Temos que dar valor aos profissionais que ainda executam esse serviço e fica a pergunta: até quando teremos profissionais capacitados e com boa vontade apara esse serviço?
Agradecimento ao amigo Hélio Claro para as tomadas das fotos de todo o processo de fabricação.

13 comentários:

Anônimo disse...

Io ho conosciutto il Nino, che ha fatto le due para-choque dianteiro del mio Puma GTE80, ma fai tre anni che lei faleceu. Una pena.

Mario Estivalet disse...

Belissimo trabalho. Os moldes são feitos a mão, a chapa é batida na mão, a solda é feita na mão, assim como o acabamento. É um belo trabalho realmente de artista. E tem gente depois que acha caro...... Parabens à quem executa este trabalho.

Luis Wynns disse...

realmente é um trabalho pra poucos, como eu sou meio metido a soldador e funileiro, tentei fazer um, conclusão ficou uma merda, acabei comprando um jogo pronto, e fiquei impressionado de como e liso, vale cada centavo, parabens aos artistas

Deni disse...

Só sinto falta de réplicas dos parachoques da segunda série...

Cesar Costa disse...

Tô precisando do jogo pra minha GTS 77. Onde encontro?

Raimundo Gaspari disse...

Parabéns ao artesão, belo trabalho.
Rai

Flávio disse...

Quem fabrica estes mostrados nas fotos?

branquinho disse...

Qual o contato para compra? Branquinho

Felipe Nicoliello disse...

Contato para compra:
felipenicoliello@gmail.com

O salão e ferramental é do Hélio.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se o parachoque do Puma GT 68 é o que tem a curva da frente mais "bojuda" ou mais "fechada". O primeiro parece mais grosso que o segundo devido ao curvamento, embora ao que parece ambos sejam quase iguais. Agradeço o esclarecimento, abraço

Felipe Nicoliello disse...

Difícil lhe responder, mas vamos lá:
Os Puma até meados de 1975 tinham o para-choque arrendondados. A partir desse momento passaram a ter para-choques com vinco reto nas bordas.

Anônimo disse...

Estou precisando dos para choques do willys Interlagos 1965, vc pode me ajudar. Camargo de Curitiba.meu email: altacama@globo.com

Daniel Pardo disse...

E eu suponho que, justamente pelo fato de os para choques dos Pumas serem feitos hoje dessa maneira, eles não devem ser baratos, afinal, o caboclo cobra pela capacidade que ele tem de fazer a peça igual a que era quando saia da fábrica.