quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Foto do dia - GTE 1800 S
A apresentação em final de 1970 do modelo GTE 1800 S, destinado para o mercado externo. Tinha motor 1800 cc, carburação 40, comando p2 e caixa de cambio longa. Ao lado do logotipo Puma GT no capô traseiro e painel, a denominação 1800 S, além da faixa que cortava o Puma ao meio, indo para as laterais. No final dos anos 60, a moda era colocar nos carros, uma faixa esportiva entre o para-lama dianteiro e traseiro, na parte inferior do carro. Essa faixa tinha uns 4 cm de largura, contornadas por uma faixa fina de 0,5 cm (em cima e em baixo). Eis que em 1969, a Puma inova com uma faixa bem singular, como a da foto. Apesar de usar o mesmo grafismo de duas faixas finas com uma larga ao centro, a faixa Puma tinha uma aplicação diferente e com tamanho bem maior. Para variar, como tudo em Puma, a faixa foi extremamente comentada e copiada em muitos Puma existentes.
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9 comentários:
Obrigado Felipe pelas respostas sobre os assuntos, rodas e placa de identificação.
Estou restaurando um gt 75, e gostaria de adotar essa faixa nele em homenagem aos felinos de competição e aos GTs dos anos 60. Apesar de não ser original ( dele , muito menos do ano ).
Abraço
Este carro, é "O carro"!!!Eu gosto muito desta foto pois além da plaqueta dianteira identificando o carro(1800-S")ela trás atributos esportivos(além dos comuns!)que são os farois de milha e a abertura no capô traseiro!Este carro é simplesmente fantástico!No meu posicionamento, o carro completo da linha Puma, o autentico esportivo!!!Tem um destes no DF, espero que o loco do proprietário não se desfaça dele, ouviu????(ops, leu???)
Obs.:Felipe, tens mais fotos deste carro especificamente?
hehehehe..espero que não mesmo.
hehehehe... mas sendo por uma boa causa, quem sabe né?
Quantos veículos deste modelo foram fabricados? A carburação 40 é a solex ou weber?
Antes de sair da Puma, em 79, tive o prazer de descer até Santos num carro da frota:
- "...motorizado com o motor (1900cc?)produzido p/a Kombi da Venezuela!"
O melhor estava reservado p/a volta p/ 'rodovia Imigrantes': ñ tomou conhecimento de nada e acelerava como se estivesse no plano, ou até mais.
Kombi da Venezuela???Explique melhor amigo!!!
Olá Felipe, a história da Puma guarda detalhes obscuros que ainda não foram decifrados: começa com o Puma GT 4R e a sua verdadeira finalidade, para que ele foi produzido? Somente por causa da QR? E este Puma GT 1800S,por que foram feitas poucos exemplares? E era somente para o mercado externo? E agora, esta daí, Protótipo Puma com motor 1900 que era produzido para Venezuela com motor de kombi? Isto? Com a palavra, o nosso amigo Anônimo, ex-funcionário da Puma.. Abs Cassiano
A Puma sempre testava novidades técnicas:
- "...e assim fazia as suas opções mais rentáveis, em cada momento mercadológico!"
(Ronaldo)
M1R,
Não sei se eu faria isso, porque a carroceria do 75 é diferente do 71, que era mais compacta na traseira.
Leo,
O dono desse tal de Puma do DF sabe quanto eu o admiro, o Puma é claro! Mas ele foi embora para o Rio infelizmente... né JM? Em compensação chegou a maior raridade em 1968.
Mosca,
A escolha era do cliente, como os Weber eram importados, o custo era bem maior, mas tudo dependia da conta bancária. Não existe registro específico, tudo dependerá de um dia alguém tiver a paciência de olhar todos os registros no Livro Puma e anotar os que foram especificados com a classificação "S" e 1800.
Cassiano,
Sobre o GT4R já publiquei a matéria e sua dúvida já deve ter sido sanada. Sobre o 1800 S era uma série especial, encomendada pelos clientes, brasileiros e estrangeiros. Nem todo mundo aceitava os valores maiores para o 1800S ou não queriam um motor menos resistente.
Como o próprio Eng. Ronaldo já citou, a Puma aproveitava as necessidades de cada mercado para introduzir seu produto. Na Africa do Sul, a Puma adaptou o chassi do Fusca (Beatle)no Puma, porque eles não tinham chassi de Karmann Ghia, só de Fuscas.
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