Uma síntese da história da VEMAG Veículos e Máquinas Agrícolas. A VEMAG nasceu em 1952 com a fusão da empresa da família Fernandes, importadores da norte-americana Studebakers, e a ELIT Equipamentos para Lavoura e Máquinas Agrícolas, importadores e montadores dos tratores Massey canadenses. Logo depois a VEMAG incluiu a linha de caminhões Scania-Vabis. Assim a marca distribuía no Brasil, Sudebacker, Scania-Vabis, Massey Harris e o caminhões pesados Kenworth. Mais tarde incluindo também a marca Ferguson inglesa de tratores, antes da fusão Massey-Ferguson. A VEMAG que ocupava uma área de 87.000 m2 no bairro paulistano do Ipiranga, tinha suporte para abrigar uma fabrica de véiculos. E em 1956 entrou com processo no GEIA (orgão governamental) para aprovação da fabricação de um utilitário, que foi prontamente aprovado. Em novembro de 1956 sai de produção da perua DKW Universal F-91, posteriormente chamada de Vemaguet. Este foi o primeiro automóvel produzido no Brasil, já que o GEIA não considerava a Romi-Isetta (1956) um veículo. Em 1958 veio o sedã DKW...
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... E o Jipe DKW, que por reclamações da Willys, acabou mudando o nome para Candango.
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A VEMAG tinha uma boa estrutura fabril e modernos equipamentos.
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A pedido de Jorge Lettry, então chefe da Equipe Vemag de Competições, a VEMAG lança um novo carro, o Fissore. A Diretoria da Vemag não entendeu bem o que Lettry desejava, um carro mais leve e mais potente para enfrentar a temida Equipe Willys. Até seus últimos dias, ele se culpava pelo nascimento do Fissore.
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Não houve dúvida, Lettry foi buscar no meio automobilístico a ajuda necessária e encontrou os artistas que tinham muita raça para realizar o desejo de Lettry: o GT Malzoni, que dois anos depois Lettry batizou de Puma GT.
Agora vocês vão entender porque Jorge Lettry era o "DOUTOR" em motor dois tempos, conseguindo extrair mais de 100 hp de um motor de 1000 cc, sem qualquer um equipamento adicional, como turbo e outros.
Um comentário:
Estas 'Vemaguetes' ainda usam as rodas antigas: ...e q ñ aprovaram nas pistas, trincavam!
Este Fissore, sim: rodas testadas com sucesso.
Dr. Lettry: quem dirigiu um DKW sabe q o torque para as arrancadas era pouco, as marchas tinham q ser bem esticadas, mas o carro era vencedor.
Dirigí tb a última série, com motor do Fissore, mt bom!
(Ronaldo)
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