quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Lanternas laterais GTE 1970, GTE 1971 a 72

As lanternas laterais de sinalização de direção foram uma exigência das normas norte-americanas, como mencionei anteriormente. A Puma visando o mercado exterior, teve que melhorar seu produto incluindo: acabamento interno melhor, agora com console; circulação do ar interno com tomada superior, para ser um ar mais limpo; volante todo preto, para evitar reflexos; pisca-alerta e lanternas laterais de direção com refletivo (olho de gato), exigências para circulação nos Estados Unidos. O novo modelo era chamado de Puma GT Exportação (GTE), que ostentava uma faixa na lateral do carro, subindo ao lado da porta, cortando toda a capota. As faixas nas laterais eram modas no final da década de 60, sendo que o Puma inovou o novo caminho da faixa. As faixas eram pintadas de cores contrastantes ao da carroceria, se o carro fosse branco poderiam ser pretas ou vermelhas. Caso o Puma fosse vermelho a faixa seria branca. Essa faixa era muito singular, tornando-se um símbolo de esportividade.
Os primeiros Puma que desembarcaram nos Estados Unidos tinham a lanterna lateral pequena, oriundas do JK, mas essas lanternas foram reprovadas na terra do Tio San.
As lanternas traseiras na cor vermelha, dentro das normas norte-americanas foram aceitas.
A partir de 1971, todos os Puma, já chamados de GTE, inclusive os destinados ao mercado nacional, tinham as lanternas laterais com o mesmo formato, sendo as dianteiras na cor âmbar e traseiras vermelhas, fabricadas pela Rossi. Essas lanternas equiparam os carros até 1972.

24 comentários:

Luby disse...

Felipe uma duvida: todas 72 tinham estas lanternas?
abs

Felipe Nicoliello disse...

Sim Luby, agora baixou a tristeza...
Para quem não gosta dessas lanternas e tem dois Puma 1972, a coisa ficou nublada!

Luby disse...

Realmente fiquei um pouco triste em saber disto sim pois sinceramente não gosto delas não, bem mas nem tudo esta perdido, pois tenho um jogo desta lanternas quardadas em casa rsrsrsr a minha duvida é que creio já ter visto varias fotos de 72 sem estas lanternas ...

Felipe Nicoliello disse...

As exportadas para Europa não tinham. E depois que caiu a moda, vc acha que os proprietários não mandavam tirar. Pintura de carro não durava mais que 5 ou 6 anos, dependendo da cor, e qdo pintava... modernizava.

Eric disse...

hummm... putz, essas lanternas sao mesmo de doer, mas o meu 72 possui algumas coisas estranhas, ele ja tem as setas redondas, nao tem mais o "friso" no capo dianteiro e nem essas setas... eh possivel ser algo do tipo final das 72??

Um abraco!

Cesar Costa disse...

O Sidney Cardoso, aquele mesmo que teve o GT-40 aqui no Brasil, teve um dos primeiros Pumas, com aquelas rodas de ferro de Kombi e as calotinhas cromadas. O carro dele veio com esta faixa e uma outra sobre o capô dianteiro...

Felipe Nicoliello disse...

Eric,
Modernizar era comum em meados dos anos 70. Impossível existir algo do genero, pq em 73 mudou a carroceria.
Cesar,
Um equívoco, o Puma 1968 do Sidney Cardoso tinha a faixa de um paralama ao outro, cortando o capô dianteiro. Esse carro foi usado na novela Véu de Noiva. Qualquer dia eu coloco as fotos no blog.
Abraços.

Cesar Costa disse...

E o tonto emprestou o carro pra um amigo, que acabou com ele...
Você tem a foto do Puma do Lulu Geladeira, o primeiro Puma a correr? Se não tiver no arquivo do meu Fotolog tem. (www.fotolog.com/berlineta)

Dr. JMM disse...

Particularmente, acho estas lanterninhas um charme a mais. Acho que todo carro deveria ter, é segurança. E o pior, coisa que a puminha já tinha e até hoje a maioria das carroças que rodam por aqui, não tem.

Eric disse...

hum... entao meu Puminha foi "atualizado"? ai meu Deus... to ate vendo o $$$ indo embora...

Luby disse...

Mas Eric isto é de facil solução, o bigodinho e o friso no capo um bom lanterneiro refaz com tranquilidade na minha 69 o meu pintor refez pra mim e ficou otimo e a lanterna era a usada no corcel.
abs

Eric disse...

eh Luby... mas aqui em Vitoria, qualquer mao de obra eh um inferno!!! hehehehe...

Um abraco!!

Felipe Nicoliello disse...

Cesar, não tenho essa foto e não consegui achar no seu fotolog, escreve prá mim:
felipe@pumaclube.com.br
Abraços.

Cesar Costa disse...

Já te mandei a foto por e-mail. A fonte é a Autoesporte

Sergio Fontana disse...

Felipe ,tudo bem com vc,já faz tempo que gostaria de ter uma Puma, e acabei conseguindo achar uma preciosidade "adormecida" a alguns anos dentro de um galpão de um sítio próximo a São Paulo com placa amarela e com todos os detalhes originais conservados.O modelo é GTE 1972, inclusive com as borrachas de portas originais que agora vou tb colocar no mercado.Vou precisar de sua ajuda , gostaria de ficar sócio do Puma Clube..fiquei feliz com a aquisição que foi impulsionada pela última visita que vc fez na minha loja...lembra que vc sabia de uma Puma que estava a venda....e não deu certo...valeu. Grande abraço...

Felipe Nicoliello disse...

Grande Sergio,
Tudo bem? Fico feliz com sua aquisição, afinal a Atlas Acessórios, não é só sobre Fuscas, tem muitas peças de Puma e merecia a muito tempo ter um exemplar exposto na loja.
Farei uma visita em breve para comemorarmos juntos e associar vc ao Puma Clube. Abração.

Anônimo disse...

Se estas lanternas saíam inclusive nas 71 destinadas ao mercado nacional, então porque existem diversas fotos da linha de montagem da fábrica de modelos 1971 sem as mesmas?

Felipe Nicoliello disse...

Caro Julio,
As fotos que circulam na Internet da linha de montagem a maioria é de 1970 ou anterior. Nesse ano foi apresentado o GTE visando o mercado norte-americano. Esse modelo foi para aprovação do orgão norte-americano competente em 1970, com as lanternas nas laterais e foi reprovado na lanterna dianteira. Qdo voltou, essa foi substuída pela maior e foi exportado assim. Depois disso entrou no mercado interno. Em que momento de 1971 esses carros começaram a sair da linha de montagem com essas lanternas é difícil precisar, pois não há registros. E não culpe a Puma de não haver registros, porque isso torna-se improdutivo e com custo alto. As montadoras atuais tem diversos exemplos de produtos com pequenas diferenças saindo da mesma linha de montagem e a explicação só eles podem dar.
Para vc ter certeza se seu carro saiu ou não com as lanternas laterais, veja com o Rossatto a data de fabricação, se for do começo de 1971 pode não ter tido as lanternas, mas se não for, fatalmente ele saiu com elas.

Anônimo disse...

essas lanternas laterais equipavam algum outro carro da época?

Felipe Nicoliello disse...

Não, foram fabricadas para o Puma e depois colocadas a venda para outros carros em loja de acessórios.

Anônimo disse...

vc sabe me indicar onde posso encontrá-las para comprar?

Felipe Nicoliello disse...

Anonimo,
Só com muita sorte em feiras de peças de antigos.

Anônimo disse...

Obrigado. gostei muito de seu blog. Parabéns. Só não me cadastrei e identifiquei por uma total inabilidade com a informática que teima em me perseguir. Um abç,
Leandro Leite

Unknown disse...

Boa tarde Felipe,
Aqui em Fortaleza existe um Spyder com os piscas redondos usados na antiga Honda.
Por muito tempo achei que estavam errados até assistir o filme O Homem de Papel filmado em 1975 e que aparece uma Spyder com estes mesmos piscas. Lembrando que os laterais quadrados permanecem.
Você acha que no final de 72 poderia ter saído alguma Spyder com estes piscas redondos?
Abraço!