quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Placa Preta - Documentos

O veículo com placa preta tem um Certificado de Originalidade (C.O.) emitido por um clube credenciado pelo Denatran ou pela Federação Brasileira de Veículos Antigos, quando o clube é federado. Uma das vias desse Certificado deve ficar junto com o CRV - Certificado de Registro de Veículos, o documento de compra e venda do carro, pois na venda desse carro, o C.O. vai junto para o novo proprietário. Nos documentos do carro, seja no CRV ou no CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (o documento de porte obrigatório), consta no campo Espécie/Tipo a palavra COL/AUTOMÓVEL, ante as palavras anteriores de PAS/AUTOMÓVEL, para automóveis. Quando outro tipo de veiculo, como caminhão, a palavra COL substitui CAR (de carga).
É a maneira do fiscal de transito identificar nos documentos, que o carro possui verdadeiramente a placa preta.

8 comentários:

Deni disse...

A minha fera, logo terá PP :D

Mazinho Rocha disse...

Não esquecendo Felipe, que a cada 4 anos o carro com PP deve passar por uma nova vistoria, pelo menos é o que a FBVA exige.
Graaaaaande abraço!

Luis Wiener disse...

Buenas!!
Verifiquei em meus doc's e notei que embora tenha ambos placa preta com certificado, num deles consta no campo ESPÉCIE igual ao publicado pelo Felipe, mas no outro aparece coleção apenas no campo OBS, no campoESPÈCIE consta PAS/AUTOMÓVEL/NÃO APLIC.
Pergunto aos mais entendidos, porque está diferença?Lembrando que os documentos são do estado de SC.
Abração
Luis Wiener

Felipe Nicoliello disse...

Luís,
No começo em alguns Estados adotavam formas diferentes, como o seu caso. Em outros adotavam um carimbo no documento. Mas nenhuma dessas formas são praticadas atualmente, houve uma padronização.

Luis Wiener disse...

Ok, Felipe, ja enviei hoje ao DETRAN, eles irão corrigir.
Gracias!

Anônimo disse...

Ter o nao aplic no docto era o que alguns orgaos usavam para diferenciar os veiculos placa preta? Tenho dois carros, um ta Col e o outro Nao aplic. Preciso ir no Detran arrumar?

Felipe Nicoliello disse...

Precisa, pq o Não Aplic era a forma antiga que não é mais aceita, hoje somente o COL.
Não muda nada, mas se pegar um policial caxias poderá aprender os documentos.

Unknown disse...

Como os documentos e Manual são guardados no carro?