sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Emblemas - Comercial MM de Veículos (3)

No final dos anos 60 e começo dos 70, a Comercial MM de Veículos utilizava em seus carros de corrida o emblema da Águia sobre rodas. Sempre em adesivo de mais ou menos 3o a 35 cm de diâmetro...
... Tinha fundo amarelo e o desenho em preto. Infelizmente não tenho nenhuma foto nítida, a melhor foi a foto em preto e branco enviada pelo meu amigo José Martins. Nas laterais de seu Puma Espartano #48, o adesivo era o destaque.Encontramos também o emblema MM no Buggy Kadron.
Na época começou uma moda em logotipos: associar animais com automóveis. Era o máximo, como se falava na gíria "é o bicho!". E eu não fugi a regra, participando com meu trabalho abaixo, em um concurso para o logotipo de uma loja de acessórios. Foi vencedor e adotado por muitos anos pela Ludcar.

Hoje com a ecologia em evidência, isso pode criar traumas em algumas pessoas, tanto que não podemos mais falar que temos "macaco" nos carros, um animal em extinção não pode ser comparado ao equipamento mecânico. E nas oficinas, mais complicado, porque existe o "macaco jacaré", uma união de dois animais ameaçados. É o mundo mudando...

4 comentários:

Mazinho Rocha disse...

Falou bicho!

Fernando Portilho disse...

Felipe, genial a logomarca.
Em 1970, usei a figura do Tio Patinhas como logo no primeiro negócio de minha vida, um lava-jato com nome de Stop-car. A ideia foi representar economia no uso de lavagens rápidas.
Abraço, Fernando.

F250GTO disse...

Eita! Como o mundo ficou chato!!!
E como vamos rebatizar o macaco jacaré?
E o burrinho de freio?
E as borboletas do carburador?
Já tive que trocar o nome do meu borracheiro preferido.
Não é politicamente correto continuar chamando-o de "Neguinho do Bigolim"...
Romeu

Felipe Nicoliello disse...

Mazinho, você está na onda.

Fernando, obrigado, você está confirmando o que falei.

Romeu, hoje é uma barra, tem que estar ligado.