quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sistema de Registros de Veículos Denatran

Anteriormente vimos a tabela do Sistema de Registros de Veículos do Denatran para veículos em circulação no Brasil. A tabela trás códigos dados aos modelos dos fabricantes ou importadores para classificar o veículo na faixa do IPVA. Com isso, os Estados tem o registro nacional, quando aplicam o imposto.
Na tabela abaixo, vemos os dados para Puma GTB e GTB S2, que começam pelas letras GM em função da motorização.
 Para os veículos Puma com motor VW, a sigla começa pelo fabricante da marca alemã. Interessante notar que a Puma registrou diversas siglas para seus modelos e podemos ver além dos conhecidos GT, GTE, GTS, GTI, GTC, P-018, um certo GTL, um modelo que a Puma talvez tivesse planos de fabricar, mas que não chegou a ser produzido.
 Esse código aparece no CRVL - Certificado de Registro e Licenciamento de Veícilos, no campo IPVA e por causa dele, a marca e modelo aparece automaticamente.
 Há pouco tempo, descobri que a Alfa Metais Veículos, também registrou seus modelos, agora com classificação Puma e não mais VW/ ou GM/. Assim vemos Puma/AM1, AM2, AM3, AM4, AMV e mais dois, Puma/GTC e Puma/GTI, que deveriam constar dos modelos fabricados na forma de kit para exportação ao E.U.A.
Neste CRV, documento de venda e compra, não consta a faixa de IPVA como no CRVL, mas vemos a marca modelo Puma/AM4.

3 comentários:

Flávio disse...

Nos documentos do meu GTS 79,consta apenas "VW PUMA" Não sendo seguido pela sigla GTS.

Felipe Nicoliello disse...

Nos registros do Rio Grande do Sul é bem comum vermos apenas VW/Puma, até para GTB!

Sylvio disse...

Humm, come il doc di Leozito veio parar nel blog?