sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Reportagens - Jornal Estado de São Paulo

No domingo dia 14 de setembro de 2014, no jornal o Estado de São Paulo saiu uma matéria sobre os 50 anos da Puma Indústria de Veículos Ltda. 
A boa matéria conta bem sucintamente a história, afinal ela é muito grande. 
 O interessante não é a publicação, mas a fotografia principal, onde vemos dois Puma GTE 1973 em um salão de automóveis, onde os outros carros são europeus. Concluímos se tratar de alguma exposição em que a Puma participou na Europa.
 E no detalhe temos a certeza de ser Puma para o mercado europeu. Vejam as lanternas dianteiras "bicudas" diferentes nas utilizadas no Brasil. Já falei, mas repito, isso se deve ao fato das "nossas" lanternas serem mais difíceis de encontrar na Europa, afinal a Puma utilizou as mesmas da Honda CB 360 de 1972. Mais tarde, 1976, a Honda incluiu essas lanternas no modelo CG. Para a Europa, as lanternas bicudas com aro cromado, comuns em qualquer modelo de motocicleta, poderiam ser substituídas sem problemas, não necessitando da importação do Brasil e nem estoque de peças no concessionário europeu.
A "nossa" lanterna, vinda da CB, utilizada apenas a lente...
...Pois a parte traseira era um soquete universal e a lente fixada na carroceria através de parafusos.

CB 360 1972

CG 125 1976

4 comentários:

Anônimo disse...

As lentes originais em 1974 eram as da Honda fabricadas no Japão?
GutoBC

Comandante disse...

O soquete original ( metal) era usado no Corcel 1. Atualmente encontramos em plástico.
Heriberto.

Anônimo disse...

interessante ver que na foto antiga as rodas dianteiras são tala larga também. Acho que é a primeira foto oficial que percebo isso.
Ricardo

Mark disse...

Felipe, tinha alguma borracha entre a fibra e a lente da lanterna?