quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nota de Falecimento - Aldo Besson

Morre em Porto Alegre um dos criadores do Miura, Aldo Besson. O sepultamento foi na última terça-feira.  Na foto abaixo, Itelmar Gobbi no Miura vermelho, sócio de Aldo Besson no Miura branco. A notícia foi veiculado no Miura Clube RS  e alertada a mim pelo amigo Eduardo Nogueira.
O Miura que teve mais de dez mil unidades produzidas foi criado em 1975 ainda com motorização VW a ar na traseira, passando nos anos 80 para VW AP e motor dianteiro. Foram muitos modelos lançados: Saga, 787, X8, Top Sport e X11 e inovou com tecnologia desde os primeiros com regulagem de altura do volante comandada eletricamente. Mais tarde entrou na era de computação, com avisos de voz para alertar falta de cinto de segurança; abastecimento; freio de mão puxado e retirar a chave da ignição. Devido a forte concorrência dos automóveis importados no início de 1990 com a liberação das importações, a produção dos Miura encerrou-se em 1992.

3 comentários:

Dr. JMM disse...

infelizmente é assim, sempre temos que nos encontrar com o único mal irremediavel. meus pesames a familia.

gabriel disse...

grande perda irreparavel para nossa pequena industria de sonho fora de serie. bom seria se tivessemos ainda hoje miuras gurgeis avalonnes adamos santa matildes lafers puma biancos venturas e tantos outros para fazer a felicidade geral da nação apaixonados por fora de series
maus sinceros sentimento a familia besson pois sempre adimirei o trabalho dele e do seu socio desde 1978 quando conheci um dos primeiros modelos a ser lançado eele era verde escuro muito bonito carro que estava veiculado na materia da auto esporte revista que sempre deu vez aos nossos carros de sonho.

Washington Luis disse...

Que Deus possa consolar sua família, criador de uma bela máquina deixara saudades e jamais será esquecido. APAIXONADOS POR CARROS!