segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eventos - XXI Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro (3)

Agora com boas fotos do meu amigo francês Fabrice, de alguns carros, porque eram muitos.
Os Corvette como sempre bem representados.
Nos Camaro que senti a falta de modelos mais antigos, não sei se o Fabrice não fotografei ou não tinha.
Um belo Thunderbird 1957.
Os conversíveis americanos sempre presentes.
No Cadillac, para restaurar seus cromados, gasta-se o mesmo valor da restauração total de um Puma em bom estado.
Os europeus com suas principais marcas, como o BMW...
... E alguns Porsche.

Eventos - XXI Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro (2)

Por Claude Fondeville
No encontro "XXI Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro" ocorrido no ultimo fim de semana tivemos a presença de Rolls-Royce, Camaros, Mustangs, Porsche, etc...
Mas o Puma além de estar em maior número de veículos presentes no evento teve a sua foto escolhida pelo jornal Destak para ilustrar a sua matéria, e o meu felino Quatro Olho tá lá !

Também presente nos sites Autoclassic e Maxicar.
A+ Claude Fondeville.

Etiquetas Fornecedores Puma - Cabovel

Um dos fabricantes de cabos para a Puma. O outro era a Efrari.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Puma - Paixão Pura

Por Kleber Pizolato
Sou paulistano, militar da Marinha, amante dos carros (ainda bem que minha esposa concorda em me dividir um pouco), a paixão especial sempre foi pelo Lamborghini Miura (também é um dos preferidos do Felipe) e pelos Porsche 911, ambos impraticáveis de serem possuídos no Brasil pelo altíssimo custo (para um militar rsrs)... Assim, a cerca de um ano tive a oportunidade de fazer meu mestrado nos EUA e agarrei com unhas e dentes, pois sabia que seria "a chance". Minha história com Pumas é antiga embora eu tenha menos idade que a média do pessoal (35)... As coisas começaram com meu pai que tinha um Karmann Ghia, depois comprou um Puma e por acaso acabei ficando com o Puma dele, quando vendi tudo para comprar um apartamento. Foi paixão pura, juntou a silhueta próxima do Lamborghini com a mecânica a ar próxima a dos Porsche e o preço acessível... Depois fui aprimorando, comprando modelos melhores, mais originais, e meu último foi um GTS monocromático, igual ao do Ricardo Gurgel a exceção da capota. Acabei vendendo, pois ficava muito parado por falta de tempo (a carreira militar toma todo o tempo e sendo da Marinha as viagens são inevitáveis) e porque fico mais de dois anos nos EUA. Aqui nos EUA realmente antigomobilismo é coisa séria, na cidade em que moro e vizinhanças é muito comum que as pessoas tenham um terceiro carro (clássico ou superesportivo)... Um paraíso... Sair fim de semana é como estar em um evento... Desde Ferraris Itália até Ford T... Como um evento daqui (Concorso Italiano):
Além de termos uma semana dedicada aos veículos clássicos / esportivos em agosto... Também pude matar meu desejo de comprar um 911 (a ar lógico!), pois ele é tudo o que eu sempre desejei que o meu Puma fosse... rs rs
Vejo colegas reclamando da mecânica a ar, tentando substituir o motor boxer por motor AP... Enfim, mudar a natureza dos Pumas. Tem outros que reclamam da altura do carro, espaço interno, etc., acho que nunca entraram num Lamborguini (rs). E o acabamento dos Pumas da década de 60 início de 70, não deve em nada aos Porsche 911/912 que conheço...
Aqui temos muitos 356 e 912, com motorzinhos parecidos com nossas feras brasileiras e que são verdadeiros diabinhos na estrada.
Grande abraço, bom fim de semana a todos. Kleber Pizolato'

As feras estão soltas...

... Em Guarapari, no Espírito Santo. Quem me deu o recado foi o meu amigo João Carlos Monteiro:
"Que forma melhor de comemorar a Independência (7 de setembro), com um dia de sol, praia, amigos e um passeio nos PUMAS.
Abraços, JC"

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Eventos - XXI Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro

No último fim de semana, nos dias 04 a 07 de setembro de 2010 foi realizado o XXI Encontro de Automóveis Antigos do Rio de Janeiro promovido pelo Veteran Car Clube – Rio de Janeiro.
Vejam o comentário do meu amigo Claude Fondeville:
"Como sempre o publico compareceu neste belo local, o Forte de Copacabana, onde estavam reunidos cerca de 200 veículos. Além das raridades também haviam barracas com venda de miniaturas e outras oferecendo peças como moscas brancas e figurinhas difíceis. No ultimo dia a Diretoria do Veteran reuniu todos os expositores no Restaurante Porcão, aquele no Aterro de frente para o Pão de Açúcar.Após um elegante jantar aconteceram as premiações, a entrega dos Oscars, como o melhor representante dos anos 20 , dos anos 30, o mais fiel à originalidade, etc....Mas o melhor da noite veio quando anunciaram 'A MARCA COM O MAIOR NÚMERO DE VEÍCULOS PRESENTES' que foi é claro a PUMA !!! Foi uma alegria geral para nós, indo receber o troféu e comemorando."
Contratei uma equipe de amigos para fazer a reportagem do evento são eles: Clovis, Rene e Gisela, Fabrice e Regina, todos do Puma Clube. E assim foi e me mandaram as fotos...
O Puma GT 1969 do Dinho ao lado do GTS do Claude.
Mais alguns GTS em foto panorâmica.
O Puma P-018 ao longe; GTE 197...3,4 ou 5, não dá para saber e GTS na mesma situação do ano do GTE.
Foto do detalhe, mas não me perguntem de quem, se é do GTE em primeiro plano ou da Roberta, do Clovis, do Fabrice, da Gisela, todos ao fundo, bem ao fundo!
Foto do para-brisa Safari de uma Kombi que não dá nem para chutar o ano.
Muitos carros de categoria e muita gente, principalmente na frente dos carros.
O belo Puma P-018 que deve ser do Maurício Pontual , pena é o balde na foto!
Gostaram das fotos? Não? Também olhem a qualidade dos meus amigos fotografos:
Fabrice, Clovis (por trás) e Rene na máquina.
Rene e Gisela se divertindo com o tanque...
Agora essa foto não dá nem para explicar. As coitadas das meninas da janela já perceberam a perda de tempo com esses dois.
Mas não deixaram de ir tomar umas 'cervas' no estande do Puma Club do Rio de Janeiro.
Querem ver muitas, mas muitas fotos bonitas de todo evento? Cliquem aqui.
Outras lindas fotos e reportagem no AutoClassic.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Puma de corrida - Espartano N° 60 (6)

Anuncio (82) Powl Glass

O anuncio de julho de 1989 da Powl Glass, revenda Puma em São Paulo, já não vendia mais os veículos Puma, mas continuava ativa no fornecimento de peças de reposição e de quebra atacando uma área em plena expansão, as dos veículos motorizados para crianças, com a Mini-moto Ninja e o Mini-buggy Emis. Imagem cedida pelo meu amigo Claude Fondeville.

Mundo Animal

"Sobrinho Felipe, aí vai uma foto para o Mundo Animal, a Tamy mascote do Puma Club e o Henry (Lhasa Apso).
Abs. Sergio E. Tempo - GTS 80 Verde - Pinhais - PR"

Puma GTE 1800 Rally

Meu amigo Henrique de Resende Mendonça me mandou um link para ver novas fotos do seu Puma GTE 1800 Rally 1973.
"Oi Felipe, como vai? Tirei umas novas fotos do Puma Rally com o www.chicorulez.com.br e queria compartilhar com você e os leitores do PUMA CLASSIC a foto do motor: está aqui. As outras fotos estão aqui. Abraço!"

PUMACOR - Azul Vincennes


A tão desejada cor logo deverá estar disponível, o Alexandre Uemura vai me mandar a cor pintada em uma amostra de metal, muito fácil de ser reproduzida, vejam:
"Pode me dar o seu endereço que eu te mando a chapinha na cor Azul Vincennes pra todo mundo que precisar ter de onde partir.
Tenho notícias de pessoas que pintaram seus Pumas de Azul Mônaco, de Azul Aquamarine... Essas cores não chegam nem perto do efeito desse MATISSE do Azul Vincennes, olhando de frente ele é claro e olhando de lado ele é escuro... É realmente muito bonito. Outro conselho tem que pintar o carro todo de uma única vez... Senão fica com manchas.
Abração, Alexandre".

Hoje a  formula pode ser encontrada aqui Pumacor Azul Vincennes Metalico

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Puma+Arts

Anuncio (81) Zevir

O anuncio veiculado em julho de 1989 mostrando os produtos Puma, já fabricados pela Alfa Metais de Curitiba-PR. Imagem cedida pelo meu amigo Claude Fondeville.