segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Caminhão Puma - Motorhome Turiscar Imperial

O meu amigo Marcos "Acrobata" Machado, dono de uma Karmann-Ghia Safari (Kombi Camping) e especialista no assunto, me deu a dica desse caminhão Cabine Frontal Puma (modelo Luxo), onde foi montado um Turiscar, como ele nos diz: Trata-se de um motorhome Turiscar modelo Imperial montado sobre um caminhão Puma. A Turiscar foi o primeiro fabricante brasileiro de trailers e motorhomes, veja aqui. Não tenho certeza se este modelo foi montado pela Turiscar e nem mesmo se havia produção seriada aproveitando caminhões Puma, ou se isto foi uma encomenda especial. Também pode ter sido montado por terceiros, adaptando um trailer Turiscar Imperial, este sim, de produção seriada e sendo o maior fabricado pela empresa, que pode ser visto aqui na foto maior. Sei que com a fibra de vidro do Puma e o alumínio do Turiscar, vai durar para sempre.
O veículo está sendo vendido aqui.
Não tenho notícia que a Puma forneceu cabines para o fabricante Turiscar, mas como a cabine frontal podia ser adaptada em qualquer chassis de caminhão de 6 toneladas e a Puma vendia somente a cabine, pode até ter existido uma parceria.
Diferentemente do caminhão Puma 4.T, que era totalmente fabricado pela Puma, apenas o motor que era comprado da MWM ou Perkins.

7 comentários:

BrunoPepper disse...

Felipe, posso te dar 99% de certeza que este MH foi montado fora da fabrica da turiscar. Podemos verificar falhas gritantes de projeto, como os cantos vivos extarnos e a ausencia de quarto. Ausencia de quarto? Sim pois aquela cortina que aparece nas fotos, separa a sala de janta (transformavel em cama de casal). Nos trailers da turiscar, o quarto ficaria na posicao da cabine. O modelo mais famoso foi o Vogue, encarrocado completamente pela fabrica.

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado Bruno.
Por isso que a Internet é ótima, cada um contribui com aquilo que sabe e chegamos a uma verdade.
Corretíssima a sua observação, a fabrica talvez pensaria em uma outra formula, já que era a top dos trailers no Brasil.

João Pedro Marchina disse...

Seria loucura comprá-lo? Pensando na utilização diária por um casal, apenas? Eventualmente viajando e normalmente,por longos períodos estacionado?

BrunoPepper disse...

Joao, eu compraria. Mas neste valor existem varias opcoes. Ja existe sites especializados na compra e venda de MH, principalmente no sul.

" Pimenta " Presidente " do " CLUBE Nick Pag Dacon do Brasil e MiNi Dacon 828 " disse...

Ola Amigos :

Eu " PIMENTA " Estou " COMPRANDO " Caminhao " PUMA " CABINE DUPLA " Para ( 7 SETE ) Pessoas

Para Fazer Uma Cegonha ou Uma Plataforma de Guincho Para Carregar Os Meus ( 04 Quatro ) NICK`s PAG DACON dos ( 06 SEIS ) Modelos NICK`s PAG Fabricado Pela DACON

Para Levar Em EVENTOS e EXPOSIÇOES de Carros ANTIGOS e BUGGY`s Que Tem Todos os Finais de Semana Aqui em SP e de Terça Feira a Noite no SAMBODROMO e no Interior e Em Outros Estados Tambem

.... OBS : Nunca Tem Pessoas Para Ajudar a Levar os Carros Nos EVENTOS Principalmente Contar Com os Filhos Ok Pessoal

Estou Nestes E-Mail Para CONTATO e PERGUNTAS Sobre o CLUBE Ok :

" CLUBE.NICK.PAG.DACON.BR@GMAIL.COM " .. ou .. CIABUGGYTRIPIMENTA@GMAIL.COM .. ou .. PECAS.MPLAFER.ORIGINAIS@GMAIL.COM

... Tenho TODAS as PEÇAS do Seu MP Lafer Original e NOVAS e Tambem Rodas da PUMA do BIANCO de Aluminio NOVAS Entre Outras Peças

Estou Em Sao Paulo Capital Zona Sul PARALELA a Av do CURSINO Ok

ABRAÇO do " PIMENTA "

João Pedro Marchina disse...

Grato, Bruno, já entrei em contato com a MOTOR TRAILER de Pirassununga, os 'caras' tem + de 40 anos e também um de Santa Catarina, estou pesquisando, abraço!

Unknown disse...

Caros Bruno e Felipe. Gostaria de esclarecer, este motor home foi montado pelo meu pai junto com o Sr Pedro Sheid da Turiscar. Trata-se originalmente de um caminhão Dodge mod D-400, levado para a Puma para colocar a cabine avançada e posteriormente para a Turiscar, em Novo Hamburgo, onde foi projetado e montado por eles um modelo Imperial. Se não me falha a memória o ano é 1978. Espero ter esclarecido algumas duvidas. Acho que ainda possuo fotos dele, mas com outra côr, branco e ocre.
Abraços.
Marcelo Basso