sexta-feira, 29 de maio de 2009

Rodas

A revista Transporte Moderno de maio de 1972, enviada pelo meu amigo Mário Szpoganicz de Oliveira, o Mário QMário? da Pizza, de Londrina, mostra uma foto de várias rodas de liga de magnésio. Muito interessante porque muitas dessas rodas não vemos mais nem em antigos. A maioria eram acessórios vendidos em lojas especializadas e somente a Puma adotava como original os modelos Bolo de Noiva e Tijolinho. Abaixo identifico quase todas, apenas uma sobrou em meu crivo.
1 - Roda Palito aro 14 para Opala, Maverick, Dodge.
2 - Roda Castelinho Italmagnésio aro 13 para Fusca, Puma e KG (5 furos).
3 - Roda Bolo de Noiva Scorro aro 13 original Puma, também para Fusca e KG (5 furos).
4 - Roda Tijolinho Scorro aro 14 original Puma, também para Fusca e KG (4 furos).
5 - Roda Mangels aro 13 para Corcel e Gordini.
6 - Roda Mangels aro 14 para Opala, Maverick, Dodge.
7 - Roda tipo Alfa Italmagnésio aro 14 para Fusca, Brasilia, Puma e KG (5 furos).
8 - Roda Scorro aro 15 desconhecida, nem furação tem.
9 - Roda Italmagnésio aro 14 para Dodge.
10 - Roda Scorro aro 13 para Corcel.
11 - Roda Scorro aro 15 para Dodge.
12 - Roda Fittipaldi aro 15 para Fusca.
13 - Roda Bolo de Noiva Scorro aro 15 para Buggys.
14 - Roda Italmagnésio aro 14 para Fusca (5 furos).
15 - Roda Italmagnésio aro 15 para Alfa e era mais comum para Fusca (4 furos).

5 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Putz!!Beleza de post, eu particularmente já tinha visto várias destas rodas mas não abia quem as fabricava e nomes.A roda numero 15 acredito não ser de fusca, provavelmente dodge ou opala.A numero 14 é a mesa roda utilizada no teste que a 4R fez do fusca preparado pela Envemo, se não me falha a memoria em 1969.

Anônimo disse...

...aproveito p/lembrar q a Puma tb já esteve nesta revista: nada menos q o 'Ariverson Feltrin' (q sempre nos visitava na Puma) colocou -em primeira mão-a informação do lançamento do Puma 4T no Anhembí.

Felipe Nicoliello disse...

Leo,
Obrigado pela observação, na pressa de publicar pq já estava dando meu horário das 22:00 hs, e mais a fome, comi a palavra Alfa. Essa roda era fabricada somente em aro 15, sendo que para Opala ou Dogde não dava para utilizar esse aro, pq na época não existiam os pneus com perfil mais baixo e esses carros utilizavam aro 14, além da furação da roda da foto ser mais aberta em relação ao centro, diferente da furação Opala, Dogde, Maverick. Pode ser tb da linha Galaxie, Landau, LTD da Ford, que tb utilizava aro 15, mas pouco comercial para essa linha, porque não eram nada esportivos.
Ronaldo,
Vou verificar a reportagem e futuramente publicarei, obrigado.

Luby disse...

Belas rodas..

Luby disse...

Belas fotos e belos carros Leo..
abs