quinta-feira, 10 de abril de 2014

Perguntas e Respostas - Ar no túnel do chassi

Olá Felipe, tudo bom?
Tenho um PUMA GTE 79. Queria saber se tu já percebeste o problema da corrente de ar que se forma dentro do túnel do chassi do puma e sai pela alavanca do freio de mão (só acontece quando o carro está em movimento e com os vidros abertos), trazendo o cheiro do interior do túnel (famoso cheirinho de fusca) para dentro do carro. Já pedi para o mecânico ver e ele conseguiu reduzir, mas não eliminar esta corrente de ar. Isso tem solução ou isso é normal para os carros com esse tipo de chassi? 
Vinícius Petrolli

Vinicius, 
O ar entra pela pequena entrada no cabeçote, existe um furo lá para se um dia precisar, retirar o varão do cambio.
O ar que passa por esse local, não tem muita pressão e não consegue se movimentar quando as janelas estão fechadas, pois o interior do veículo cria um grande bolsão de ar. Quando se abrem as janelas, esse bolsão é desfeito e a pressão interna diminui, dando vazão ao ar vindo do túnel.
Não tem solução, porque esse furo é necessário no cabeçote do chassi.

16 comentários:

Vinicius Petrolli disse...

Grande Felipe, obrigado pelo esclarecimento.

grande abraço!

Anônimo disse...

Mas nada impede que se faça uma tampa provisória na abertura do cabeçote. Inclusive há provisão para parafusos de rosca "soberba" ou "plugs" de borracha.

gabriel delanne disse...


Vinicius solução tem eu vou procurar saber qual o código desta peça que é um tampão de borracha e te mando ele amanhã aqui mesmo pelo blog ok. Quando eu tive um fusca 77 eu tirei o varão por este furo e providenciei verificar se o mesmo tinha empenho e substitui a bucha da alavanca que é feita de plástico branco e fica fixada com uma presilha em forma de U e troquei também a bucha do varão que fica no final do túnel e é fixada por um parafuso com parafuso em forma de alen

Sylvio disse...

O que deve entrar de sujeira nesse buco...

Vinicius Petrolli disse...

oi gabriel

fico grato se puderes me mandar estas informações.

meu email é petrolli@gmail.com

grande abraço

João Cesar Santos disse...

No fusca, karmann-ghia, etc... nessa entrada existe uma tampa de metal com junta de borracha que vai fixada no chassi com 2 parafusos. A tampa é fácil de conseguir em ferro-velho, a junta vc pode fazer em casa ou aplicar cola de silicone preta.

Aluisio Martinez disse...

Inclusive o chassi mais moderno do Puma, o chassi Brasília, tem esta tampa fixada por dois parafusos 6mm.

jaimerodrigues disse...

Quando troquei o cabeçote, o chapéu e os assoalhos do meu GTE 79, tratei de fechar esta entrada com uma borracha de pneu de caminão cortado redondo e forçado lá. Quero ver entrar poeira e cheiro de fusca...

Vinicius Petrolli disse...

Ao moçada. Fiz a vedação completa da entrada frontal do túnel do chassi e infelizmente ainda existe o fluxo de ar surgindo pela alavanca do freio de mão. Se alguém tiver outras dicas por favor poste aqui. Vou seguir investigando. Abraços e obrigado.

Anônimo disse...

Realmente o Martinez tem razão, este furo tem uma tampinha metálica original VW fixada com dois parafusos de 6 mm,seu veiculo deve estar sem esta peça, acrescentando uma informsção, originalmente os PUMAS saiam com dois furos alinhados a este furo, um dentro da caixa de estepe e outro atraz da placa, este alimhamento era necessário para remover a bengala sem precisar "levantar" a carroceria, estes furos eram fechados por tampões de borracha.
VALMIR MARTINES

Anônimo disse...

A explicação do Aluisio Martinez esta corretíssima, inclusive, para poder remover a bengala sem levantar a carroceria, existiam dois furos alinhados com este do chassi, um dentro da caixa de estepe e outro atrás da placa que eram fechados por dois tampões de borracha.(Coloquei muitos na linha de montagem da PUMA)
VALMI MARTINES

Vinicius Petrolli disse...

Ainda não consegui descobrir a causa deste fluxo de ar. Já foi tampada e vedada a entrada frontal do chassi e continua o problema. Seguirei investigando.

João Cesar Santos disse...

Vinicius, sera que o fluxo de ar não está sendo causado pelas 'saidas' do tunel na parte traseira? Tem uma borracha que faz a vedação dos cabos do acelerador, embreagem e afogador. E ainda tem uma borracha que faz a vedação da rabeta da caixa no chassi.

Aluisio Martinez disse...

Caro Vinicius, se já foi fechada a entrada frontal, e o ar continua entrando, Você precisa ver uma coifa de borracha que fica no buraco onde entra a ponta do trambulador do câmbio, e ainda verificar ao longo de todo o comprimento do chassi se existe algum furo causado por ferrugem.
Abraço.

Vinicius Petrolli disse...

Acredito que seja por ai a questão. Só não descobrimos ainda porque eu, por incrível que pareça, utilizo o puma como meu carro número 1. Uso para trabalhar e passeios curtos. As vezes falta tempo para deixar no mecanico. Mas assim que eu encontrar uma solução definitiva eu posto aqui. Obrigado pela ajuda. Abraços.

Vinicius Petrolli disse...

Acredito que a coifa de borracha nunca será suficiente para interromper o fluxo de ar que vem do tunel, pois não tem como fazer uma vedação completa com a coifa. Quanto aos furos do chassi meu mecânico disse que não há furos. Seguirei investigando. Abraços