quinta-feira, 15 de março de 2012

Fora de área - CG Spider 1000 Parece mas não é

Por Claude Fondeville
Não é Puma, mas de tão parecido que é achei interessante mandar para vocês informações deste veículo construído na França . 
 O carro que vemos na foto acima me chamou a atenção pela grande semelhança que tem com o nosso Puma. É todo o jeitão dele, na forma do capuz, na colocação dos faróis, nos pára-choques, no pára-brisa, enfim tem um DNA francês nas paradas parecido com o do nosso felino.
 Mas que é ele?
 Chama-se CG devido às iniciais do nome dos dois construtores do carrinho, Chappe e Gessalin. Possuidores de grande experiência em desenvolvimento e construção de veículos desde 1957, trabalharam com diversos construtores franceses, inclusive com o Jean Rédélé responsável pelos veículos esportivos Alpine, por aqui mais conhecido como Interlagos.
O CG "SPIDER 1000" (type A1000) foi apresentado no 57° Salão do automóvel de Paris em Outubro de 1966. 
Nesta época iniciava-se o uso de ‘fibra de vidro’ e dos materiais sintéticos para construção de carrocerias, processo este que facilitava a vida dos pequenos construtores na realização de seus projetos.
Os motores eram sempre “emprestados” dos grandes fabricantes, no caso, o CG Spider 1000 foi equipado do valente motor SIMCA que era montado de série no modelo 1000 GLS, desenvolvendo 40 cv com 944cc, porém em 1971 o motor foi mudado por um de cilindrada de 1200cc com uma potencia que podia atingir os 120 cv quando equipados com um compressor da marca Constantin.
Em abril de 1974 devido à crise do petróleo e à concorrência a CG encerra a sua produção.
Tivemos então um total de 405 veículos produzidos.
Alguns CG’s hoje em dia estão nas mãos de colecionadores tendo até um clube com site: Amicale CG.

Fonte: Revista Rétro Passion - Fotos Arquivo Rétro Passion - Reportagem de Guilherme Waegemacker.
Claude Fondeville é antigomobilista, nascido na França, que vive há muitos anos no Brasil. Morador da cidade maravilhosa, é o atual Presidente do Puma Club do Brasil - Rio de Janeiro.

7 comentários:

Glauber disse...

Excelente o site!
Há uma foto de um vermelhinho de traseira aqui: https://picasaweb.google.com/118350008499073752925/28emeConcentrationCGEnAlsace#5441717708756548338

E inúmeras outras fotos aqui:https://picasaweb.google.com/118350008499073752925/28emeConcentrationCGEnAlsace

Parece até encontro de Pumas!

Anônimo disse...

Até o interior é parecido!

https://picasaweb.google.com/118350008499073752925/28emeConcentrationCGEnAlsace#5441717278836637890

smarca disse...

Vejamos então em ordem cronológica:

Em 1965, no Salão de Paris, foi apresentado o primeiro conceito daquele que viria a ser o Dino 206 GT.

Em 1966, no Salão de Turim, foi apresentado uma evolução do primeiro conceito do parágrafo anterior, que ainda não exibia as formas definitivas do futuro Dino 206 GT.

No final de 1966, no Salão de Paris, foi apresentado o CG Spider 1000.

Em 1967 finalmente foi lançado o Dino 206 GT (206 = 2,0 litros e 6 cilindros), ainda com carroceria de alumínio de apenas 900 kg que foi abandonada em 1969 (a nova carroceria pesava 1080 kg) mas exibindo suas formas definitivas.

Em 1968 foi lançado o Puma GT com mecânica VW, mas cujo projeto se iniciou antes, obviamente.

Quando se iniciou os primeiros estudos do Puma VW? Talvez a partir de 1967 (1 ano antes somente?) quando a DKW foi absorvida pela VW.

Felipe Nicoliello disse...

O conversível tem muitas similaridades com o Puma, já o coupê somente a frente, pq do para-brisa para trás nada a ver, aliás um desenho horripilante desse CG coupê.

Sandro, todos se basearam em um estilo lançado pelo Ferrari 250, inclusive a Dino.

Dr. JMM disse...

seria um puma, ou parecido com um puma, se o puma fosse feio. a comparação só pode ser feita, se compararmos o KG TC com um Porsche 912E. Ou seja, se um Porsche fosse feio, lembraria um KG versão TC...

Sergio Campos disse...

Por favor me desculpem, mas acho que nao tem nada a ver um carro com outro, a nao ser o fato de pertencerem a uma mesma época. Detalhes semelhantes como os parachoques e os faróis sao parte de uma tendencia, inumeros esportivos dos anos 60 compartilharam disso, a começar pelas Ferrari 275 e Ferrari GTO. O desenho do Puma GT VW é limpo e irretocável, ao contrario do CG, que traz estampado as esquisitices e o exotismo dos carros franceses do periodo. O "sorriso da Monalisa" do Puma, como sabemos, esta na coluna, detalhe precioso assinado e datado: Lamborghini Miura 1967. Este caso do "CQ" é completamente diferente de um caso como o do Uirapuru por exemplo, que foi lançado no salao do automóvel em 1964, com linhas completamente avançadas para os padroes da época e "clonado" dois anos mais tarde na Inglaterra como o lançamento do Jensen Interceptor.

Anônimo disse...

Concordo. O parabrisa maior e menos inclinado dá um ar mais sobrio e menos esportivo ao carrinho. O paralama traseiro parece totalmente desproporcional (inclusive é bem maior que o dianteiro, estranho...). Quando a versao fechada foi o que o Felipe disse, do parabrisa para trás é um carro totalmente diferente.