sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Cintos de Segurança

Os cintos de segurança foram inventados para aviação. Instalados nos bombardeiros da segunda guerra, impediam que o piloto fosse atirado fora da aeronave em aterrizagens forçadas.
A preocupação com a segurança se estendeu aos veículos, com testes e pesquisas para melhorar a segurança em acidentes. Na década de 60, o mundo vivia de novas normas e regulamentações sobre segurança e cada país adotava sua regra, dependendo da evolução das pesquisas.
No Brasil, os cintos foram instituídos pelo Código Nacional de Trânsito em 1970, com a obrigatoriedade de sair de fábrica (veículos zero kilometro) com o equipamento instalado, mas seu uso não era obrigatório. A partir da Resolução de 1973, todos os veículos em circulação deveriam ter o equipamento instalado, continuando sem a necessidade de uso. Aliás essa obrigação só veio muitos e muitos anos depois, em 1997.
A Puma, como todas as montadoras, começaram a instalar os cintos nos veículos fabricados no segundo semestre de 1970. Os cintos utilizados nos Puma, derivavam da linha VW, com a única diferença do adesivo com a cara da fera colado na parte plástica, identificando o produto Puma.
Esses cintos foram até 1975 e poucos são os resmanecentes nos dias atuais. Seu destravamento era acionado com a difícil tarefa de puxar a parte plástica pelo ressalto, segurando o outro lado da cinta. Muitos consumidores Puma e VW não os utilizavam porque achavam que em pânico, não conseguiriam fazer essa operação.
Em 1976, um novo modelo, um novo cinto. Agora com o símbolo da marca gravado no plástico, mas continuando com o mesmo desenho da linha VW, que utilizava a fivela de puxar e fixação por imã, muito mais fácil de operar que o anterior. Em 1978, com um formato mais agradável e desenho exclusivo. Ao centro um botão para destravamento do cinto, melhorando seu funcionamento.
Em 1979, os cintos ganharam novo desenho e botão, bem como nova fivela, com melhorias na regulagem e travamento da cinta.

7 comentários:

Gustavo Andreola disse...

Olá! Estou procurando uma fivela de cinto, esse modelo 1979, tenho um puma GTS 1980, e falta a fivela do caroneiro, se alguém tem para vender, podemos negociar.
meu email: gutinho.andreola@hotmail.com
Obrigado

Deni disse...

Bom dia Felipe,

Surgiu a oportunidade de comprar um cinto do modelo 78. Minha GTE é ano 77 modelo 78. Será que já usava este cinto?

Abraços!

Felipe Nicoliello disse...

Deni, bom dia.

Independente de já usar ou não o modelo, é melhor um cinto Puma mais novo que qualquer genérico.
Talvez seja o cinto usado, preciso ver a foto que vc não mandou ou não abriu.

Ricardo Rigon disse...

Felipe, por gentileza, você poderia disponibilizar umas fotos de como os cintos são parafusados no carro? Tenho um par de cintos modelos 78 e ele tem 3 fitas com peças de metal para prender na carroceria. É para um gts 1980. Obrigado e um abraço

Unknown disse...

Bom dia, alguem tem o engate do cinto do Puma GTE 1979 pra venda?
pode ser contato via e-mail: copatti.fernando@hotmail.com

Obrigado
Abraços a todos.

Rocha disse...

Caso alguem tenha cinto de Puma GTS 73 para vender, favor entrar em contato

renan.aero@gmail.com

douglas disse...

Ola, Estou a procura de um cinto de segurança do Puma GTS ano 1978 se caso alguém, tiver algum pra vender.