quinta-feira, 21 de maio de 2009

Maçanetas externas Puma GTE/GTS 1973/76

A partir de 1973 com o lançamento da nova carroceria para os modelos GTE e GTS (antes era GTE Spyder), a Puma teve a grande sacada da nova maçaneta externa. Enquanto a VW copiava a maçaneta do Puma 1972 (leia-se maçaneta do DKW Fissore) para seu modelo esportivo o SP2, a Puma já tinha um coringa na manga. Sim um coringa, porque a maçaneta de botão era moderna, bonita, barata, fácil de construir e instalar. Realmente uma GRANDE SACADA. Tudo começou com a simples maçaneta do capô traseiro do Fusca, Kombi, Brasília, Variant e TL. Muito conhecida por ter sido utilizada por todos esses carros, essa maçaneta serviu de base para a maçaneta Puma. Além de eficiente, ela ainda é barata, pelo grande volume de produção.
Pois bem, a história começa aqui, retirando-se a parte externa da maçaneta, sobra o conjunto com o botão e a borracha, mais do suficiente para a engenharia da Puma.
Claro que as chaves não eram essas, as fotos são de uma peça moderna, pela preguiça do editor pegar uma peça antiga para fotografar, afinal essa estava na mesa do editor, fotografo, redator, digitador, faz tudo e mais um pouco.
Reparem que na parte traseira da maçaneta do VW tem um gancho que articula para abrir e fechar, quando se pressiona o botão.
A Puma mandou fazer uma peça de acabamento externo, substituindo o gancho VW, mas aproveitando a mesma borracha de acabamento VW... Economia sempre é bom! Nessa peça são rosqueados dois parafusos. Para fixá-la, providenciou uma chapa metálica, que exerce a função de uma grande aruela.
A maçaneta VW foi virada da sua posição original para entrar e fixar as peças Puma. Na parte traseira da maçaneta foi retirado o gancho VW e substituído por um cilindro e parafuso, para que quando se pressione o botão, esse conjunto empurra a peça de abertura da fechadura.
Pronto, está feito o sistema que funciona perfeitamente, além de discreto e bonito. Claro que para a "pega" da porta, a Puma providenciou um rebaixo lateral. Em grande estilo nasceu uma das mais lindas maçanetas.

Essa maçaneta equipou os modelos GTE / GTS até 1976 1a. série (chassis de Karmann Ghia).

5 comentários:

PRIMO disse...

gostaria de ver como é a montagem interna dos modelos que utilizam a maçaneta do alfa 2300 ti, já que tenho que substituir as minhas maçanetas, se puder me ajudar, ficarei muito grato, desde já, obrigado.

Aluisio Martinez disse...

Felipe, por gentileza, qual seria o mecanismo interno(Fechadura) desta maçaneta, do Fusca, ou do Brasília?
Agradeço desde já.
Abraço.

Felipe Nicoliello disse...

Aluiso,
Do Brasília.

Aluisio Martinez disse...

Ok, vou providencia-las.

Obrigado.

Unknown disse...

Felipe meu nome é Fabio, preciso da sua ajuda, pois cansei de ser enganado, tenho uma puma GTE, não se trata de um simples carro, pra mim ele é o carro a qual eu quero ter para o resto da minha vida, o problema é poder realizar os consertos sem ser enganado, por profissionais corretos. Preciso de sua ajuda para indicar profissionais que realmente entenda do carro.