terça-feira, 31 de agosto de 2010

Puma de Amigo - GTS 1980 e GTC 1981

Os dois Puma são do meu amigo Carlos Tito de Joinville-SC. O Puma GTC 1981 branco e o Puma GTS 1980 vermelho, mostrando as principais mudanças ocorridas nos modelos de 1980 para 1981, como os para-choques e lanternas, além do nome. O GTC foi apresentado no final de 1980, como modelo 1981, portanto todos os Puma com para-choques de borracha, fabricados em 1980 devem ser obrigatoriamente ano 1980 modelo 1981, senão foram transformados.
O GTC do Carlos prima pela originalidade. Interessante seu relato: "- Inicialmente eu comprei esse Puma branco que você vê nas fotos, é claro que não estava assim (no anúncio constava troco 'pulmann' por moto, talvez pela origem alemã da cidade, o rapaz errou no nome. rsrsrsrs), mas meu sonho sempre foi esse modelo do vermelho. Nem sabia o que era GTS ou GTC. Isso já faz um bom tempo."
Já o GTS, apesar da aparência, é um verdadeiro Hot.
Alguns detalhes externos não são originais, mas não chega a chocar, como ele mesmo conta:
" - Garimpando na Internet, achei o Puma vermelho em São Miguel D’Oeste, é lá na pqp (ponte que partiu), divisa de Santa Catarina com Argentina. Após dois meses de negociação, consegui um bom abatimento, naquilo que o rapaz pedia, isso com a condição de trazer o carro para Joinville, que fica a 750 Km da cidade dele. Como o Puma veio rodando, nem precisei dizer que o carro estava bom, né? Mesmo assim, desmontei tudo, tanto mecânica, quanto fibra, pintura, tapeçaria, etc. Até o sistema de direção eu coloquei a caixa do UNO, ficou bem melhor para manobrar."
Internamente as mudanças são mais radicais, começando pelo belo acabamento das laterais, com apoio de braço integrado, coisa que não existia na época. E um bem feita caixa de som também integrada na lateral da porta.
Volante, alavanca de cambio e bancos sugerem modelos modernos. O som de alta fidelidade não poderia deixar de estar presente. A parte externa da traseira não denuncia nenhuma alteração, apenas as lanternas tricolores em vez das bicolores e o escapamento com dupla saída. Mas espera lá! O quê é aquilo por trás das saídas de ar da saia traseira?
Ah sim, agora com o capô aberto podemos ver o coração do "bichinho", um motor Porsche 1.9, 02 webers 40, kit, tuchos e comando da engle, bomba de injeção, etc., o mesmo do 914.
"- Com relação ao motor, consegui num ferro velho da cidade, pois além de ninguém saber a que carro pertencia, precisava de uma geral. E onde arrumar as peças?!!! Muitos falavam que era parecido com 'motor do Brasília'. Com o motor do ferro velho comprado, demorei para achar um mecânico que trabalhasse nesse tipo de motor, além de escalar meu irmão que mora nos USA e que gosta de carro antigo, para descobrir que 'bicho' era aquele.
Olha! O Celso Buss é o cara, ele é o Professor Pardal que deu vida ao meu motor. É especialista em girocóptero, mas também fez meu Puma voar baixo. Como ele mesmo diz, 'manera', seu carro ainda esta amaciando, pois só andei 2.500 Km. O carro da bagunça é o Puma branco, mais comportada e com mecânica original. Ainda não forcei o motor do vermelho para saber até onde vai, mas posso te dizer que é bem nervoso esse Puma. Segundo o mecânico, o motor deve ter algo em torno de 120 a 130 cv."

12 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Máquina quente!!!!

Anônimo disse...

Ñ se quer incentivar q... proprietários de Puma venham a se motivar p/a 'arte do tuning', onde sabemos q nem sempre haverá boa recompensa econômica:

- "...mas os bons exemplos são bem avaliados, qdo respeitam o produto original!"

A 'mecânica Porsche' -como sabemos!- começou de pequenas melhorias na mecânica VW:

- "...peças de mais qualidade e melhor projeto, parafusos com 30% -ou até mais!- de resistência mecânica e também com mais torque empregado em cada montagem de componentes críticos ou estratégicos... p/ garantir a sua maior performance esportiva."

(Ronaldo)

Rogério disse...

Felipe, o fato de a alavanca de marcha estar mais proxima do banco, menos proxima do painel, tem a ver com o motor? Ou é impressão minha?
(Rogério)

Renato Brandão disse...

O tuning verdadeiro, quando bem feito, tem por objetivo melhorar um carro, não transofrmá-lo em "carro de corrida" do Need for Speed.

Eu gostei muito do vermelho, principalmente das portas, parabéns.

Abraço

www.temalgumacoisaerrada.blogspot.com

Unknown disse...

Quando é um bem feito e levanta a moral do carro, merce respeito! Se até os Porsche, que são o capeta, sofrem algumas modificações por parte de alguns aficcionados, os Puminhas também merecem uma apimentada.

Matheus Cremonese

Fernando Portilho disse...

Defensor da originalidade sem ser radical, sou obrigado a me curvar diante do trabalho realizado neste Puma.
Nenhuma alteração exagerada, mantendo um perfeito equilíbrio entre o moderno e o original.
Este merece o meu aplauso!!!
Parabéns a quem projetou as modificações, e a quem as executou.
Abraço, Fernando.

Felipe Nicoliello disse...

Não considero esse Puma como tuning, porque não existe nenhuma modificação de carroceria. Para mim está na classe dos "Street Hot's".

Rogério é impressão, a alavanca está na mesma posição, talvez por causa do console - que não é original - ou do acabamento da alavanca. A caixa do cambio continua a mesma, porque esses motores Porsche - como o Ronaldo falou - são baseados nos VW a ar, o princípio de tudo. Muitos proprietários de Porsche 914 no Brasil, quando quebrava o motor e sem grana para conserto, colocavam o motor de Variant.

Felipe Nicoliello disse...

Não considero esse Puma como tuning, porque não existe nenhuma modificação de carroceria. Para mim está na classe dos "Street Hot's".

Rogério é impressão, a alavanca está na mesma posição, talvez por causa do console - que não é original - ou do acabamento da alavanca. A caixa do cambio continua a mesma, porque esses motores Porsche - como o Ronaldo falou - são baseados nos VW a ar, o princípio de tudo. Muitos proprietários de Porsche 914 no Brasil, quando quebrava o motor e sem grana para conserto, colocavam o motor de Variant.

Luby disse...

Concordo com o Felipe, isto é um street e diga-se de passagem um belissimo carro, agora para o meu gosto a vermelha da de 10 a zero na branca pois puma sem os parachoques cromados parece coisa que foi tunada...

EGO's disse...

Concordo com Felipe e Luby. Este é um "sttret rod" e bem elaborado. Eu só manteria o interior 100% original. Em 1990 meu irmão comprou um Puma P018 e depois um motor 2.0 de um 914 para adaptar no Puma infelismente não pode levar o projeto adiante. Fico imaginando como deve ser o comportamento deste GTS em estrada!Parabens pelo projeto.

Anônimo disse...

amigo, primeiro meus parabéns pelo puma, está muito lindo, também estou fazendo um gt 1977 e gostei muito da cor do seu, teria como me passar o nome da cor ? diogo@certelnet.com.br, desde já muito obrgado

Daniel Pardo disse...

P#ta que Pariu... esse Puma deve ser uma cadeira elétrica, melhor que isso só se ele conseguisse também o câmbio de 5 marchas do 914, ai o negócio ia ficar mais sério ainda, mas pelo que eu escutei falar, dizem que as peças desses motores do 914 são difíceis de achar até na Europa, vejam bem... eu escutei dizer...