"- Senhoras e Senhores, deixem a pista para a realização do Desfile da Noite Puma, Evolução dos Modelos".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbe-EuHEGrJ-84nJxb33eG0pkySqOmY_ZaMJftIun_XzlH1fH9x7TwTFVhyphenhyphenLJzjBlRzItBkocKpCpnZ6pg6XSpl9w5bqWCJtD5-EfllyfofT787J9vI5pPU3YRmCqxJqLrFKpRr89-4KsI/s400/Copy+of+DSC09784.jpg)
"-Senhoras e Senhores pilotos liguem seus carros para a volta de apresentação do Desfile".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg31ltxhj64MAPZ7hBVfGOKxo51q7f1-BJj75BtlsCXfxXLstBzhcTvJuTb1_MjAYumdpsMfve5pIuR6ZWBfI0Fmlbpkr7SOtRjBHaQ4rcg5oGztvLLHIdmdLXkMuG1zOEWHXbqktetW-yQ/s400/Copy+of+DSC09799.jpg)
E o suspense continua antes do
starter.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgl3gPMVJrNUT7z6RgxMsufnqr-pHjHaXbly3H1-1G5CxIGt_GwElUDmANG1t_yVz7-M06RbK5MOQ0LZ_vfp7-3-flb5Ph6fkkLBfuiu31_S2W5uUla6dxdyjptdwZzkebze4tWQGan5tpk/s400/Copy+of+DSC09824.jpg)
Alguns preparativos e os sons dos motores roncando.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjc1ja3K7mW1uQt5WoeFxp1L21KM_xq64qRa-3uIjnpV4uqg956ecR0h2NyIVpFnCDo7NE-zWrUM7hZSft8GiUwbnW50GfGuBWHUYaep8sIhOGXtQs9ujXqf1wRsuzgzZxFPvkMdhgn0zol/s400/Copy+of+DSC09826.jpg)
E começa o Desfile com a primeira participação do GT Malzoni 1966 branco e do Puma GT DKW 1967 prata.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9ArjPMifHetfUOIOC30uZ2hJYHLllvHWUfamCBd0ex5UQbRf2sDA6z1Nt6B_CqSZGhUnxOS_x7AkwaTj1KLDr7FhFjG_ng6OW4RAAjviG9VcrQQPjlNGjyw_WSXPYKWPjotzYokvQGEUJ/s400/Copy+of+DSC09828.jpg)
Paravam em frente aos locutores, e um pouco da história era contada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcNS9i30fTI6y4J3FhMPP_Cb54knKSKIXqat3LNJeUbM-1DEaDjLx-ujy3AlfMvLNjmDtoiX77Or3bk0CEsy2C9wcJKbUBXs22p2JKy3DUenduSqVM4tz8oK9oDm9oqixXc18G-H0UaRc-/s400/Copy+of+DSC09829.jpg)
Depois iam para a área da dispersão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCsJzMKq5yWkvt7GqWksufe7fNWfBM8oLycfmiQQ3z2vvgdK59q-DmxmO1LraPJwCTFWWTOX3N1KISYc48XzapTnSHMc00I3t4nydEEVyhQv9L5nqIFwepxw5LnJaSUl4CqWZIiIHuhc8B/s400/Copy+of+DSC09832.jpg)
Mais dois representantes da nuvem azul, dois Puma GT DKW 1967.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgZNkdRQchLf0I71J_F13a0cE9yAI1bl6cFu34T3iPKAevQZnNDsuZumQu9oXzwVCvu7QfIuaAUIF7VQiRrwCVGBtyGgSIATYBrzO4exzdJavX5RNFUY3-aNl0avtQ3EF1kUPkVIT_XgMs/s400/Copy+of+DSC09833.jpg)
O comparativo do Puma GT 1967 (DKW) prata, com o Puma GT 1968 (VW) branco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl4bmCtUpkiVYxd51pDvEgws2nT9ny4PiWTyUZrK6yigk64JyliQo2RQ5_-_a6tDjGcZhMMX2Yft6TzI3M35NzODcBLtmldWe-tWevRhrHvHu-_pzddPSQC7SGm9E44XUaFxp-vR7Dq_c4/s400/Copy+of+DSC09834.jpg)
Os modelos GTE 1971 cinza e GTE 1973 laranja, apesar de parecerem iguais, as carrocerias são completamente diferentes em suas dimensões e detalhes para o bom observador.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxgtL2KlTyELMcNxBKv8X0M-SBoexLdtEcA2jOUCobszVHBPhPNTxh8xUtPPNYG_TnyzpNv07YTf7gI7A3V-bZvrx_0uoB5b7tA_mZGrQ-qRtUJvFdOpcXC6wvxmqS4CBffOSr7-8wMnaE/s400/Copy+of+DSC09836.jpg)
E o Homero indo embora com seu lindo GTE.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic56x3qlJ9CfnKRVkUFUnwzfVjReB7VuAnhO3o7WdAM2Uz0J4kc2GQMxJJQ0bTVEcUbelS8TYWYyyJS3yZtVqBLtjh99_YlkEaTrSSa41CQrRR_Pj2lONUais2eRNVj7DTz3T2S7ijYDGo/s400/Copy+of+DSC09838.jpg)
Outro comparativo. O GTE 1974 bege, que já não exibe mais as bolhas nos faróis e os limpadores cruzados, com o GTE lançado em 1976, mudando muito a carroceria. Nesse caso, o GTE verde é 1979, que é praticamente igual ao 1976, apenas pequenos detalhes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjemWeOx7mXq3LhFvtFn1QoOEAgc80AFZJswcV5fiAzW15uRrCGXVMc-7Pr8nMDiBY19yFa0J2N161t_pbQz2TAjUksAAA8RYQu9MMPZ04is_lQUUTnhftG3acWypYOhz8dnUvevg9Zl_yP/s400/Copy+of+DSC09841.jpg)
O locutor da Auto Show Collection e eu falando sobre os modelos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgufug5OGWxhPiPpckc2fLtHvjUONYmgALlXUmsv0LtvniN0auXsJB_iIVGZzPblelRj1PEhUy_Xj15Y83zX6deUxXzWuGUXtEl5bIWAzv6kUw-BHLHcgYh6hb_N5qyxcAtj2IF-UW3ScbU/s400/Copy+of+DSC09842.jpg)
O agradecimento especial a Jan Balder por ter conduzido meu Puma GTE 1974 no desfile, que me deu muita honra.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7w6Dpaf1Q_sXVKQMbuV-giOwNhRyiUmtl1C8HY54H6xZu2t8uhXHh3czAjUB-TrNbrGbfRJkcJJ8IGp8mvRxMcdCle_Vgz8nVm4TnFucu2JV5nzT83q1JI0ajyiesT0tGWiXSPgRF9aRH/s400/Copy+of+DSC09843.jpg)
Mais comparativo, o modelo GTE 1979 verde com seu sucessor o GTI 1981 prata. Lançado em final de 1980 como modelo 1981.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQn2paYsNdA-PhbLsdgA-ifZxYb5TTxXQSyM4GB5_rBAbW3bLr3kqlF6ndokJMuKYwGf8BG9WlHorqhfHvaEbEzUCFshawxBfn9Sd12PGUpZCqohtJCyxJ5x-kCsNn94cQ4VN-mhbXBHkn/s400/Copy+of+DSC09847.jpg)
O Puma P-018, lançado em 1981, representado pelo P-018 1982/83 prata, foi fabricado até 1985. Seu sucessor, o AM 1, chegou em 1988, aqui sendo mostrado o AM1 1989 vermelho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivZo4S6cuwKj71TIFWHdk_T3EnAdu-ZUoRoCU0tn2hR75O81pC8Is4U2aLp2Ot6ehdrAoUdieuUFn8Ib5Va1hHoGBLGEDtb4ZJ3PbsCGJlDLGj9PJKE4jNTDZKvAv7ikMRwgqRNioaZQvs/s400/Copy+of+DSC09849.jpg)
No ano seguinte, 1989 a aparição do AM3, que infelizmente não conseguiu completar o desfile, por problemas técnicos. O veículo, que estava em restauração, ficou pronto minutos antes do evento, em um esforço descomunal por parte dos restauradores e proprietário, claro que poderia acontecer algum probleminha. Então, a participação única do modelo AM4 1994 branco, como o último modelo Puma cupê fabricado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC-cHI9Pu6xLDg3YPjSu4cXNIKbgW3MgyxlzI3_HKe4hrSGyfF4V6zZOjw-SAQ9jCX7dg08XLc9GltcukM4a6zwbJFM7B_B_qELmHnYxd2hyvVm9pHjSYUthXK8GkzMFeNP3Egwsv2uM53/s400/Copy+of+DSC09850.jpg)
A chegado dos conversíveis. O primeiro modelo fabricado em 1971, chamava-se GTE Spyder. No desfile foi representado pelo Puma GTE Spyder 1972 vermelho, o último GTE Spyder fabricado. Em 1973 a chegada do GTS, com nova carroceria. Mesmo caso do modelo GTE, a transição de carrocerias, sendo que só os mais atentos percebem a diferença. O último GTS fabricado foi no início de 1976, aqui como representante legítimo, o GTS 1976 prata, que já exibia as rodas do futuro modelo a ser lançado, desde outubro de 1975.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjU_5DGOUCMCmky8EnmaSwHZm7ghHcD5A4E3sWPh6tZddsF0wDRkM33Y369PNlOQa-ecCq-KX97GZ8BxGHuxXzp8YmeToMk3ooutSKYDRAyvpPZZ9xoV8shJjBA7XgH3sZRWOHQ3tNWGDID/s400/Copy+of+DSC09852.jpg)
Esse GTE Spyder tem como opcional a capota rígida, que no evento, o proprietário preferiu deixar em casa e curtir o friozinho de São Paulo de capota abaixada.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0dL_YwkyPh4kSIPePCbvAOeC77NCVb6jMqiVXSGEmi1UPY00ESQdZKW46PEltZyoaDDcKLpRQ2SVa-m2pXvHXCM2v3xUUyxCjKdINlYYLta5q21073TsjjvhPNEIFt8liA26jzjI1x0VE/s400/Copy+of+DSC09853.jpg)
Já a proprietária do GTS deixou a capota erguida para ilustrar os modelos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7rTcxEP4DXsM9Hdz3MyVt2-FMYQtgLgieIkysn2cQ0e3Mo6h4YKCmivq7sOYDOXXyGlXvVLy3qTpMLSXPmU9nlY6ViBzd2KhX20LSc-wD1oWY8f67iS1JWQi-aSI_M20ig7IDH1SRtm_U/s400/Copy+of+DSC09854.jpg)
O maior comparativo da noite.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyLfp62UXyRbF9QSR_YCsC9SZq-RhumVm4hVbAo7_Xqi5ZhnrhEgkWK404l5mSCWUZqc6eItRo1GAUxtEfRFJ_-DTVnCGGWrp8i6Iq4182cmVQqgK_LLEVUxFQ2ygAIdO9P5h3bfKQgs70/s400/Copy+of+DSC09855.jpg)
O GTS 1975 vermelho metálico, idêntico ao anterior, com chassi de Karmann Ghia. O GTS 1976 vermelho, com chassi do Brasília. Erroneamente hoje em dia, os dois são chamados de "bunda caída", mas este título não existia até a chegada do chassi do Brasília e se analisarmos bem, olhando os dois modelos, o chassi do Brasília tem uma traseira muito estranha, parecendo caída.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3GuMJzet21Z8F0Nkt2TukIB8apUuHCkY58SrGdp67n_NNBeVhAtIhwQCTR_5zsjOhxy9iPhW4BQgt1rqDBiQrbgyDZ6HEm1LosUkdB9kP_MRZl9l_QnnSo94gI2L5IbAQfOWEDIEQrm3O/s400/Copy+of+DSC09856.jpg)
A seguir os modelos GTS que vieram a partir de meados de 1977, com a traseira reta, sem a impressão de caída, dando charme ao modelo. O GTS vermelho 1978, representa o grande desejo da moçada que hoje está beirando os cinquenta, foi a grande febre daquele tempo. O GTS 1980 branco, representa o modismo automotivo que surgiu em 1979, com os modelos monocromáticos, ou seja, uma única cor internamente para todos equipamentos e forração.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-m_t_HQj_NXhGwIwY4wgglEmtNxwEWovcm9640mDIrNzPspMUusJJochu2E8Nn7yvZeI6mtXPD2uDWbUh0_ydKJJOqKNA_iogXCt95LppJsjdQpP9PWrn_slMSpz76vg4hgsz1EvdCzyA/s400/Copy+of+DSC09858.jpg)
A Puma combinou seu modelo conversível monocromático, com a bela capota bege. Quando citei o fato no microfone e exclamei que era uma pena a capota estar abaixada, Gurgel rapidamente, em 15 segundos, soltou o envelope e levantou a capota, com uma mão só. Até o locutor se espantou. Será que um conversível alemão, de capota elétrica sobe tão rápido?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7xVVttfGSIkvKR1qltm5zmeNGHoU6h8lx-krUvzgYQzN7uKiXsU_Sa96dC2qIOkWCDbcMp9AvhwpRuNeNT9fO-JRnvzZoXe-uZDLr9PjTdg4cZaAZlK7OvC1ifJUxVx2YTuARGPypg50O/s400/Copy+of+DSC09859.jpg)
O modelo GTC branco (de capota erguida), nasceu em 1980 como modelo 1981, substituindo o modelo GTS e foi fabricado até 1985. Aqui o GTI 1984, um dos últimos a ser produzido. O AM4, o modelo conversível da Alfa Metais, tinha motor AP 1.8, diferente do seu antecessor o AM2, que tinha motor a ar 1600. O AM4 1993 branco também um dos últimos fabricados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMR66ozgOerXPro9geqLzWRrSlDos53aaKTYJBTNNVWuR5oO-NWEffVzCX-oOHMVYfs5oFAxYU4xU7KBG7P1EHe-LPY7JDfkOejAvTBDXqWE4bkedqlqYyEj6HnU3rOA_Wtzi58oIGS7ry/s400/Copy+of+DSC09860.jpg)
As máquinas quentes começaram o desfile logo após os conversíveis, sendo representadas pelo GTB 1978 prata e GTB 1977 preto. Lançado em 1974, poucas alterações foram realizadas, detalhes e lanternas ao longo de sua vida de cinco anos. O
muscle car brasileiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF7EBI0XZDrjWYw6emFUTRgK3Df4HcKfIlluD8kSdBZQTPs-D4CME6Msze_GCQLzoFgiKCU4MZY-Eu-fdANkEA8nf9veLoG4hJO-jiP097JMekR0aP7v7ZoLfuBX60wfJ3bBj2XE5J03Qv/s400/Copy+of+DSC09863.jpg)
Em 1978, no Salão, a apresentação do GTB S2, que viveu até 1985 basicamente o mesmo modelo, mudando somente diâmetro das rodas e defletor do para-brisa. Aqui dois GTB S2 1979, os primeiros fabricados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1VK_SVDVrsQ0fwUcP8zwCdlrnkfn5COWVM9l3MM46Uvt56BNZN8hli09ijsemIaf5bFdZT0Ckvs1zf62FToBM_61JwMicBpdYwiqxDOddJkHFc462wLsrlrxp9Zhg5nr1ftmxOpm1yALb/s400/Copy+of+DSC09865.jpg)
Mais dois GTB S2, o branco 1981 e o prata 1984, extremamente originais.
Apenas em 1987 foi fabricado o GTB S2 ASA, pela Araucária S/A, que nada mais era que o GTB S2 com limitadas alterações. No olhar são idênticos.
Por fim, O GTB S2 com pintura personalizada na moda atual e o último modelo Puma com mecânica Chevrolet, o Puma AMV, que substitui o S2, com diversas mudanças no desenho, quando voltou a ser fabricado pela Alfa Metais em 1988. O AMV 1991 vermelho representando o fim da produção Puma.
Fotos Marco Rinaldi
7 comentários:
...comento o grande esforço e dedicação da 'Alfa Metais' para com a linha Puma em Curitiba, também na linha de caminhões!
(Ronaldo)
Que organização! Além de um belo espetáculo, recebemos uma aula de beleza com o desfile desses carros.
Pena morar tão longe.
Um belissimo espetaculo..
Realmente uma aula sobre a história dos carros, bem como mudanças significativas entre os modelos. O único "senão" foi o locutor que acompanhava o Felipe, com comentários descabidos e ao meu ver até deselegantes. Ponto pro Felipão que não se abalou e continuou sua locução como um gentleman.
qual a diferença de dimensão entre a carroceria do 71 e dos 74?
Marcelo, obrigado pela parte que me toca.
Claudir, a diferença é mínima no comprimento, não medi, mas das portas para a traseira é tudo diferente, entrada de ar para o motor (tubarão), paralamas traseiros, vigia, capô e painel traseiro. Na largura permanece a mesma.
Sei que já se passaram 6 anos da data desse desfile, mas vale a pena ressaltar a qualidade dos carros e também é uma pena que eu more meio longe do Sambódromo (Zona Leste) para ir até a Zona Norte, sem carro e a noite é "osso", uma pena, pois as exposições de carros antigos no local são classe A.
Postar um comentário