quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Anuncio (143) 1.000° Puma

 A imagem desta propaganda está rolando no Face, sobre o Milésimo Puma fabricado. A notícia foi veiculada pela revista Auto Esporte em outubro de 1971, dizendo que em 1° de setembro de 1971 saiu da linha de montagem o milésimo Puma. Interessante notar a inclusão das novas rodas modelo "Estrela" desenhadas para o modelo 1972.
O artigo também cita o motor de 8 cilindros idealizado pela Puma. Diferente daqueles que surgiram naquela época, o 8 cilindros Puma era a junção de dois motores VW a ar, mas com um único virabrequim e único eixo comando, os dois fabricados pela Puma. O projeto não foi avante, porque a Puma se concentrava nas vendas para exportação, com um novo contrato para a Suíça. Uma pena, afinal seria o mesmo caminho feito pela Porsche.

4 comentários:

Cesar Costa disse...

Este oito canecos não é o que está hoje com o Trevisan?

Milton disse...

Felipe
Onde estará esta exemplar? Em 1971, já havia registro dos produtos no livro da fábrica? Se existir, poderíamos chegar perto de qual foi a unidade fabricada neste dia, eliminando as cores claras, pois, apesar da foto em preto e branco, vemos que se trata de uma cor escura, como vermelha ou laranja. Já pensou se este exemplar ainda existir. Seria fantástico descobrir.
Um abraço
Milton

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
Como falei tem um único virabrequim e comando, dois blocos de VW soldados formando um conjunto só. O Fitti e Jamaro utilizavam um acoplamento com junta elástica.

Milton,
Já viu a próxima postagem? Teria que contar os mil carros em diversos livros, a não ser que fizeram alguma menção no livro, mas somente o Rossato pode saber.

João Cesar Santos disse...

O motor que está no Museu do Automobilismo é exatamente com essas caracteristica: dois blocos vw soldados, com virabrequim, comando e distribuidor unicos. Tenho fotos desse motor lá no museu...