quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Reportagens - CARRO etc, do jornal O Globo

Ontem, no jornal O Globo, da cidade do Rio de Janeiro, no suplemento CARRO etc, saiu uma matéria sobre o Malzoni II, o primeiro protótipo para estudos, sob encomenda da Vemag. Quem me avisou, já que moro em São Paulo-SP foi meu amigo e ex-piloto Puma, André Burity. Logo corri a uma banca de jornal que vende jornais de outros Estados. Era o último exemplar, mas para minha frustração, não tinha nada de Malzoni. Segundo o jornaleiro, os encartes não seguem para outras cidades. Não sei se isso é verdade ou fui enganado. Procurei a matéria no site do O Globo, encontrei, mas para mim não é a mesma coisa que ler sentindo o papel, olhar as imagens sobre diversos ângulos de luz, etc.
Ontem mesmo, outro amigo carioca, Carlos Zavataro, me mandou o jornal digitalizado e com outra reportagem de janeiro de 2014, o começo da excelente reportagem de Jason Vogel, que também é leitor do Puma Classic.
Abaixo a publicação de janeiro deste ano, onde Jason foca a história do Puma e de seu criador Rino Malzoni. 
Na reportagem existem duas imagens de época inéditas: Rino e família com o GT Malzoni e o Puma GTO, já com o nome de GTB na linha de produção dos Puma GTE e GTS. Explico: A fotografia é de 19 de outubro de 1973, o nome de GTO já havia sido substituído por GTB, um acordo da Puma com a GM, pois a montadora americana importava o Pontiac GTO e não aceitaria fornecer a mecânica Chevrolet se a Puma insistisse em manter a sigla GTO. Mas na imagem vemos que se trata do protótipo GTO, pois ainda tem os limpadores cruzados que nunca foram adotados no GTB. Claro que estava quase pronto, com as alterações promovidas depois do Salão do Automóvel de 1972.
Na publicação de ontem, "O primeiro rugido" tudo sobre a história do Malzoni II, como surgiu, o que fez, onde e como foi encontrado e sua restauração total.  
 Na página 3, a grande fotografia com os três modelos, que eu diria não ser uma evolução, mas sim estilos diferentes, cada qual com seu propósito. O Malzoni II com o desenho mais bonito dos três e estilo muito próximo de uma Ferrari. Não se tornou o modelo definitivo, porque o projeto era para um carro de corrida em fibra de vidro e como tal, teve que sofrer alterações e ajustes, seja para a produção ou com dados colhidos durante as corridas de 1964. O GT Malzoni, nasceu como um grande vencedor e o objetivo foi alcançado. No Puma GT o desenho remete mais a utilização do que as pistas, com linhas mais suaves e com detalhes para utilização no dia a dia, como o porta-malas, coisa que o GT Malzoni não tinha e não precisava.



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!!! É bom saber que ainda existem registros dessa linda história. Fosse nos USA daria um filme. Por isso, mesmo correndo o risco de ser chato, tenho que voltar a perguntar: E o nosso livro, caro Felipe??? Uma bíblia, com toda a história e detalhes. Sem querer desmerecer o quintal do vizinho, mas se já existem no mercado livros contando a trajetória de outros carros menos interessantes, que diria a história do primeiro e único esportivo de fabricação em série, genuinamente, nacional? Abraço! Paulo - Fpolis/SC

Daniel Pardo disse...

Imagina nos dias de hoje se alguém achasse esse protótipo do Puma feito em metal...