sexta-feira, 2 de março de 2012

Comparativo Puma - Traseira de 1968 a 1976 1a. série (2)

Continuando o comparativo, a primeira carroceria Tubarão do Puma GT 1500 1968 foi a mesma base até 1972 (foto abaixo). Com a traseira truncada, próprio dos carros de corrida da década de 60, seu desenho privilegiava as ideias vindas das pistas. Não eram linhas funcionais para linha de montagem e pouco importava se algo no desenho não ficou bem resolvido, o interessava era a esportividade.
Veja que o vidro traseiro era grande e fechava na parte inferior, determinando as linhas dos para-lamas e do capô.
Com a nova carroceria Tubarão lançada no ano de 1973, muitas linhas foram modificadas para harmonizar o desenho e facilitar o projeto fabril. O vidro traseiro ficou menor e mais quadrado, não fechando mais na parte inferior. Suas linhas agora paralelas às linhas laterais, determinando um novo desenho aos para-lamas. Com isso o capô aumentou de tamanho nas laterais e com a pequena diminuição do vidro, o capô também aumentou  no comprimento. Para não ficar tão agressivo, o desenho das bordas superiores do vigia foi suavizado, melhorando o visual, a técnica de produção, vedação e aerodinâmica.
Na foto anterior do GTE 1972 laranja não percebemos muito o formato do vigia, mas nas fotos abaixo dos GT 1969 vemos claramente seu formato em trapézio determinado pelas linhas das colunas laterais.
Já no GTE a partir de 1973, pela vista aérea vemos o formato mais quadrado do vigia e as linhas das colunas laterais paralelas à linha do carro.

13 comentários:

JPMarchina disse...

Que legado, você se supera a cada dia (puxa saco), abçs

branquinho disse...

Excelente post! E ai Felipe, com todas essas análise, será que o molde da traseira da GTE serve na GTS? Abraços, Branquinho

Luby disse...

Muito bom Felipe..

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado amigos.

Diogo, não serve, o GTS tem outro painel traseiro, outros paralamas, outro capô.

Jaques disse...

Bella macchina!

branquinho disse...

E agora quem poderá me defender rsrsr.... valew pela força Felipe...

Anônimo disse...

Nunca entrei num Puma, tenho uma duvida que pode parecer bem idiota, mais esse modelo tubarão aí tem capacidade para 5 pessoas?

Felipe Nicoliello disse...

Não, somente para duas pessoas, um verdadeiro esportivo.

Eduardo Nogueira disse...

Boa noite Felipe, somente agora to conseguindo ler os posts mais antigos. O q vc qer dizer com 'vigia', é o vidro traseiro? Sou apaixonado pelo puma, mas todo meu conhecimento vem da leitura diária do seu blog, que é a inspiração para restaurar o meu. Outra coisa no comentário da última foto, não seria mais 'arredondado' ao invés de 'quadrado'? Abraços.

Felipe Nicoliello disse...

Eduardo,
Vigia é palavra antiga usada para designar o vidro traseiro de um automóvel, como sou das antigas, as vezes esqueço e ainda uso.

O que eu quis dizer é o formato total do vidro traseiro, antes tinha uma forma de trapézio e depois ficou quadrado, com cantos arredondados.

Foi bom vc perguntar, pq as vezes a gente escreve e não percebe que pode dar duplo entendimento. E olha que me policio muito a esse respeito, chegando as vezes a escrever como se tivesse falando com crianças do jardim da infância, mas tudo isso é para não entenderem errado e aprenderem corretamente, vcs serão meus instrumentos para quando eu não estiver mais aqui.

Anônimo disse...

Somente o conversível Gts tem capacidade para cinco pessoas então? ou mais algum outro modelo?

Felipe Nicoliello disse...

Nenhum tem capacidade para cinco pessoas, apesar de constar essa capacidade em alguns documentos de Puma, mas isso era erro dos Detrans.

Anônimo disse...

esse aí tem. Veja as fotos http://www.meucarronovo.com.br/carros/detalhe/PUMA-GTS-1600-CONVERSIVEL-2P-1978-VERMELHO-GASOLINA-0km-MCN-4438614/5