sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Painéis e Interior Puma GTB / GTB S2 / GTB S2 ASA / AMV

Em 1972 era apresentado ao público do Salão do Automóvel o Puma GTO. Não tinha um momento em que aquele stand não fiquesse abarrotado de gente, mal pude ver o primeiro Muscle Car brasileiro.
Quando o Emerson chegou a coisa ficou mais complicada, nem meus quase 18 anos me davam ânimo de enfrentar a massa.
Mas aquele era um protótipo para apreciação pública, e ele foi um sucesso. Dois anos depois, com diversas modificações e novo nome (GTO foi barrado pela GM detentora da marca), agora Puma GTB (Gran Turismo Brasileiro), surge finalmente para alegria dos inúmeros fãs. Era final de 1974 e o number one desfilava no teste para a Revista Quatro Rodas, com sua cor vibrante, um amarelo e um belo motor Chevrolet 250S possante. Apenas um GTB foi vendido em 1974, objeto de desejo bem exclusivo, que continuou até os atuais dias. Quem diga o atual e feliz proprietário do number one, meu amigo Carlão.

Na number one, o desenho final do volante ainda não estava definido e alguns detalhes são exclusivos do primeiro GTB fabricado.

Os modelos a seguir, mantinham um padrão de painel, console e volante, sempre priveligiando a esportatividade na condução (leia-se pilotagem), o GTB já tinha os comandos a mão, e os instrumentos agrupados para perfeita leitura.

Em 1979, a Puma preparando-se para ampliar a fabricação dos Pulmão (êta nome feinho, nem na época eu me acostumava com esse apelido), lançou o Puma GTB S2 (Série 2). A propósito, o GTB nunca foi chamado de S1, nem por apelido na época, isso é uma coisa mais recente para os amantes diferenciar do S2.
O S2 era mais sofisticado, deixando de lado a imagem jovem de Muscle Car, para atender seu público alvo, que procurava mais sofisticação, sobriedade e esportividade. Nesse aspecto ele não deixou a desejar, o interior dos S2 era bem acabado, com bancos de couro e mimos para o motorista dirigir esportivamente, deixando a proposta anterior de pilotagem.

Com o resurgimento da Puma no Paraná, comprada pela Araucária S/A em 1986, o primeiro modelo a ser relançado em 1987 foi a GTB S2 ASA (Araucária S.A.) e as modificações foram mínimas, apenas para adequar a nova produção. Nesse pensamento, o interior manteve o padrão anterior.
Com a venda da Araucária S/A, o novo dono licenciou uma empresa do seu grupo, a Alfa Metais, para a fabricação dos Puma. O primeiro lançamento dessa nova empresa foi em 1988 com o Puma AMV (Alfa Metais Veículos), era o mesmo S2 com modificações estéticas. No interior houve diversas alterações para melhorar o conforto e desenho. O painel ficou com desenho mais atual, mantendo as mesmas funções e equipamentos.
No segundo modelo AMV, de 1990, detalhes dos botões dos vidros elétricos e volante são alterados.
Infelizmente foi o último Puma Chevrolet a ser fabricado, deixando saudades.

5 comentários:

Anônimo disse...

Felipe, parabéns pelo excelente material que você está colocando a disposição de todos, que como eu são apaixonados por Puma. Aqui em Fortaleza-Ce, integrantes do clube, estão unanimes no elogio a este blog. Uma aula de Puma, literalmente!!! Parabéns e vida longa, muito longa a este meio. Abraços,
Alexandre Guilhon

Felipe Nicoliello disse...

Alexandre, muito obrigado.
Abraços à todos de Fortaleza, cidade de muitos Puma belíssimos, além de ser detentora da P-o18 number one.

Fabrica de Web Site disse...

Gostaria de saber qual é o vidro que utilizo nas portas da puma gtb s2 ano 1981. Fiquei sabendo que um vidro sem o quebra vento mas não sei que de qual carro que da certo ali. Se alguem puder me ajudar eu agradeço!
mauricioccd@gmail.com

David disse...

Olá Felipe. Td bem? EStou restaurando um painel de puma GTB S1 e não consigo saber qual é a ordem dos relógios e botões correta. Vc saberia me dizer quais reloginhos de painel vão aonde? Vc poderia me colocar uma foto para que eu visualizasse um painel original? Obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog. Muito bom mesmo! Um abraço: David

Unknown disse...

Muito legal o blog, estou restaurando um gtb/s2 www.pumagtb.blogspot.com