quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Semana Puma - Nasce o Puma 6 cilindros


Com o sucesso do Puma GT 1500 e logo depois o famoso Puma GT4R, a Puma se viu na obrigação de criar um automóvel mais potente e luxuoso para seus consumidores. Rino Malzoni começou a  trabalhar o projeto em São Paulo, na fabrica e não como costumeiramente como fazia, em seus galpões das cidades de Matão (Puma GT) e depois Araraquara (Puma GT4R).
 Esse projeto também fugiu a regra antiga de ser feito em chapa de aço para criação do molde, sua base foi feita em fibra, massa e madeira, com auxílio do riscador, que transfere a igualdade de um lado para o outro.
 Fabricado e pintado o novo modelo, começou a receber as peças de acabamento e ajustes. O chassi de longarinas foi desenvolvido pela Puma, utilizando a mecânica Chevrolet do Opala, motor 6 cilindros em linha, de 3800 cc (que mudaria para o 4100 cc), caixa de quatro marchas e suspensão independente com molas helicoidais.
 Muitas das peças eram as mesmas da linha Chevrolet,  e algumas da linha Puma, como maçanetas internas e externas.
Seu desenho foi inspirado em outro esportivo da fabrica, o Puma GT 4R. Em relação ao Puma GT 1500, suas dimensões eram um pouco maiores na largura e comprimento e quase as mesmas na altura e distância entre eixos. Dimensões 4250 mm comprimento, 1750 mm de largura, 1250 mm de altura e 2420 mm distância entre eixos.
No comparativo abaixo, vemos o Projeto n° 8, conhecido na fabrica como P-8, pronto e um Puma GT 4R. Suas linhas, com exceção da frente, que no caso do P-8 tem motor dianteiro, são bem similares ao GT4R. Isso se deve ao fato, que o GT4R fez um sucesso estrondoso e nada mais certo que se basear no produto que todos gostaram.
 Na traseira a semelhança é indiscutível, apenas com proporções maiores. Estilo definido por Rino Malzoni e Anísio Campos no projeto anterior.
No final de 1971, mesmo antes de todos os testes, ele foi apresentado a impressa para colher opiniões e Rino foi logo avisando que a frente poderia ser alterada, assim como outros detalhes. E assim a revista Quatro Rodas de novembro de 1971 noticiou "Andamos no Puma P8 Chevrolet". 
 A reação foi positiva e não falaram mal do desenho, mas também não teve elogios.
 A revista Autoesporte, também de novembro de 1971 apresentou como "O Segredo da Puma - um GT Opala".
 Eles foram mais sucintos e quase não falaram nada do desenho deste esportivo...
 ... Enaltecendo mais a história do segredo e das especificações técnicas.
 Nas fotos, apesar de serem em preto e branco, é mostrado o luxuoso interior do P-8.
Mas mesmo com todo esse marketing empregado, o Puma P-8 não agradou. Mesmo sendo semelhante ao GT4R, seu desenho não caiu no gosto popular. No caso do esportivo exclusivo, com a frente em cunha, lembrava os esportivos europeus, muito desejados no Brasil. No P-8, seu desenho remetia aos modelos americanos, que entravam em outra linha de estilo, os muscle cars. Desde o final da década anterior, os esportivos americanos tinham carrocerias fast back e frentes agressivas, impondo o desenho de algo forte com certa fluidez aerodinâmica nas laterais e traseira. Uma mensagem para lembrar que os motores eram muito fortes. 
Rino Malzoni pegou o P-8, se fechou na fabrica e começou a reformular tudo, lembrando do estilo americano. Afinal, o Puma Chevrolet com um motor de 170 HP não deixava de ser um muscle car.
E assim nasceu o Puma GTO, nome que significava Gran Turismo Omologado, assim como nos Ferrari.  
 Seu desenho foi totalmente reformulado, com frente agressiva, lateral com um vinco horizontal e traseira truncada. O vidro lateral traseiro cresceu, dando mais harmonia ao conjunto e o caimento das linhas para a traseira se tornou mais suave. Com isso, o GTO ganhou 50 mm a mais no seu comprimento em relação ao P-8. O espaço de tempo entre a apresentação do P-8 e o GTO foi de apenas um ano, tempo recorde. Mas a Puma e Rino já estavam acostumado a isso.
 Em novembro de 1972, o GTO foi apresentado no Salão do Automóvel e o secesso foi grande. O estande da Puma sempre estava repleto de pessoas para conhecerem o novo esportivo, assim como é nos dias atuais, no estande da Ferrari.

Emerson Fittipaldi foi conhecer o esportivo, entrou e gostou.
 Na preparação para a exposição, o cuidado dos funcionários com a limpeza e brilho da estrela.
Depois de todo o furor do salão, a General Motors, fornecedora da mecânica Chevrolet para a Puma, comunica publicamente que para receber a mecânica,  a Puma teria que mudar o nome do novo esportivo, pois ela começava uma campanha de importação do modelo Pontiac GTO, sua subsidiária americana e a similaridade dos nomes poderia comprometer as vendas. Não teve outro jeito, a Puma acatou e mudou o nome de seu esportivo. No Salão de Bruxelas, na Bélgica, em 1973, o Puma Chevrolet é apresentado com novo nome GTB - Gran Turismo Brasileiro. No modelo que viajou, já incluía alguns aperfeiçoamentos.
Depois da apresentação do GTO até a chegada do GTB na linha de produção foram dois anos e em 1974 começa a ser fabricado o Puma GTB, com pequenas alterações de estilo e mecânica em relação ao protótipo. A mais significativa foi a adoção da suspensão traseira por feixes de molas, idêntica aos dos Dogde Charge, porque Minton Masteguin não aprovou a suspensão traseira do Opala, segundo ele, vários testes foram realizados com os dois tipos de suspensão  e a que teve melhor resultado foi a de feixe. No motor, o GTB 1974 já nasceu com o 250S, recém lançado pela GM e muito superior ao 4.100 cc adotado desde 1972.
O Puma GTB foi fabricado até 1979, com 710 unidades produzidas.

4 comentários:

walter ramos disse...

O GTB realmente é bonito .
Mesmo depois de reestilizado .
Mantém o ar de fera !

Ricardo Thome disse...

Esse P-8 ao qual você se refere Felipe, perdeu-se no tempo ou ficou com alguém esse carro? Eu achei ele lindo demais!!!

Felipe Nicoliello disse...

Thome,
Acredito que o P-8 deve ter sido cortado e modificado para a criação do GTO.

Helena disse...

Que lindão em! Quanto tempo nao comento aqui em Felipe, mas estou sempre acompanhando viu, logo logo quem sabe posto fotos do meu puma estou vendo de compra um aqui na minha cidade (: grande abraço