terça-feira, 20 de julho de 2010

Puma de amigo - GTE 1978 amarelo

O meu amigo Augusto Dufloth Júnior, carioca comprou seu primeiro Puma em 1980. Era um GTE 1978 branco. Aí aquela história conhecida a família cresceu e o Puma foi vendido, mas não saiu de sua memória. Devido a sua atividade profissional, ele foi transferido para São Paulo, sempre passando suas férias no Rio de Janeiro. No Edifício em que ficava no Rio, ele via um Puma GTE 1978 amarelo com o proprietário Sr. Tonio Freudenfeld sempre cuidando minuciosamente do seu Puma. Augusto contou a ele que também tivera um Puma daquele ano e que um dia que fosse vendê-lo que lhe falasse. E esse momento chegou em 2000. O Sr. Tonio resolveu vender o Puma porque queria fazer uma grande viagem e o Puma não atendia essa expectativa, mas zeloso que era com sua paixão, não quis deixar para seus familiares porque iriam destruir o carro. Logo pensou no Augusto, que também era apaixonado pelo carro. Comprou e continuou com o mesmo esmero do antigo do dono.
Há alguns anos fez uma repintura, sempre mantendo a fidelidade do modelo.
Suas rodas, ainda exibem o polimento, a pintura e a calotinha original, como poucos.
No detalhe a marca Scorro na roda e a calotinha.
O porta-malas todo original...
... Conta com a cinta do estepe e "ratoeira" segurando o pneu Pirelli CN-36 vindo de fabrica.
Ainda tem o saco para guardar o macaco, chave de roda e triângulo...
...Como também o porta-ferramentas original.

O Painel ainda com forração original, mas o volante já teve que ser revestido novamente, com um material mais moderno, um pouco mais furadinho que o original.
A tapeçaria e os bancos foram restaurados quando da repintura, sempre mantendo os mesmos materiais e desenhos originais. O cinto de segurança de três pontos, o modelo original de 1978.
O adesivo que vinha em todos os Puma, um pouco desgastado, mas cumprindo sua função.
O carinho do Sr. Tonio com o Puma era tão grande, que enviou ao Augusto singelos cartões, dirigido aos dois, como se o Puma fosse um ente querido.
O cuidado era tanto que Sr. Tonio fez uma tabela de manutenção, com várias anotações.
O mais impressionante é ver o Controle de Revisões do Manual original. Ele fez todas as revisões possíveis na Concessionária, ou seja, até 50.000 kms.
O Livrete de Serviços, referente a garantia da mecânica VW, era dada pelo Concessionário VW. Quando o Concessionário era Puma e VW, como a MM (SP) e Lemos (RJ) poderia fazer os dois serviços.
O plano de manutenção da mecânica e claro com todas as revisões. E não pensem que esse Puma tem pouca quilometragem, já rodou mais de 200.000 kms, e ainda é um dos melhores Puma existentes.
Infelizmente o Sr. Tonio já foi embora daqui, mas deixou o guardião para seu Puma, o Augusto, que deverá um dia, encontrar seu futuro guardião.

20 comentários:

Anônimo disse...

Penso assim:

- "Só um Felipe p/ dar um show destes!"

(Imantando Pumeiros e seus carros)

Abçs,
Ronaldo

smarca disse...

Belíssimo Puma!

Observo que o relógio da pressão do óleo encontra-se na extrema direita do painel e o da temperatura do óleo do motor entre ele e o marcador de gasolina.

Será que a Puma também montava originalmente nesta ordem, embora o manual indique o contrário?

Leo Gaúcho disse...

Parabéns ao Augusto, realmente o carro é muito bom!Estes livretos e demais dados de revisão são verdadeiros pergamínios!Raríssimo!!!Aqui no DF temos um prata, 78 também, contudo possui a pintura totalmente original, não restaurado, além dos livretos e manuais citados acima possui a nf de compra e ainda o recibo do sinal na época além de baixa km!!!Mosca branca!Parabéns mais uma vez Augusto!!

Stael Alves disse...

Eita Sandro sempre preocupado com a posição dos instrumentos, vc tem banda...rsrs.

Felipe, mas uma referência pra minha restauração, belo porta malas e, manuais, ferramentas e embalagens um show à parte. O suspiro do tanque se mantém.
Só tenho uma dúvida quanto aos bancos, em 78 já havia os reclinadores curtos(79/80) ou esses foram trocados?

Stael Alves disse...

Eita Sandro sempre preocupado com a posição dos instrumentos, vc tem banda...rsrs.

Felipe, mas uma referência pra minha restauração, belo porta malas e, manuais, ferramentas e embalagens um show à parte. O suspiro do tanque se mantém.
Só tenho uma dúvida quanto aos bancos, em 78 já havia os reclinadores curtos(79/80) ou esses foram trocados?

Stael Alves disse...

Os bancos dos 78 do último trimestre já começaram a aparecer com as forrações dos 79/80 aconteceu isso também com os reclinadores?

Stael Alves
GTE 78
www.madeinbrazilveiculos.blogspot.com 

smarca disse...

Stael, é possível.
Observe os retrovisores, as dobradiças da tampa do motor, os limpadores e o brucutu preto.

Também preto o friso do vigia traseiro preto e, se tiver (não dá pra ver direito nas fotos) também o friso do para-brisa.

Talvez seja um dos últimos 78 ou até mesmo 78/79.

Mas tirei da minha lista de pendências inverter a posição dos relógios no painel, hehehe. Vão ficar como estão.

Anônimo disse...

Belissimo exemplar! Caso alguém saiba quem possui um jogo dessas calotinhas com borda cromada originais eu tenho interesse. meu contato e theo.fontana@gmail.com.Obrigado

odilonx disse...

belo puma,realmente muito bom, léo este puma prata que vc fala merecia estar num museu,esta em rarissimo estado de originalidade.

Luby disse...

Uma raridade realmente...

gabriel disse...

belissimo carro muito bem conservado até nos pneus pois ainda bem que o Augusto não colocou algo pareçido com aqueles famingerados cooper cobra, pois só assim ela não ficou com aquela aparencia de trator em termos de qualidade dá para colocar junto da do Fernado Vascheck.

Sergio Tempo disse...

Outro detalhe, olhem o respiro do tanque com suas voltas originais.
Felipe, conserta aquele outro post que vc colocou onde o respiro vai entre a fechadura do porta malas e o reservatorio do fluido de freio
abs

EGO's disse...

Lindo GTE...Jóia rara...O meu modelo preferido... Com estepe CN ¨36, de + este detalhe...Parabéns

smarca disse...

É, eu havia reparado no respiro do tanque de gasolina também.

Por isso resolvi deixar o meu como está, igual à este Puma e não saindo por cima do tanque.

Com a posição dos relógios do painel são duas coisas que não preciso mexer no meu Puma, ufa!

Thiago Pereira disse...

Cara... Sem palavras, sensacional! Admiro muito pessoas que cuidam dos seus carros. Não precisam ser raridades ou super carrões para ter esse carpicho. Parabéns ao dono do carro e ao dono do blog!

Felipe Nicoliello disse...

Ronaldo, obrigado, vc é mesmo um grande amigo.

Sandro, vai pelo que está no manual que é o correto.

Leo, estou esperando boas fotos desse GTE brasiliense, mas o proprietário é frasco...

Stael, pode ser que tenha saído já em alguns 78, afinal nesse ano a forração era do Opala (como está na foto), mas também tinha a forração listrada, como em muitos 79. Esse detalhe não voga muito em originalidade para o ano, o importante que os dois reclinadores são originais.
A forração dos bancos em tecido mudou em 79 para a do Chevette 1979 e isso não aconteceu em 78 que ainda era de Opala.

Sandro, esse Puma está sem os frisos no para-brisa e vigia, porque na época da repintura, as borrachas estavam danificadas e teve que ser trocada. Não acharam as borrachas com vinco para encaixe dos frisos, mas eles estão guardados e voltaram em breve. Os retrovisores não são os originais raquetes do 79, os copinhos foram trocados pelo Flag, em função do uso diário. Já o brucutu é o original de plástico, que mudou em 78.

Theo, logo voltará essa fabricação da calotinha, assim que estiverem prontas eu coloco no blog.

Sergio, tá vou mudar, mas só até 1978, porque a partir de 79 era aquele sim.

Thiago, obrigado. Penso como você.

Anônimo disse...

caro Felipe o que seria aquela peça metalica embaixo do painel do lado esquerdo, tambem notei que o console central não á original pois conta com porta-copos pois creio que não era original na epoca

Sergio Tempo disse...

Anônimo, aquela peça é a trava carneiro, é uma trava anti furto

Lilian disse...

ola..nossa muito linda essa exposiçao de puma....estou procurando um tipo pra restaurar e tal, mas nao sei qual o melhor lugar para procurar tem alguma dica???
obrigado

Blog do José Elson disse...

Em 1980 tive um comandante na marinha que se chamava Tonio Freudenfeld. Talvez tenha sido o mesmo que lhe vendeu o puma.